Todos os posts de Vanessa Firmino

QUINTA DO BEM – DOAÇÃO DE SANGUE

IMG-20171117-WA0049 IMG-20171116-WA0046

A Faculdade UNINASSAU de João Pessoa realizou a “Quinta do Bem”. O evento aconteceu em parceria com o Hemocentro da Paraíba, no dia 16 de novembro, no anexo B da faculdade. A coleta de sangue foi feita entre as turmas da manhã e da tarde, conseguindo ultrapassar a marca de 50 doações. A ação aconteceu através do setor de Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior (IES) e estudantes do curso de Enfermagem do 8º período.

IMG-20171116-WA0109 PhotoGrid_1510520229418

IMG-20171116-WA0113

Uninassau João Pessoa promove evento com doação de cabelos em alusão ao Outubro Rosa

DSC_0553 DSC_0563

Por: Ericka Bernardino

Com o intuito de ajudar a mulheres que lidam com o câncer, a Uninassau promoveu o evento ‘Mudar de visual para mudar vidas’ nesta segunda (30) com doação e corte de cabelo. A ação aconteceu na cobertura do prédio durante manhã e noite.

A proposta para a idealização desse momento surgiu com a parceria do curso de Enfermagem, turma de 7° período da noite e o setor de Responsabilidade Social da Uninassau. Durante todo o evento, participaram alunas, pessoas da comunidade e funcionários da instituição em um ato de solidariedade e esperança para várias mulheres que contam com esse gesto de apoio.

Estiveram presentes o cabelereiro e maquiador Alisson Odell, a também cabelereira e maquiadora, Jéssica Kiss e a maquiadora ClauBayma, fazendo o trabalho de corte e maquiagem e todas que passaram para colaborar com essa campanha.

“A ação que estamos realizando na Uninassau vai além de uma mudança simples no visual, ela tem o propósito de apoiar a iniciativa do Outubro Rosa, em conscientização e apoio a mulheres com câncer de mama; também despertar o lado solícito das pessoas com esse tipo de doação”, destacou a Coordenadora do curso de Enfermagem Kirlene Sheila.

“Parece simples, mas para uma mulher esse gesto vale muito. Queremos agradecer aos cabelereiros e maquiadores que reservaram esse dia para trabalhar conosco e dizer também que cada pessoa que esteve presente foi muito importante para que o objetivo fosse concretizado”, acrescentou.

A Coordenadora do setor de Responsabilidade Social, Vanessa Firmino, comentou sobre sua experiência e alegria com a realização do evento. “Todos os anos a Uninassau realiza dias como esse em apoio a causa do Outubro Rosa. Esse ano foi especial para nós porque recebemos várias pessoas que não são alunas, mas que foram alcançadas e estimuladas a participarem. É gratificante ver o empenho dos alunos em atitudes como essa, e mais ainda em saber que existem pessoas preocupadas umas com as outras. Nossa instituição tem se dedicado durante muito tempo na valorização da qualidade de vida não só dos alunos, mas da sociedade em geral. Isso é imprescindível, e um diferencial”, afirmou Vanessa.

A Uninassau produz ações como essa durante todo ano, unindo estudantes, cidadãos e incentivando a comunidade nessa participação.

DSC_0532 DSC_0542 DSC_0554 DSC_0543

 

 

UNINASSAU João Pessoa recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável

