Todos os posts de Adriana Maciel

Estudantes se reúnem em trabalho de integração social

Na campanha, os alunos doaram roupas e brinquedos para a comunidade
 A integração social contribui consideravelmente para o desenvolvimento do próximo, além de permitir a sensação de realização pessoal. Partindo deste princípio, os estudantes da Faculdade UNINASSAU São Luís realizaram, neste sábado (28), uma série de atividades ligadas à saúde e lazer, por meio do projeto Integrare. A ação beneficiou moradores  do Residencial Nova Vida.
Na ação, foi oferecido para comunidade ginástica laboral, palestras, atividade recreativa, aplicações de flúor, exame preventivo, consulta com clínico, limpeza de pele e a entrega do sopão preparado pelos alunos do curso de Radiologia da Instituição de Ensino Superior (IES). O projeto Integrare arrecadou, durante todo o mês de abril na unidade, alimentos e roupas que foram doados no dia do evento.
 Na ocasião, estudantes de Enfermagem  aferiram  pressão
A professora da IES e idealizadora do Projeto, Fernanda Rabelo, afirma que a ação incentiva os estudantes na promoção de eventos de cunho altruísta. “É uma atividade que vem fomentar a responsabilidade social nos alunos, na qual eles têm a oportunidade de conhecer e utilizar os elementos constitutivos fundamentais de cada área do conhecimento”, explica.
 Uma série de atividades ligadas à saúde e lazer, por meio do projeto Integrare
Na segunda edição do projeto, os alunos do curso de Engenharia Civil se sensibilizaram com o caso do morador da comunidade que têm dificuldades de locomoção e irão doar uma cadeira de rodas. “Na primeira edição do projeto na comunidade, conhecemos casos de pessoas que precisavam da nossa ajuda e nos prontificamos para atender os pedidos nesta segunda visita”, acrescentou Rabelo.
O Integrare é uma parceria da UNINASSAU junto à Associação de Moradores do Bairro Residencial Nova Vida.

UNINASSAU São Luís oferece curso de inglês gratuito para comunidade

DSC_0045

 

A Faculdade UNINASSAU São Luís, através das coordenações dos cursos de Administração e Gestão Portuária, ofereceu gratuitamente, o curso de inglês “Speak Up”. O curso contempla os estudantes da Instituição e a população em geral.

O curso tem duração de seis meses e acontece todos os sábados das 15h às 17h, no auditório da unidade. Os participantes irão ter que doar a cada final de mês, um quilo de alimento não perecível. Os donativos recolhidos, serão doados para instituições de caridade da capital.

Idealizador do projeto, o coordenador de Administração e Gestão Portuária, Thiago Ribeiro, explica que o curso foi pensado para capacitar os alunos da Instituição e a comunidade adjacente. “O Speak Up visa o desenvolvimento frente as oportunidades de empregabilidade e mobilidade dos alunos de Gestão Portuária e Administração, visto que é um fortalecimento para os cursos, já que nós precisamos do idioma mundialmente falado, o inglês. Desta forma, abrimos para comunidade também”, afirma.

Idealizador do projeto, o coordenador de Administração e Gestão Portuária, Thiago Ribeiro

 

Na segunda etapa do projeto, serão oferecidos dois módulos diferentes, o inglês de negócios para os alunos do curso de Administração e o inglês portuário para os estudantes de Gestão Portuária. Os inscritos no curso de inglês que não são acadêmicos da UNINASSAU São Luís, terão que decidir por qual módulo seguir.

 

Estudantes participam de ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Neste sábado, 7 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e para celebrar a data, estudantes da Faculdade UNINASSAU São Luís, realizaram uma série de atendimentos gratuitos para toda comunidade do município de São José de Ribamar. O evento aconteceu na sede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

 

Com o tema “Saúde para Todos”, a ação contou com apoio dos alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Radiologia. Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos para HIV, sífilis, vacinas, avaliação odontológica, aulas de dança, orientação nutricional, entre outras atividades.
“É uma atividade que além de ajudar a população Ribamarense com serviços gratuitos, permite que os alunos coloquem em prática o que é ensinado em sala de aula. Trabalhamos com dedicação e distribuimos muito amor e alegria através do nosso ofício”, contou o coordenador de Enfermagem da UNINASSAU São Luís, Franco Gomes.
 O público alvo foram os alunos do IEMA, pais e comunidade em geral.

Estudantes realizam Natal Solidário em asilo na capital

DSC_0109
Para muitos a solidariedade no período natalino é o primeiro passo de uma ação positiva que pode durar o ano todo. Ajudar o próximo através de doações e inúmeros trabalhos voluntários pode transformar a vida de jovens, crianças e idosos.

