Todos os posts de Jademilson Silva

Nabuco Recife recebe teste de honestidade da Milet

A rede de sorvetes Milet em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco realizou no dia 26 de setembro de 2016 a ação “Teste de Honestidade”, que consistiu na instalação de um freezer com sorvetes e picolés da Milet com um preço único dos produtos a R$ 2, porém, não tinha vendedor no local, apenas uma urna para a colocação do dinheiro para testar a honestidade das pessoas. O saldo na unidade Recife da Faculdade Joaquim Nabuco foi positivo, tendo 97% do dinheiro colocado na urna do total de produtos retirados. Todo o dinheiro será doado a instituições beneficentes.

FotorCreated

Faculdade Joaquim Nabuco (Recife) recebe selo Abmes de Responsabilidade Social

Selo-RSocial-2016-2017

A Faculdade Joaquim Nabuco (Recife) recebeu da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), com sede em Brasília/DF, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, devido aos trabalhos prestados à comunidade e pelo evento “Mobiliza Nabuco”, realizado em 17 de setembro de 2014.

A Faculdade Joaquim Nabuco (Recife) realiza durante todo o ano calendário de eventos de responsabilidade social e ambiental. “Acreditamos na cidadania plena do nosso aluno e que a faculdade é geradora de conhecimento para tornar a sociedade melhor e com justiça social”, afirma a Diretora Adjunta da Faculdade Joaquim Nabuco do Recife, Anny Jatobá.

A missão da Faculdade Joaquim Nabuco é: “Com a educação superior, propiciaremos a valorização do ser humano, a transformação do seu meio social e a melhoria de sua qualidade de vida”. Dentro desta filosofia, a instituição tem buscado meios para levar cidadania para a comunidade interna e externa.

Dentre os projetos de Responsabilidade Social e Ambiental destacamos: Trote Social, Natal Solidário, Arraial Solidário, Nabuco Sustentável, Nabuco Diversidade Cidadã, Circuito Nabuco Saúde, além de cursos abertos à comunidade na Jornada do Aluno que Aprende e Capacita. Todos os eventos estão atrelados à arrecadação de donativos. “No ano de 2015 foram contempladas ONGs como a Gestos, IASC, Casa Menina Mulher, Bola Sertão, Lugar de Criança, Lar de Jesus e Instituto Filadélfia”, afirma o Diretor da Unidade Recife Abner Mesquita Júnior.

“No ano de 2015 arrecadamos 2 toneladas de alimentos, além de livros, brinquedos e material de limpeza e higiene”, informa Jademilson Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA.

Todos os eventos têm apoio da Direção Geral da Unidade, da Coordenação Acadêmica, dos Coordenadores de Cursos, dos Professores, do Corpo Técnico e Administrativo, da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além dos alunos. Tudo é realizado de maneira voluntária. Os projetos estão alinhados com as políticas do Grupo Ser Educacional.

Mobiliza Nabuco acontece no Recife

A Faculdade Joaquim Nabuco Recife realizou o Mobiliza Nabuco dentro da programação da Responsabilidade Social no Ensino Superior, que é um projeto nacional da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). A ação envolveu atendimentos jurídico, em carreira e empregabilidade, consulta ao SPC e Serasa pela CDL, sessões de Shiatsu, limpeza de pele, dicas de alimentação saudável, spa dos pés, curso rápido de maquiagem. Tudo realizado de forma gratuita e através do voluntariado. A ação foi coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.

mobiliza 1 mobiliza 2mobiliza 3 mobiliza 4

Nabuco Recife: Ação Tropical movimenta praia do Pina

gruposhiatsusacolasnteam

No último sábado, 17, foi o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Para marcar a data, a Faculdade Joaquim Nabuco realizou o evento Ação Tropical, na praia do Pina, em Recife. A ação de caráter socioambiental tem por objetivo a conscientização dos banhistas e a distribuição de saquinhos biodegradáveis para recolhimento do lixo produzido no local. A mobilização contou com a participação de profissionais da instituição, alunos e familiares.

