Todos os posts de Raphael Lyra

Mobility & Show Nordeste

A Mobility & Show é uma Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares, Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida e Sequelas Motoras.

A exposição lançada no Brasil, desde 2015/SP, realizou sua primeira edição no Nordeste e aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2017, no Shopping Riomar.

 A UNINASSAU, através do Instituto Ser Educacional foi um dos apoiadores do evento e, esteve na feira com 03 dos nossos projetos de acessibilidade: o Bike Sem Barreiras, a Calçada Sensorial Itinerante e o Termômetro de Transplantes. O evento recebeu um público de 3.978 pessoas, nos três dias de evento.

1512493211880110

Olimpíadas Especiais

Engajada nos eventos sociais e inclusivos, o Instituto Ser Educacional e a UNINASSAU atuam com o compromisso de estimular a relação pessoal e profissional de seus estudantes, estimulando ações de responsabilidade social. Neste caso, como parceiras de um programa internacional de esporte para pessoas com deficiência.

A atuação da UNINASSAU nas Olimpíadas Especiais promoveu aos estudantes um momento de socializar e produzir o conhecimento, tornando-os seres humanos e profissionais mais éticos.

1512492184654842

Mutirão de Saúde Bucal

A Clínica de Atenção à Criança e ao Adolescente da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau realizou, realizou, em 17 de outubro, um mutirão para atendimento odontológico preventivo e de urgência à crianças e jovens com deficiência. Pessoas com síndrome de Down, microcefalia, mielomeningocele e paralisia cerebral foram beneficiadas.

A iniciativa gratuita, aconteceu por meio do Projeto Sorriso Especial e foi realizada pelos estudantes do curso, com a supervisão dos docentes odontopediatras, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no bloco “D” da Instituição.

A clínica-escola continuará realizando atendimento odontológico durante todo ano letivo.

1511897874387924

 

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2017

Entre os dias 21/08 a 27/08, em todo Brasil é comemorado a Semana da Pessoa com Deficiência. Em Pernambuco, sua abertura aconteceu no dia 21/08, com o tema “Somos diferentes, em luta por direitos iguais”, o objetivo do evento foi de conscientizar a população sobre os assuntos referentes às pessoas com deficiência, informar a sociedade sobre a desigualdade de oportunidades e comemorar as conquistas destes cidadãos.

O evento foi promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife e contou com o apoio da UNINASSAU, através do Instituto Ser Educacional e Instituto dos Cegos.

Diversas atividades foram realizadas durante a semana que merecem destaque: Exposição dos projetos no Pátio do Carmo, Olimpíadas Especiais e Recife Antigo de coração.

1511896960942156

Circo Social UNINASSAU participou da programação do XIII Festival de Circo do Brasil / Recife

Na segunda, 09 de outubro, o Circo Social UNINASSAU participou da programação do XIII Festival de Circo do Brasil / Recife, realizado pela Luni Produções. O Festival de Circo do Brasil realizou, sua décima terceira edição, entre os dias 05 e 15 de outubro.

  Neste dia, o Circo Social apresentou o espetáculo “Amor de Palhaço, Coração em Pedaço” que tem como base números tradicionais do circo, como, malabares, equilíbrio, palhaço e acrobacia, que são recriados e vivenciados pelo elenco que é formado por 09 jovens do projeto.

IMG-20171009-WA0077

VIII MARATONA INTERNACIONAL MAURÍCIO DE NASSAU 2017

1507047138164871

A Maratona Internacional Mauricio de Nassau é um grande evento de atletismo de nível nacional e internacional, que reúne anualmente atletas renomados do Brasil e do mundo articulando com os atletas de Pernambuco e do Nordeste com os segmentos da cultura e do trade turismo do município de Recife.

A 8° Maratona Internacional Mauricio de Nassau é promovida e realizada pelo Grupo Ser Educacional, Tampa Entretenimento e Instituto Ser Educacional, com os patrocínios da Prefeitura da Cidade do Recife e do Governo do Estado  de Pernambuco.

O evento foi realizado no dia 01 de outubro, no Recife Antigo, com largada às 06h da manhã. Os corredores puderam optar por percursos de 05, 10, 21 (meia-maratona) e 42 km (maratona) e passaram por áreas como o Cais José Estelita, pontes do Recife, Forte das Cinco Pontas e Praia de Boa Viagem.

FACULDADE NA COMUNIDADE Ação Social, local e sustentável UNINASSAU/Boa Viagem – 2017

O Projeto Faculdade na Comunidade, realizado pela UNINASSAU e o Instituto Ser Educacional, tem como objetivo promover ações que visem a comunicação da academia com as comunidades locais, de modo que estas participem ativamente da vida acadêmica que, por sua vez, deve comprometer-se efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

1507046765379782

O Projeto Faculdade na Comunidade acontece há dez anos, beneficiando mais de 26.000 pessoas com diversos tipos de atendimentos na área de saúde, lazer, esporte, retirada de documentos, dentre outros.

Em 2017 a ação foi realizada no dia 23 de setembro no campus Boa Viagem – UNINASSAU, das 13h às 18h.

A ação atendeu moradores do bairro e regiões vizinhas com serviços como aferição de pressão arterial, orientação e avaliação nutricional, intervenção psicossocial, corte de cabelo, oficina de pintura, espaço infantil, dentre outros.  O projeto envolveu alunos, coordenadores e docentes da UNINASSAU.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – 2017

O Grupo Ser Educacional recebeu, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o troféu “Engenharia Acessível” pela realização de projetos sociais que visam a inclusão de pessoas com deficiência. A entrega do prêmio aconteceu, durante a participação do Instituto Ser Educacional, no Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

  O convite para participar do evento foi decorrente da presença do Ser Educacional na 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da Pessoa com Deficiência (PCD), realizada em Nova York, em junho deste ano.


150704629881718

 

O Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão, que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, teve como objetivo viabilizar espaço de discussão acerca das diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência, assim como, potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social.

  Durante o Seminário foram apresentados alguns projetos de inclusão social do Grupo Ser Educacional, entre eles, o Bike Sem Barreiras, a Calçada Sensorial Itinerante, Termômetro de transplante e o Praia Sem Barreiras.