Com a intenção de promover um fim de ano mais feliz, estudantes da Faculdade Maurício de Nassau, São Luís, realizaram em dezembro de 2016, uma ação social no Asilo de Mendicidade da capital. A iniciativa partiu dos estudantes do curso de Fisioterapia que fazem parte do grupo “Fisio da Alegria”. Esta semana o projeto realizou uma palestra beneficente “Um dia na UTI” para arrecadar produtos de higiene pessoal que serão doados aos 19 idosos que fazem parte do asilo.

“Acredito que gostaria de viver na terceira idade momentos felizes em todo natal. Existem milhares de idosos que se quer tem atenção e carinho. Estamos aqui para compartilhar um sentimento tão nobre e gratuito que é o amor”, conta Eduardo Santos, integrante do grupo Fisio da Alegria.

Além da palestra beneficente, os estudantes apoiaram a iniciativa do Grupo Sol, ONG que apoia ações voluntárias. O grupo teve a ideia de promover nas redes sociais uma campanha com os idosos do asilo. A campanha ilustra os moradores mostrando um cartaz que descreve um pedido que gostaria de ganhar no natal. A projeto foi compartilhada rapidamente por usuários que apoiaram a causa.
DSC_0070
Participante da campanha, a aposentada Francisca da Silva, espera ansiosa a doação durante o evento. “Perguntaram o que eu queria, eu sugeri uma blusa estampada. Sempre gostei de flores, elas me animam”, contou entusiasmada.

Durante a visita, os idosos puderam participar do café da manhã preparado pelos alunos da Fisio da Alegria, além de ter recebido presentes, produtos de higiene pessoal e muitas atividades lúdicas. O Asilo de Mendicidade fica localizado na Rua das Paparaubas, 16 – Jardim São Francisco, São Luís. Para agendar visitas ou interessados em realizar doações devem entrar em contato no telefone (98) 3227.1214.

Unidade São Luís realizou ações alusivas ao Outubro Rosa

DSC_0033
A comunidade acadêmica da Faculdade Maurício de Nassau, São Luís se mobilizou para realizar diversas ações em prol a campanha do câncer de mama. A primeira ação foi realizada com os alunos do projeto “Fisio da Alegria” do curso de Fisioterapia na Fundação Antônio Brunno, no dia (29) de novembro e no dia (31) teve uma palestra na própria instituição para tratar do tema.

Alegria, brinquedos, fantoches e muita diversão foi pano de fundo das atividades planejadas pelos alunos de fisioterapia para crianças com câncer da Fundação Antônio Brunno. “Já temos uma ligação muito forte com a Fundação, os alunos sempre se empolgam para trazer atividades lúdicas para as crianças. São pessoas que precisam de atenção e muito carinho”, disse a professora do curso de Fisioterapia, Elis Victor Bennati.

DSC_0041

E para finalizar as atividades relacionadas Outubro Rosa, a Coordenadora de Promoção Social do Sest Senat, Priscilla Fonseca, ministrou uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, na área de vivência da Nassau.

DSC_1232

Para aluna do curso do 4° período do curso de Enfermagem, Juliana Coutinho o evento é uma prestação de serviço importante para todos os alunos e principalmente para as mulheres. ““Esta ação é fundamental por que chama a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores”, alertou.

Estudantes da Nassau São Luís promovem campanha de doação de sangue

DSC_0064
Alunos do curso da Faculdade Maurício de Nassau, São Luís, participaram de uma ação alusiva ao Dia do Doador de Sangue, na entrada da Hemomar, na manhã do dia 14 de junho na capital ludovicense.

Durante ação, os estudantes levaram faixas e panfletos educativos para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. “Foi muito bom participar deste tipo de iniciativa. A doação é um bem que devia virar rotina para todos nós,” disse o estudante de enfermagem,Wesley Costa.
DSC_0079
Segundo a professora de Farmácia, Andressa Santana, ações para movimentar o banco de sangue da Hemomar em São Luís será uma prática fixada no calendário da instituição. “No próximo ano, vamos levar a unidade móvel para a Nassau, e mobilizar todos para praticar a doação. É sempre satisfatório poder ajudar o próximo”, garantiu.

Projeto Capacita realiza doação de alimentos

DSC_0269
O projeto Capacita gerou diversos benefícios para sociedade. Entre eles, ofertar cursos gratuitos de capacitação para comunidade e arrecadar alimentos não perecíveis com a intenção de destiná-los a uma instituição de caridade. Como resultado,foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos durante o mês de julho.

A Faculdade Mauricio de Nassau, unidade São Luís, idealizadora do projeto, realizou a entrega dos alimentos no dia (24) de agosto, no Asilo de Mendicidade de São Luís.
DSC_0288
Na programação, uma equipe de 30 alunos do curso de fisioterapia da instituição, os Fisioterapeutas da Alegria, levaram dinâmicas de movimento aos idosos do asilo. “Além de oferecermos exercícios básicos aos idosos, trabalhamos com diversas dinâmicas lúdicas, como apresentação teatral e danças”, declarou a professora do curso, Elis Victor Benatti.

