Todos os posts de Lis Lakeis

Sobre Lis Lakeis

Coordenadora de Extensão da Universidade Guarulhos, professora do Curso de Turismo da Universidade Guarulhos

DIA DO MEIO AMBIENTE DA UNIVERITAS/UNG

MONTAGEM

Entre os dias 22 maio a 07 de junho, no intervalo das aulas, foi realizado a Feira de Sustentabilidade nas Universidades UNIVERITAS, Campus Itaquá e UNIVERITA/UNG, Campus Guarulhos Centro, em prol do Dia do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de Junho . O evento teve por objetivo, alertar a comunidade acadêmica sobre a importância do descarte e reciclagem de materiais, além de expor projetos que visaram o reaproveitamento de materiais para composição de jardins, legumes, plantas e hortaliças e plantas medicinais.

As atividades tiveram a finalidade de perfazer e consolidar os conhecimentos ecológicos nos alunos dos cursos de Biologia, Farmácia, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Gastronomia, Engenharias, Pedagogia, Logística, entre outros cursos. E implantar jardins e hortas urbanas nos campi Itaquá e Guarulhos Centro.

De acordo com Gustavo Aparecido dos Santos, professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Logística e Pedagogia das Universidades UNIVERITAS e UNIVERITAS/UNG, “A proposta do evento foi aproximar a comunidade da universidade, além de implementar técnicas sustentáveis e manejo ecológico para os alunos dos campi Itaquá e Guarulhos Centro, passando conhecimentos sobre ecologia, nutrição, farmacologia, manejo ambiental, logística reversa e sustentabilidade”, explica.

MONTAGEM2

UNIVERITAS/UNG PROMOVEU CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE SANGUE

Nos dias 11 e 12 de Junho, a Universidade UNIVERITAS/UNG recebeu nas unidades Centro e Dutra da Instituição, o Banco de Sangue Paulista, que realizou a triagem e encaminhou as pessoas aptas para Doação de Sangue no próprio local. Os doadores aprovados foram atendidos por enfermeiros, médicos e outros especialistas.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Extensão, Lis Lakeis Bertan, a Campanha foi em prol do Dia Mundial de Doação de Sangue, comemorado em 14 de junho. “A presença da entidade serve para estimular a doação de sangue entre alunos da Universidade e a comunidade externa”, explica.

TROTE LEGAL UNIVERITAS/UNG

into the wild

Entre os meses de Março a Abril, a Universidade UNIVERITAS/UNG realizou a campanha Trote Legal, evento semestral destinado aos calouros. Nesta edição, o trote solidário arrecadou materiais escolares para doar a uma instituição carente e com isso os calouros realizaram uma competição saudável.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Extensão da Instituição, Lis Lakeis Bertan, o trote é a chegada do aluno a vida universitária. “Todo início de semestre, propomos inovar a forma de abordagem do trote, visando sempre a convivência lúdica, além de fazer com que reflitam sobre a importância em exercer atividades que remetem à responsabilidade social”, explica.

Todo o material escolar arrecadado foi doado ao Centro Social Brasil Vivo, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que tem por finalidade atender crianças e adolescentes provenientes de famílias desfavorecidas economicamente e que se encontram em situação de risco.

Por José Lima

UNIVERITAS/UNG PARTICIPOU DA SEMANA DO BRINCAR

Summer breaks

Entre os dias 20 a 28 a Universidade UNIVERITAS/UNG participou da Semana Mundial do Brincar, movimento que remete à iniciativa da ONG Aliança, entidade internacional que luta por uma infância digna e saudável pelo mundo. A Instituição de Ensino Superior – IES, promoveu diversas atividades de entretenimento voltadas para crianças e pais.

De acordo com Lis Lakeis Bertan, coordenadora do Departamento de Extensão da Universidade UNIVERITAS/UNG, “a Semana Mundial do Brincar possibilitará a integração de atividades junto à comunidade guarulhense, viabilizando atividades que façam com que a criança viva a infância em sua plenitude, além de sensibilizar pais, autoridades e instituições quanto ao prazer do brincar”.

