Todos os posts de Lis Lakeis

Sobre Lis Lakeis

Coordenadora de Extensão da Universidade Guarulhos, professora do Curso de Turismo da Universidade Guarulhos

UNIVERITAS/UNG celebrou o Abril Azul em prol da conscientização do Autismo

Design sem nome

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril. A data serve para ajudar na conscientização da população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos a respeito do Autismo. Pensando nisso, a Universidade UNIVERITAS/UNG planejou uma série de atividades, gratuitas, voltadas ao tema.
De acordo com Lis Lakeis Bertan, coordenadora do Departamento de Extensão da Universidade UNIVERITAS/UNG, a Instituição de Ensino Superior (IES) ofereceu palestras que abordaram a necessidade de compreender melhor sobre a pessoa com autismo e como deve desmistificar o assunto, “De fato, este evento tem a proposta de combater o preconceito com crianças e adultos autistas, pois são pessoas que lutam por compreensão e aceitação”, explica.
Além das palestras, a IES também irá participou como apoio na 8° Caminhada de Conscientização sobre o Autista, juntamente com o curso de Fisioterapia, Turismo e Enfermagem, que teve sua concentração na Praça Getúlio Vargas, no centro de Guarulhos. E desenvolveu atividade pedagógicas na Unidade de Itaquaquecetuba com frequentadores da APAE de Itaquá com o apoio do curso de Pedagogia.
faixa_abril azul_autismo

UNIVERITAS/UNG PROMOVE SEMANA DE CURSOS PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN

1522340428840609

A Universidade UNIVERITAS/UNG, em parceira com as APAES de Suzano e Mogi das Cruzes, realizou, do dia 21 a 28 de março diversos cursos, gratuitos, para jovens com Síndrome de Down. Essa iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento intelectual e comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, em 21 de março.

Neste início das atividades, foi realizada a seleção para o preenchimento de 140 vagas para pessoas com Síndrome de Down, a partir de 13 até 24 anos, que fizeram cursos de capoeira, música, minicurso de comidinhas para circo, criação do seu primeiro aplicativo Android, além das oficinas de decoração de cupcake, artesanato, programação de jogos entre outros.

Os cursos aconteceram todos os dias, das 14h às 17h, com carga horária de 3h por curso. O material didático, assim como todos os conteúdos, habilidades e competências abordadas foram, previamente, elaborados de acordo com o perfil de aprendizagem. Ao final dos cursos, todos os participantes receberam certificado de conclusão.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Lis Lakeis Bertan, os alunos com Síndrome de Down são mais atenciosos e se dedicam mais as aulas. As atividades estimulam a criatividade e ajudam, também, na inclusão social e encorajando a autoestima e autoconfiança desses jovens. “O portador de Síndrome de Down necessita se qualificar para poder adentrar e ocupar cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho, mostrando suas capacidades e habilidades, e contribuindo para o amadurecimento de toda a sociedade, com esse intuito, nasceu, cuidadosamente, a proposta dos cursos de capacitação para a inclusão dos Jovens com Síndrome de Down no mercado de trabalho”, explica.

Por:  Isabella Araujo

1522340961534598

1522340116710545

UNIVERITAS/UNG PROMOVEU DIVERSAS ATIVIDADES NO MÊS DAS MULHERES

Design sem nome

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade UNIVERITAS/UNG promoveu diversas atividades, durante o mês de Março (03) em locais diferentes.

As ações, aconteceram em períodos flexíveis para que os estudantes, funcionários da Universidade e frequentadores da região pudesse se beneficiar com a coleta de Papanicolau, corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, oficina de artesanato, escala de estresse, limpeza de pele, registro fotográfico, palestras, teste de glicemia, orientação nutricional e corrida/ caminhada, onde foi realizado mais de 3.000 atendimentos.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Extensão, Lis Lakeis Bertan, o Dia da Mulher deve ser comemorado todos os dias. “Hoje, muitas mulheres assumiram um papel importantíssimo dentro da sociedade. Elas cuidam de suas famílias, representam posições respeitáveis para o País, e ainda, arrumam tempo para ficarem lindas”, exalta.