A diretora da unidade Luzia Aquime, garantiu que beneficiar instituições carentes é uma iniciativa típica do projeto de capacitação. “A responsabilidade social é uma atividade que levamos muito a sério. Contemplamos o futuro do nosso país, a educação, e também para quem tanto contribuiu ao longo desses anos, os idosos”, disse.

Nassau São Luís realiza Campanha de doação de brinquedos

DSC_0346

Foi com a intenção de realizar um Dia das Crianças mais solidário, a Faculdade Maurício de Nassau, São Luís, realizou uma campanha de doação de brinquedos. As doações foram feitas na própria instituição, e doadas para comunidades carentes da capital e instituições sociais.
A Campanha incentivou funcionários e alunos da instituição. Para a ação, foram aceitos brinquedos novos e semi – novos e de preferência embalados em saco transparente, além de leite e produtos de higiene pessoal.

A entrega dos brinquedos foi realizada em dois momentos. A primeira entrega feita na comunidade do bairro do Coroadinho. Durante a ação, os alunos do projeto “Fisioterapia da Alegria”, formado pelos estudantes do curso de Fisioterapia da Nassau realizaram atividades lúdicas e a entrega dos brinquedos.

DSC_0542

Segundo a professora do curso de Fisioterapia, Elis Victor, levar alegria para as crianças contribuiu para a sua formação pessoal. “Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando brincam, meninos e meninas exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. Através de doações e atividades educativas e recreativas, levamos a alegria de volta a vida de centenas de crianças. Por isso a importância da sua doação”, afirmou.

A segunda entrega de brinquedos, além do leite e produtos de higiene pessoal, foi feita à entidade “Casa Sonho de Criança”. A coordenadora de Psicologia, Christianne Nahuz mobilizou os alunos para movimentar a campanha. “Eles estão empolgados para contribuir com alegria dessas crianças. Além de brinquedos, levamos afeto e atenção que também são de grande importância”, ratificou.

A Casa Sonho de Criança é um abrigo para os filhos de soropositivos e crianças portadoras do vírus HIV. A instituição é mantida através de doações e do trabalho voluntário de profissionais da área.

Ação Praia limpa conscientiza banhistas em São Luís

collage11

Com a missão de levar à população noções básicas sobre os cuidados com meio ambiente, o projeto Ação Praia Limpa, realizado pela Faculdade Maurício de Nassau de São Luís, reuniu alunos, professores e funcionários da instituição para promover a ação no dia 26 de julho, na praia do Calhau.

O grupo mobilizou turistas e banhistas ao distribuir  sacolas biodegradáveis e pulseiras de identificação para crianças, além de mostrar ações educativas como coletar lixo e resíduos na orla.

Segundo a diretora da instituição, Conceição Ferreira, a campanha tem como objetivo levar à população ideias de sustentabilidade, “ as férias é um período propício para levar medidas educativas sobre o meio ambiente. Com pequenas atitudes ambientais temos a missão de minimizar a poluição que ameaça o nosso planeta”, concluiu.

 

UNIDADE SÃO LUÍS REALIZA AÇÃO TROPICAL

66666

Um passeio sustentável movimentou a orla de São Luís, na Praia do Calhau, no sábado (27) de junho. Intitulada de “AÇÃO TROPICAL” a campanha mobilizada por alunos, professores, coordenadores e colaboradores da Faculdade Mauricio de Nassau, seguiu pelo calçadão da Avenida Litorânea com distribuição de panfletos educativos e sacos de lixo biodegradáveis distribuídos aos banhistas, turistas e freqüentadores da praia.

A ação teve como objetivo a conscientização da população que costuma freqüentar as praias, principalmente no fim de semana onde o fluxo é dobrado. Durante o percurso, os mobilizadores conscientizaram as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e lições corretas de como realizar o descarte do lixo.

A”AÇÃO TROPICAL” faz parte do calendário da Faculdade Maurício de Nassau que cumpriu com êxito as atividades de responsabilidade social do mês de Junho. As sacolas comuns descartadas no meio ambiente levam 18 meses para se decompor, daí a necessidade de alertar os freqüentadores sobre a importância de salvar o meio ambiente e evitar o acumulo de lixo.  Além disso, foram distribuídas pulseiras para crianças com nome e o contato dos pais, impedindo assim a perda ou ameaça da segurança dessas crianças.

A ação foi bem recebida e prestigiada pela população. A campanha “AÇÃO TROPICAL” terá continuidade no segundo semestre deste ano.