Selo 2017-2018

A Faculdade UNINASSAU João Pessoa está em festa com a conquista do “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) às instituições que participaram da sua 13ª Campanha de Responsabilidade Social. Esta premiação reforça o compromisso da Instituição com o bem-estar da sociedade e respalda os trabalhos desenvolvidos.
Para conquistar este certificado, a Instituição desenvolveu um projeto denominado “Faculdade na Comunidade”, que mobilizou todos os cursos da Instituição para oferecer diversos serviços à população da cidade do Conde. Cerca de 900 pessoas foram atendidas durante a ação, que contou com a participação cerca de 80 alunos da UNINASSAU João Pessoa para realizar procedimentos de higienização bucal, aferição da pressão, tipagem sanguínea, glicemia, orientação sobre orçamento familiar, brincadeiras, dança.
A diretora da unidade, Daniela Teixeira, ressalta a importância de receber este selo. “Estamos muito felizes com essa conquista, porque reflete o empenho dos nossos colaboradores e alunos, que através das ações sociais foram capazes de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população. E esse é o compromisso da UNINASSAU, desenvolver diversas ações como essa ao longo do ano”, destaca.
Outros projetos de Responsabilidade Social
• Capacita – Projeto que oferece centenas de cursos de qualificação profissional gratuitos;
• Trote Legal – Realizado entre os alunos, que este ano estão arrecadando brinquedos para o Natal Solidário;
• Projeto Praia Limpa – Que mobiliza alunos e colaborados na manutenção da praia limpa e da orientação para não jogar lixo na praia;
• Cursos para pessoas com Síndrome de Down – Esse Projeto já desenvolveu cursos de Gastronomia com a confecção de cupcakes, salgadinhos, oficina de fotografia e aulas de informática para pessoas com Síndrome de Down;
• Calçada Itinerante – Este é um Projeto que apresenta uma calçada simulada com obstáculos. O intuito é demonstrar, na prática, a dificuldade de uma pessoa cega ou cadeirante de transitar nas vias públicas que não possuem acessibilidade.

Crianças e adolescentes com Down participam de ensaio fotográfico

sindrome-de-down

O resultado da oficina de gastronomia com crianças e adolescentes com Síndrome de Down deu tão certo que o setor de Responsabilidade Social da Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, resolveu envolver outros cursos nesse trabalho social de inclusão. Desta vez, os cursos de Comunicação Social convidaram 20 crianças e adolescentes da Associação Ame Down para participar de um ensaio fotográfico. A ação acontece nesta terça-feira (25), das 15 às 18h, na própria instituição.

O evento é gratuito e tem como objetivo integrar e desmistificar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. “Nas ações realizadas pela faculdade em que envolvemos pessoas com Down, percebemos o quanto elas são capazes de terem uma vida social ativa e com alto grau de independência. A ideia é, a partir desse ensaio, despertamos o interesse pela fotografia, seja para pousar ou fotografar”, destacou Vanessa Firmino,  auxiliar do setor de Responsabilidade Social da NASSAU.

As fotografias serão feitas pelo professor João Pedrosa com ajuda de alunos da disciplina de Fotografia dos cursos de Comunicação Social. O ensaio vai acontecer no 10º andar da NASSAU João Pessoa, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, número 1201, Bairro dos Estados.

Dia do Índio é celebrado na Praça da Paz em João Pessoa

indio
Em comemoração ao Dia do índio, 19 de abril, a cidade de João Pessoa recebe o evento “Dia do índio, dia da terra e descobrimento do Brasil”. A atividade é aberta ao público e ocorre nesta quart-feira (19),na na Praça da Paz, das 16h às 22h, com exposição de temas relacionados a questão indígena, como artigos e comidas típicas produzidas pelos índios.
O evento faz parte das ações de Responsabilidade Social da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, e tem o apoio de professores e estudantes do curso de Pedagogia. “O intuito é despertar o interesse pela história e vida da população indígena, proporcionando a todos os participantes uma melhor compreensão sobre a alteridade. Vamos demonstrar como se deu a construção desta cultura ainda descriminalizada e combatida, além de conscientizar toda população a respeito da diversidade cultural”, destacou o professor, Harry Neto.
Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), representantes da tribo Tabajaras irão participar, partilhando conhecimentos com o público, professores e estudantes. O “Dia do índio, dia da terra e descobrimento do Brasil”, ocorre na Praça da Paz, localizada no bairro dos Bancários.

Sustentabilidade é tema de seminário em João Pessoa

17903754_1685358474822667_8003178998527476736_n

No dia 19 de abril, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, vai promover o I Seminário Interdisciplinar em Gestão de Negócios: promovendo a sustentabilidade e o papel das empresas e do consumidor, das 18h40 às 21h40, com entrada franca. O encontro será voltado para empresários, gestores e a população em geral.
De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Onildo Ribeiro, o objetivo do evento é apresentar e enfatizar importância de ações voltadas para a prática da sustentabilidade nas organizações e o papel de conscientização dos consumidores. “Pretendemos promover entre os participantes uma consciência voltada ao respeito pela preservação ambiental, além de debater sobre práticas empresariais ligadas à sustentabilidade e a visão estratégica das questões de preservação ambiental no âmbito das organizações”, destacou.
Os participantes podem levar algum lixo eletrônico, para que seja entregue para o descarte correto. A coleta será feita durante o credenciamento dos participantes, que acontecerá das 18h40 às 19h. A Faculdade Maurício de Nassau está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1201, no Bairro dos Estados. Para mais informações 2107-5958.
Programação:
18h40 – Abertura do evento com hino nacional e apresentação de vídeo sobre o tema.
19h – Apresentação das atividades a serem realizadas no evento e dos temas a serem debatidos.
19h10 – Palestra de conscientização sobre a importância de destinar corretamente o lixo eletrônico.
20h – Energisa – Case de Sucesso.
20h40 – VerdeGeeen caso de Sucesso na Implementação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).
21h20 – Sorteio de brindes e encerramento das atividades.