Design sem nome (1)

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA UNIVERITAS/UNG

Na ultima quarta feira dia 21/03 a Universidade UNIVERITAS/UNG comemorou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial realizando um debate com os alunos dos cursos de Serviço Social, Administração, Logística e Pedagogia com os temas “Pesquisa Sobre o Racismo Institucional na Infância” e “Racismo na Atualidade”, houve também uma degustação de culinária de outra cultura e a história dela.

O projeto tem como principal objetivo sensibilizar a todos para uma convivência pacífica e harmônica entre as pessoas de povos e raças diferentes

Colagem sem título

UNIVERITAS/UNG PROMOVE DEBATE SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA ÉTICA

O que você faz quando ninguém está olhando?

Entre os dias 15 e 21 do mês de março, uma urna esteve disponível no campus Guarulhos Centro da Universidade UNIVERITAS/UNG e Guarulhos Dutra da Universidade UNIVERITAS/UNG. A urna indicava o depósito do formulário preenchido pelo aluno, professor e colaborador com a seguinte pergunta: “O que você faz quando ninguém está olhando? ”. O projeto teve iniciativa do Departamento de Extensão da Instituição, cujo principal objetivo é propor a reflexão de nossos alunos em relação ao comportamento ético.

Foi feita também, no dia 23 de março de 2018 um debate com professores dos cursos de Direito e Serviço Social, onde debateram com os alunos sobre as respostas dos formulários que foram depositados na urna.

Na opinião de Lis Lakeis Bertan, coordenadora do Departamento de Extensão da Instituição,“ Sabemos que nós vivenciamos vários tipos de situações em que, por trás, está a ideia de escolha e, perante a isso, precisamos ter critérios para escolher e isso é ética. Afinal, ninguém está olhando mesmo não é? De maneira geral, entendo que a ética é o conjunto de valores e princípios que você utiliza para a sua conduta perante as suas escolhas”, explicou a professora.

O projeto fez parte da comemoração do Dia Internacional da Ética, celebrado no dia 23 de fevereiro.

1519918455445784

UNIVERITAS/UNG PARTICIPA DA 2ª CAMINHADA DOWN EM GUARULHOS

1520967223334482

A Universidade UNIVERITAS/UNG participou da 2ª Caminhada Down, O evento realizado pela  ONG Minha Down é Up, aconteceu no último domingo (11), na cidade de Guarulhos.

O evento reuniu dois mil participantes que percorreram 2km, com suas famílias. Estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Turismo da Instituição de Ensino Superior participaram do evento.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Extensão, Lis Lakeis Bertan, a Universidade tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias ações voltadas para Jovens com síndrome de Down. “Acreditamos e incentivamos a inclusão social e, sobretudo, o desenvolvimento humano e o elo familiar. Ações dessa natureza promovem a cidadania junto aos nossos alunos e na sociedade em que estamos inseridos”, explica.

O trajeto de 2km foi percorrido pela Avenida Paulo Faccini x Avenida Salgado Filho. Além da caminhada, as famílias  participaram de diversas atividades de inclusão.

1520967833895805

 

Por Isabella Silveira 

 

UNIVERITAS/UNG REALIZOU A 3° EDIÇÃO DO CAPACITA

into the wild

Entre os dias 23 e 29 janeiro, a Universidade UNG realizou a 3° edição do Projeto Capacita, uma ação de responsabilidade social que busca colaborar com a sociedade oferecendo capacitação gratuita. O projeto teve ao todo 6.290 inscrições e ofertou à população mais de 200 cursos em diversas áreas do mercado de trabalho.

Entre os cursos realizados, os participantes tiveram aulas de: A atuação do intérprete de Libras no contexto social, A questão étnico racial e a formação universitária, Construção de um Artigo Cientifico, Criação do seu primeiro aplicativo Android, Introdução ao método RPG – Reeducação Postural Global, Logística, Marketing & Vendas, Programação para Crianças com MineCraft, entre muitos outros.

O projeto disponibilizou para população a oportunidade de conhecer uma área de atuação para o mercado de trabalho e de aperfeiçoar e reciclar atividades já desenvolvidas entre os participantes.