O coordenador dos cursos de Comunicação Social, Jademilson Silva, presente no evento, conta que também foram distribuídas pulseiras recicláveis de localização para as crianças. “A ideia é que os pais possam aproveitar a praia com tranquilidade”, reforça. Edson Brígido, que coordena os tecnólogos de RH e Logística, enalteceu o trabalho feito junto aos alunos da faculdade. “A Ação Tropical é de extrema importância porque ela visa a integração da comunidade acadêmica, dos alunos que vão ser futuros profissionais, para que eles sejam sensíveis às questões ambientais”.

Além do foco ambiental, a ação contou também com atividades físicas e sessões de shiatsu – massagem terapêutica. A Nteam foi a responsável por colocar todo mundo para suar. Neto XX, educador físico, destacou a relação existente entre o exercício físico e a natureza. “Um complementa o outro. Hoje você não tem mais desculpa de não ter dinheiro para uma academia. Existe parques, praças, praias, locais ao ar livre para você se exercitar. Para isso, a preservação do ambiente é fundamental, para o local está propício para a prática”.

A aluna da Nabuco, Jeanne Maia, do curso de Contabilidade, 6º período/noite, sintetizou as etapas das atividades, e chamou a atenção para o quanto a preservação da natureza e a atividade física podem aproximar as pessoas. “O primeiro momento foi para interagir com os grupos, em relação aos cursos, e ter um maior vínculo com a faculdade. Depois foi a vez dos exercícios físicos, para termos uma experiência melhor, já que a gente é sedentária. E no final o shiatsu, com o massoterapeuta como uma espécie de prêmio, depois de todo o cansaço. Mas o mais importante do evento é a conscientização da preservação da natureza”.

A Ação Tropical distribuiu mais de XX sacolinhas biodegradáveis, e contou com a participação de mais de XX pessoas. A mobilização para distribuição dos saquinhos, não vai se limitar a este evento. Ele foi apenas o marco inicial da campanha, que vai durar durante todo o verão.

Por Marcos Vinícius e Beto Ramos – Estudantes de Jornalismo da Nabuco Recife

LOGOMARCA DA CPA DA NABUCO RECIFE É RENOVADA

Logo - CPA

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Joaquim Nabuco – Unidade Recife – lançou no dia 01 de março de 2016 a logomarca renovada para a identificação visual do grupo de trabalho. O marca foi elaborada pelo aluno Alcinésio Santana, estudante do curso de publicidade e propaganda,  membro integrante da CPA. Em abril a campanha de feedback estará sendo veiculada.

PROJETO CAPACITA DA NABUCO RECIFE ARRECADA MEIA TONELADA DE ALIMENTOS

CAPACITA 01

A Faculdade Joaquim Nabuco – Recife – realizou durante o período de férias o Projeto Capacita 2016. Foram 50 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Foi arrecadada meia tonelada de alimentos. 3 projetos sociais do Grande Recife foram contemplados, além da doação realizada às vítimas do incêndio que destruiu parte da comunidade Vila Santa Luzia, na Torre.

CAPACITA 02

 

 

TROTE LEGAL ARRECADA LEITE NA NABUCO RECIFE

collage2

A Faculdade Joaquim Nabuco – Unidade Recife – realizou no dia 29 de fevereiro de 2016, nos turnos da manhã e da noite, a edição do semestre do Trote  Legal, que incentiva a consciência cidadã de toda a comunidade acadêmica. Neste ano, o Trote Legal arrecadou leite para a ONG Lugar da Criança, do bairro do Coque. A dinâmica movimentou a faculdade e consistiu na entrega de um leite longa vida por uma “foto recordação”, que foi impressa na hora e entregue ao aluno. Foram arrecadadas 150 caixas de leite.