Todos os posts de Raphael Lyra

Circo Social UNINASSAU participou da programação do XIII Festival de Circo do Brasil / Recife

Na segunda, 09 de outubro, o Circo Social UNINASSAU participou da programação do XIII Festival de Circo do Brasil / Recife, realizado pela Luni Produções. O Festival de Circo do Brasil realizou, sua décima terceira edição, entre os dias 05 e 15 de outubro.

  Neste dia, o Circo Social apresentou o espetáculo “Amor de Palhaço, Coração em Pedaço” que tem como base números tradicionais do circo, como, malabares, equilíbrio, palhaço e acrobacia, que são recriados e vivenciados pelo elenco que é formado por 09 jovens do projeto.

IMG-20171009-WA0077

VIII MARATONA INTERNACIONAL MAURÍCIO DE NASSAU 2017

1507047138164871

A Maratona Internacional Mauricio de Nassau é um grande evento de atletismo de nível nacional e internacional, que reúne anualmente atletas renomados do Brasil e do mundo articulando com os atletas de Pernambuco e do Nordeste com os segmentos da cultura e do trade turismo do município de Recife.

A 8° Maratona Internacional Mauricio de Nassau é promovida e realizada pelo Grupo Ser Educacional, Tampa Entretenimento e Instituto Ser Educacional, com os patrocínios da Prefeitura da Cidade do Recife e do Governo do Estado  de Pernambuco.

O evento foi realizado no dia 01 de outubro, no Recife Antigo, com largada às 06h da manhã. Os corredores puderam optar por percursos de 05, 10, 21 (meia-maratona) e 42 km (maratona) e passaram por áreas como o Cais José Estelita, pontes do Recife, Forte das Cinco Pontas e Praia de Boa Viagem.

FACULDADE NA COMUNIDADE Ação Social, local e sustentável UNINASSAU/Boa Viagem – 2017

O Projeto Faculdade na Comunidade, realizado pela UNINASSAU e o Instituto Ser Educacional, tem como objetivo promover ações que visem a comunicação da academia com as comunidades locais, de modo que estas participem ativamente da vida acadêmica que, por sua vez, deve comprometer-se efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

1507046765379782

O Projeto Faculdade na Comunidade acontece há dez anos, beneficiando mais de 26.000 pessoas com diversos tipos de atendimentos na área de saúde, lazer, esporte, retirada de documentos, dentre outros.

Em 2017 a ação foi realizada no dia 23 de setembro no campus Boa Viagem – UNINASSAU, das 13h às 18h.

A ação atendeu moradores do bairro e regiões vizinhas com serviços como aferição de pressão arterial, orientação e avaliação nutricional, intervenção psicossocial, corte de cabelo, oficina de pintura, espaço infantil, dentre outros.  O projeto envolveu alunos, coordenadores e docentes da UNINASSAU.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – 2017

O Grupo Ser Educacional recebeu, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o troféu “Engenharia Acessível” pela realização de projetos sociais que visam a inclusão de pessoas com deficiência. A entrega do prêmio aconteceu, durante a participação do Instituto Ser Educacional, no Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

  O convite para participar do evento foi decorrente da presença do Ser Educacional na 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da Pessoa com Deficiência (PCD), realizada em Nova York, em junho deste ano.


150704629881718

 

O Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão, que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, teve como objetivo viabilizar espaço de discussão acerca das diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência, assim como, potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social.

  Durante o Seminário foram apresentados alguns projetos de inclusão social do Grupo Ser Educacional, entre eles, o Bike Sem Barreiras, a Calçada Sensorial Itinerante, Termômetro de transplante e o Praia Sem Barreiras.

UNINASSAU homenageada pela Câmera dos Vereadores do Recife.

1498580945348776

 

No dia 22/06, a UNINASSAU foi homenageada em reunião solene na Câmara dos Vereadores do Recife por seu desempenho na realização de ações sociais e inclusivas para pessoas com deficiência. A indicação foi de inciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que em seu discurso ressaltou as ações realizadas pela Uninassau como Praia Sem Barreiras; Bike Sem Barreiras; Ead (Ensino a Distância) Social Mães Produtiva; Ead Social Mãos Livres; Circo Social para Jovens Com Síndrome de Down; Chef Social; Termômetro dos Transplantes; Calçada Sensorial; e Calçada Adotada, entre outras.

O vice Reitor da Uninassau, Antônio Neto, presente na mesa de abertura, frisou que a instituição estava feliz por estar na Casa José Mariano neste instante de vida que vale por ele mesmo. “É um valor para além de sua brevidade. Estamos felizes por transformamos vidas. São mais de 25 mil estudantes onde a história da instituição confunde-se com a de seus fundadores. Nossa vocação é formar profissionais e encorajar sonhos”.

Sérgio Murilo, diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional dedicou a homenagem a todos os que fazem parte do movimento pelas pessoas com deficiência. Para ele, a Uninassau mereceu esta homenagem por se empenhar muito na área de educação. “São muitos projetos que estão recebendo reconhecimento internacional. O Grupo Ser Educacional foi credenciado junto à ONU e apenas 10 instituições brasileiras detém esse título. E nós fazemos parte desse seleto grupo”.