Summer breaks (1)

As atividades foram representadas por estudantes e professores dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Turismo e Psicologia da Universidade. As ações que foram programadas para acontecer em diferentes pontos de Guarulhos e contou com o apoio da Prefeitura da cidade.

Por: José Lima

Summer breaks (2)

MAIO AMARELO UNIVERITAS/UNG

Maio AmreloNeste mês de maio foram realizadas diversas atividades em prol do Maio Amarelo, movimento que chama a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, desenvolvendo atividades no Brasil e em todo o mundo. O movimento chega à população guarulhense, trazendo diversas atividades de conscientização e ações de cidadania em diversos pontos do município.  A cor do movimento é representada pela cor amarela, que simboliza atenção e sinalização de advertência no trânsito.

Diversas ações aconteceram em diferentes bairros de Guarulhos, contando com a participação da Universidade UNIVERITAS/UNG e outras entidades como Prefeitura de Guarulhos, Polícia Rodoviária Federal (PRF), CCR Nova Dutra, Detran, STT e Fetrabens. As ações tiveram a participação dos estudantes de Odontologia, Ciências Biológicas, Turismo, Enfermagem, Biomedicina, Pedagogia, Nutrição, Farmácia, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social.

Maio Amrelo (2)

Na opinião de Lis Lakeis Bertan, coordenadora do Departamento de Extensão da UNIVERITAS/UNG, “O Movimento Maio Amarelo cumpriu sua missão de conscientizar os guarulhenses sobre um trânsito mais seguro. Nossa meta foi, por meio dessas ações, contribuir para a redução de mortes e acidentes, tanto nas rodovias quanto nas vias locais. ”, explica a professora.

As ações tiveram início na segunda (7), com emissões de carteirinhas de idosos no Bosque Maia. Na terça (9), foi a vez do Comando de Saúde, oferecendo serviços realizados pela Universidade no Posto Policial da PRF (Vila Galvão), prestando: avaliação odontológica e orientações de prevenção do câncer. Na quinta (10), aconteceu o Pit Stop no Bosque Maia, em conjunto com a Escola Pública de Trânsito e nossa Universidade, com informações sobre o trânsito, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. No sábado (12), no mercado Tenda (Vila Galvão), foram realizadas ações de atendimento à saúde, cidadania e atividades de entretenimento. Já, na sexta (18), no bairro de Bonsucesso, foi a vez do Comando da Saúde, cuja ação fora em conjunto com a PRF, prestando atendimento aos caminhoneiros. E, na última quinta (24), as atividades foram encerradas com um Pit Stop na Rua Eduardo Froner, que teve a presença das equipes da nossa Universidade atuando em conjunto com a Escola Pública de Trânsito.

Por: José Lima

Maio Amrelo (1)

UNIVERITAS/UNG inaugura Centro de Equoterapia

montagem 2

A Universidade UNIVERITAS/UNG inaugurou, na última quarta-feira (16), o Centro de Equoterapia, em parceria com a Secretaria de Saúde de Guarulhos. O espaço oferece o método que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. As sessões podem ser particulares ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para realizar sessões pelo SUS, o paciente deverá passar por avaliação da equipe multiprofissional do CER-II, que será responsável tanto pela indicação do tratamento, conforme os critérios técnicos do protocolo de equoterapia do município, quanto pelo acompanhamento da evolução clínica da pessoa. Além de contemplar os pacientes encaminhados pelo SUS, o Centro de Equoterapia da Universidade também atenderá às demandas espontâneas, com cobrança de consultas, cerca de 50% mais baratas em comparação ao preço praticado em clínicas particulares.

De acordo com o vice-reitor da UNIVERITAS/UNG, Eloi Lago, todo mundo vai ganhar. “Ganham nossos alunos, porque poderão colocar em prática o que aprendem na Universidade; o município, porque terá profissionais mais preparados no futuro; e a população em si, com a possibilidade de realizar esse atendimento pelo SUS, ou por um preço bem menor do que os praticados no mercado”, explicou.

