Todos os posts de Juliana Azevedo

FIT/UNAMA realiza mesa redonda em homenagem ao dia do índio

“Desafios na assistência as populações indígenas” foi o tema abordado durante o evento.

As Faculdades Integradas do Tapajós, FIT/UNAMA, realizou nesta segunda-feira (18), às 19h no auditório central uma mesa redonda que discutiu o tema,“ Desafios na assistência as populações indígenas”. O encontro foi realizado em homenagem ao Dia do Índio comemorado no dia 19 de abril.

O objetivo da ação é agregar valor e respeito com a cultura indígena no processo de cura, além de destacar os desafios que as populações indígenas enfrentam dentro da assistência de saúde no Brasil.

A mesa redonda foi conduzida pelos palestrantes Joaquim Martins, e a representante da Casa da Saúde Indígena de Santarém (CASAI). Na ocasião, representantes dos povos indígenas “Waiwai” fizeram exposição de seus artesanatos.

Segundo a professora Conceição Farias que ministra a disciplina de saúde indígena no curso de Enfermagem na FIT/UNAMA, é preciso exercer respeito com as tradições no processo de cura e identificar a forma que são realizados os tratamentos nas aldeias. “Dentro da disciplina que trata exclusivamente desse tipo de assistência no processo de saúde indígena as habilidades são inúmeras, por ser diferente de como estamos acostumados, temos que conciliar ambos conhecimentos e técnicas de cura a saúde indígena”.

IMG-20160418-WA0054
PALESTRA SOBRE SAÚDE INDÍGENA
IMG-20160418-WA0033
FEIRA DE ARTESANATO PRODUZIDO POR ÍNDIOS
IMG-20160418-WA0058
EVENTO GERAL
IMG-20160418-WA0059
COORD. DO EVENTO PROFA. CONCEIÇÃO FARIAS