Páscoa Solidária – Estudantes produzem pirulitos de chocolate para doação

202898ac-5b67-43b8-bdb7-c450eb95c0e5 c54c4e10-1bc6-439d-9945-c052d3d1165d 37297cb5-6596-4762-b8f5-985f37bd3428 35c7062a-673c-4866-b0cd-dc4c5a71326b 4ad8df0f-9115-49a3-b65f-f7d999815bfb 3d67ba29-edd2-492b-8ecb-d85a24cac4fc7c1c3dc3-208e-4771-9898-53a4c0ae5051 139654f1-af6e-4acf-b4d0-27221cb5f623

Nesta páscoa, os alunos do terceiro período do curso de Gastronomia e da Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, proporcionaram um momento doce a crianças que enfrentam dificuldades de saúde. A ação produziu 200 pirulitos de chocolate que foram distribuídos, nesta quarta-feira (12), na Casa da Criança com Câncer, as 16h que contou com a animação do aluno de Educação Física que agitou todas as crianças. A entrega dos pirulitos na Associação Pestalozzi da Paraíba, aconteceu as 14h.

De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, Filipe Tavares, cerca de 10 estudantes do 1º e 3º períodos se envolveram neste projeto. “Os próprios alunos confeccionaram os doces e fizeram a entrega”, relata. A produção foi supervisionada pela professora Jaci Marinho.
A Casa da Criança com Câncer existe há quase 20 anos, na Paraíba, e desenvolve um trabalho filantrópico oferecendo a crianças e adolescentes hospedagem, alimentação, transporte, e acompanhamento psicológico e odontológico durante o tratamento do câncer. A Casa está localizada na Rua Deputado Odon Bezerra, 215, no bairro Tambiá. Já a Associação Pestalozzi é uma das referências no atendimento a pessoas com deficiência física e intelectual, como o autismo e a Síndrome de Down e fica localizada na Rua Ranieri Mazilli, 1732, no Cristo.

Alunas de enfermagem realizam páscoa solidária

5468991951_e5d700afbf_z_large
Nesta Páscoa, estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, decidiram proporcionar momentos mais alegres e doces para 23 crianças da creche Lar da Criança Jesus de Nazaré. A ação social acontecerá no dia 21 de abril, das 14h às 16h, e vai distribuir chocolates e realizar diversas atividades recreativas.
A ideia partiu da aluna Luana Muniz, que para desenvolver essa atividade criou o projeto “Um sonho por amor” a partir do antigo desejo de ajudar as pessoas. “Eu já tinha participado de outras ações, mas com o grupo da igreja. Eu queria tomar a frente e fazer algo por essas crianças, então conversei com a coordenadora do curso e fomos amadurecendo essa ideia”, destacou.
Com o apoio logístico da coordenação de Enfermagem e do setor de Responsabilidade Social e reforço dos alunos do curso de pedagogia, o grupo preparou uma programação especial para animar a tarde das crianças. “O setor de Responsabilidade Social está sempre disposto a colaborar com os projetos sociais da faculdade e com a iniciativa dessa aluna, que por conta própria conseguiu arredar dinheiro para a compra de chocolates e lanches, estamos oferecendo o suporte necessário para que a ação aconteça”, disse Vanessa Firmino, auxiliar de Responsabilidade Social.
Quem estiver interessado em ajudar, o projeto ainda está aceitando doações. É possível contribuir com dinheiro, roupas ou brinquedos. Os itens devem ser entregues no setor de Responsabilidade Social da NASSAU, que fica localizado na cobertura da unidade. A creche Lar da Criança Jesus de Nazaré atende crianças com idades entre 6 meses e 10 anos e está situada no bairro 13 de maio, em João Pessoa.