Já para o secretário de Saúde de Guarulhos, José Sérgio Iglesias Filho, a inauguração do Centro de Equoterapia é uma conquista histórica. “Há muito tempo buscávamos viabilizar essa assistência para atender a nossa demanda. Quem ganha com essa parceria é a população que tanto precisa dos nossos serviços. E é isso que nos move a trabalhar todos os dias, como se fosse o primeiro”, disse.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, que estava presente na solenidade de inauguração, agradeceu ao grupo Ser Educacional e à Universidade pela parceria, que permitirá a oferta do serviço na cidade. “A Prefeitura não está colocando nenhum centavo nessa parceria. Ao contrário. O município deixará de pagar pelo atendimento, até então, realizado na rede”, destacou Guti.

O Centro de Equoterapia da UNIVERITAS/UNG fica localizado no campus Dutra da Universidade, na Rua Anthon Philips, 446, Vila Hermínia, Guarulhos-SP.

Por: Isabella Silveira

Montagem 1

UNIVERISTAS/UNG REALIZOU ATIVIDADES EM PROL DA SEMANA DO TRABALHADOR

SEMANA DO TRABALHADOR

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Universidade UNIVERITAS/UNG promoveu diversas atividades, nos dia 02 e 03 de Maio.

As ações, aconteceram em períodos flexíveis para que os funcionários pudesse se beneficiar com design de sobrancelha, teste de hepatite c, limpeza de pele, alongamentos e quick massage.

Em prol do bem estar de cada um, deixando o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.

 

Clínica de Lutas para Pessoa com Deficiência – UNIVERITAS – UNG

1525699016992378

O Evento denominado Clínica de Lutas para Pessoas com Deficiência, foi realizado dia 26 de abril de 2018 nas dependências da UNIVERITAS – UNG Campus Centro, em uma parceria do curso de Educação Física e a  Prefeitura de Guarulhos. Foram convidadas as Instituições que fazem parte do CERAG (Circuito Esportivo Recreativo Adaptado de Guarulhos) APAE, Casas André Luiz, Casa de Davi, Colégio CAAPE, Núcleo Convívio/ACDEM, AMEA, entre outras. Essas instituições trouxeram para o evento, entre professores e alunos, 150 pessoas.

Foram montadas três arenas com as modalidades judô, Jiu-jítsu e boxe, com a instrução dos alunos bolsistas (atletas UNG), os alunos do curso de Educação Física acompanharam e auxiliaram os participantes durante as atividades.

Participaram do evento pessoas com deficiência física, intelectual e visual, autistas, portadores de Síndrome de Down, familiares e professores das instituições. No encerramento das atividades realizou-se uma grande roda de capoeira.

Nesse dia a Rede Vida acompanhou o desenvolvimento de todas as atividades o que resultou em uma matéria para o programa Jornal da Vida. : https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=-U0X3JY3UwE –

De acordo com o  prof. MS. Clóvis Paes Marques, ” é de fundamental importância esse tipo de evento para fomentar e fortalecer a efetiva inclusão em particular das pessoas com alguma deficiência, para os alunos da graduação essas atividades corroboram com tudo aquilo que é desenvolvido na sala de aula, complementando de uma forma positiva a sua formação acadêmica e acima de tudo sua formação em relação a diversidade, ao respeito e valorização das diferenças”

 

UNIVERITAS/UNG inaugura Projeto Estante Sem Dono

1524770283235320

A Universidade UNIVERITAS/UNG inaugurou no último dia 19 de abril o Projeto Estante Sem Dono, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura.

Nas unidades Guarulhos Dutra, Guarulhos Bonsucesso e Guarulhos Centro foram usadas geladeiras com uma pintura bem divertida e atraente. Já no Campus Itaquaquecetuba, foi construída um modelo de Estante Sustentável, construída de paletes.

Para o início do projeto foi aberta uma campanha de arrecadação de livros, em que foram arrecadados 97 volumes. Estes foram divididos e compõem o acertos das estantes.

O interessado retira o volume, que estará nas estantes, e deposita outro no lugar, a fim de movimentar a quantidade e os títulos dos livros.

1524774310366077