Fonte: http://www.recife.pe.leg.br/noticias/solene-para-homenagear-a-uninassau/

Grupo Ser Educacional participa da 10ª Conferência das Partes da Convenção da Pessoa com Deficiência da ONU.

 

1498506202949399

Entre os dias 13 a 15 de junho de 2017, foi realizado na sede da ONU em Nova York, a 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da Pessoa com Deficiência, cujo tema principal foi “A segunda década da CDPD: inclusão e participação plena das pessoas com deficiência e suas organizações representativas na implementação da Convenção”.

Sergio Murilo Junior, Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, representou o Grupo na condição de membro titular da delegação brasileira, que foi composta ainda pelo Procurador Sergio Caribé, pela Deputada Federal Mara Gabrilli e pelo Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência Marcos Pelegrino.

Há dez anos, em 13 de dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU adotou resolução que estabeleceu a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de “proteger e garantir o total e igual acesso a todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, e promover o respeito à sua dignidade”. Atualmente, 174 países ratificaram a Convenção e outros 13 são signatários. No Brasil o documento foi ratificado pelo Congresso Nacional em 2008 e internalizado em 2009, com status de emenda constitucional.

Circo Social UNINASSAU: Encerramento das atividades do primeiro semestre em clima junino

 

1498505579991207

O Projeto Circo Social UNINASSAU encerrou as atividades do primeiro semestre em clima de festa. No dia 21/06, antevéspera de São João, o encerramento foi realizado com apresentações dos alunos, brincadeiras, quadrilha com os familiares, comidas típicas, trajes de matuto e a alegria rotineira de todos os jovens com Síndrome de Down que compõem o projeto. Foi um momento de comemoração do São João e também do encerramento de mais um período de muita troca e aprendizado. A previsão de reinício das oficinas é o mês de agosto.

FEIRÃO DO IMPOSTO AÇÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO

1496325707240954

Em sua 15ª edição e com o tema “Chega de Mão Grande”, o Feirão do Imposto tem como objetivo levar a população a refletir sobre o impacto da corrupção e a importância do retorno dos impostos.

  Dentro das ações do Feirão, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau realizou, na noite de sexta-feira (26/05),  a Ação de Combate a Corrupção, que contou com estudantes de diversos cursos da Instituição, em um protesto humorado contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos em benefícios para a sociedade. Durante a iniciativa, que ocorreu no hall do Bloco “E”, uma jaula de ferro foi montada para que alunos vestidos de corruptos fossem fotografados.

  O evento, em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (CONAJE) e a Associação dos Jovens Empreendedores de Pernambuco (AJE), também contou com a venda de cosméticos sem impostos.

UNINASSAU e Instituto Ser Educacional no I Congresso Internacional Inclusion

1495713389765306

O I Congresso Internacional Inclusion foi realizado pela empresa Inclusion Cursos, com apoio, dentre outros, da UNINASSAU e do Instituto Ser Educacional. Realizado nos dias 19/05 e 20/05, em Porto de Galinhas, teve como objetivo disseminar conhecimentos, identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidade, reabilitação e inclusão social desse segmento.

O seminário teve como tema “Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, motora e as perspectivas da tecnologia Assistiva” e, sua programação, contemplou gestores, pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da educação, saúde, direito, familiares e pessoas com deficiência para facilitar o intercâmbio de informações relevantes.

Sergio Murilo Junior, Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, apresentou, durante 40 minutos, as ações inclusivas realizadas pelo Grupo, que contou com um stand para demonstração de alguns de seus projetos, como o Bike sem Barreiras, o Praia Sem Barreiras, o Circo Social UNINASSAU, a Calçada Sensorial Itinerante, o Termômetro de transplantes e o Projeto Mães Produtivas. O evento contou também com a participação de Fernando Henrique, jovem com Síndrome de Down e aluno do Projeto Circo Social UNINASSAU, além da para-atleta Suely Guimarães, usuária dos projetos praia sem barreiras e bike sem barreiras.

Dia Das Mães 2017 Projeto Praia Sem Barreiras Boa Viagem

1495562300776577

Dia 13/05/2017 foi realizado na arena Boa Viagem a comemoração do dia das mães com a participação dos parceiros, Prefeitura da cidade do Recife, e UNINASSAU…

Durante as comemorações, foram realizadas atividades como: Atividades Recreativas com o pessoal da academia da cidade, homenagens as mães das instituições: Instituto Artur Vinícius, Amar e comemoramos a semana do bebê, sorteio de brindes(livros, passeios de catamarã).

O projeto tem por objetivo garantir o acesso ao lazer, através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa mobilidade, oferecendo banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, piscinas, quadra para prática de vôlei sentado, bem como outras atrações para o público usuário do serviço.

O objetivo foi alcançado, pois contamos com a participação das pessoas que compareceram ao evento, proporcionando lazer, acessibilidade e inclusão.

A UNINASSAU é responsável pelo fornecimento dos monitores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia de produção.