Além de oferecer minicursos gratuitamente, o Capacita 2018 também arrecadou cerca de 1.200 quilos de alimentos não perecíveis, que foi doado ao Projeto Mudança de Vida que atende diversas comunidades carentes.

nto the wild (3)

UNG CONTRIBUI NO ESPIRITO NATALINO DE DIVERSAS CRIANÇAS

MONTAGEM
No dia 1 de dezembro, cerca de 300 crianças de diversas ONGs do município de Guarulhos participaram da Ação de Natal no prédio T da Universidade UNIVERITAS/UNG Campus Centro. O projeto contou com a participação de colaboradores e voluntários da Instituição e teve como objetivo promover um dia divertido para as crianças, além da doação de brinquedos.
Durante o evento as crianças se divertiram com várias atrações como: pula-pula, cama elástica e roda de brincadeiras. Os participantes ainda fizeram atividades lúdicas, ganharam brinquedos e receberam a visita do Papai Noel.
Na opinião da coordenadora do Departamento de Extensão da UNIVERITAS/UNG, Lis Lakeis Bertan, “durante a época de festas, nosso sentimento de amor ao próximo aflora, elevando nossa sensibilidade. Logo, o resultado deste projeto resultou em uma mistura de carinho e assistência às crianças. Gestos tão simples como um sorriso e um presente, sem sombra de dúvidas, ficarão gravados na memória dos pequenos”, exalta a professora.
Além disso no dia 11 de Dezembro, a Casa Bom Pastor, entidade de assistência social e educacional com aproximadamente 200 crianças, recebeu a Ação de Natal, que também contou com à entrega de presentes às crianças da instituição.
Por fim, no dia 15 de Dezembro, foi realizado uma doação de mais 100 brinquedos para contribuição da Festa de Natal da Associação de Moradores do Ponte Alta II.

UNG REALIZA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

omesticTourists (1)
O mês de Novembro é lembrado por fazer alusões ao Novembro Azul, campanha que visa a conscientização e prevenção das doenças que atingem a população masculina, com ênfase no câncer de próstata.
No dia 25 de novembro, a Universidade UNG participa das atividades de prevenção ao câncer de próstata que aconteceu na Associação Pró-Moradia, localizada na rua Sebastião da Boa Vista, 137, Taboão, Guarulhos.
O evento foi das 11 às 14 horas e teve a participação direta das equipes dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas, que na ocasião, prestou orientações sobre a importância do exame preventivo, além de desmistificar o exame de toque que, muitas vezes, ainda é considerado um tabu pelos homens.
Na opinião de Lis Lakeis Bertan, “Esta ação de conscientização é de suma importância, pois, muitas vezes, o homem reluta em procurar um médico ou, até mesmo, não possui conhecimento da doença”, explica a professora, idealizadora da campanha.
Além disso, a Universidade UNG promoveu o 2º Campeonato de Dança Sertanejo Universitário voltado para os seus estudantes e colaboradores. Realizado pelos departamentos de Extensão e Esportes da Instituição, o evento aconteceu no dia 29 de novembro com a categoria iniciante (coreografado).
omesticTourists (2)

UNG EM AÇÃO VISANDO A SAÚDE E CIDADANIA

omesticTourists

No dia 4 de novembro, das 11h às 15h, estudantes do curso de Direito da Universidade Univeritas/UNG e funcionários do Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (SEJUSQ), realizou atendimentos jurídicos, gratuitos, para pessoas de baixa renda, no estacionamento do Shopping Bonsucesso, em Guarulhos.

Sendo que foi o primeiro evento em parceria com o Shopping Bonsucesso e Rotary Club.  Na qual no dia 11 de novembro, das 11h às 16h, na Univeritas UNG Bonsucesso os cursos Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Recursos Humanos, Pedagogia, UATI, além dos parceiros como OAB e centro oftalmológico, realizaram atendimentos para melhorias e orientações sobre a saúde e cidadania dos moradores de Guarulhos.

A Univeritas UNG em parceria com a Rotary e Shopping Bonsucesso atingiu mais de 400 atendimentos.