Todos os posts de Eduardo Souza

Agenda Social UNINASSAU #1

Introdução

O Instituto Ser Educacional apresenta a você, caro leitor, a primeira edição da Agenda Social, um resumo sobre tudo que acontece de mais importante nas várias unidades do Grupo Ser Educacional em todo o Brasil, no que diz respeito as ações de responsabilidade social. Serão veiculadas postagens e matérias não apenas sobre a UNINASSAU, mas também teremos novidades sobre a UNG, UNIVERITAS, UNINABUCO e UNAMA. Nesta primeira edição vamos passear um pouco pelas novidades realizadas ao longo do último mês e mostrar um pouco do que ainda vem por aí.

 

Fique Ligado

No mês de maio é realizado o movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo a conscientização da sociedade para os problemas causados pelos excessos no trânsito. A data é comemorada especificamente neste mês por que a ONU, em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Já a cor amarela vem do simbolismo atrelado à cor, que remete a sinalização e alerta. A UNINASSAU fechou parcerias e está promovendo diversas ações para uma ativa conscientização durante esse mês, inclusive uma palestra com o repórter Caco Barcellos. Clique aqui para saber mais.

Você Viu?

A Faculdade UNINASSAU Cabo promoveu no dia 28 de abril a primeira edição do Declare Certo, ação destinada a orientar a população sobre a Declaração de Imposto de Renda 2018. Realizada no Shopping Costa Dourada, das 10h às 22h, o projeto surgiu após o resultado de pesquisas que apontam sobre o alto índice de pessoas físicas que atrasam ou não sabem fazer a declaração. Além do registro no nosso blog social, você pode conferir mais detalhes sobre a ação no site da UNINASSAU.

 

UNINASSAU Acontece

Estudantes da Faculdade UNINASSAU São Luís realizaram no dia 28 de abril uma série de atividades ligadas à saúde e lazer, por meio do Projeto Integrare. A ação foi realizada no Residencial Nova Vida. No evento, foi oferecido para comunidade ginástica laboral, palestras, atividades recreativas, aplicações de flúor, exame preventivo, consulta com médico clínico, limpeza de pele e a entrega do sopão preparado pelos alunos do curso de Radiologia da Instituição de Ensino Superior (IES).

Pré-candidato à presidencia, Flávio Rocha discute política na UNINASSAU

naom_5a808d9b6af86-1

Na noite de ontem (19) no Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (UNINASSAU), o pré-candidato à presidência, Flávio Rocha, debateu temas políticos no auditório Roque de Brito, no bloco B da unidade Graças. Antes do início do evento, durante entrevista, Rocha relembrou que é recifense e que, com alegria, volta ao estado. “É uma alegria estar de volta à minha terra. Sou pernambucano, sou do Recife, apesar de ter saído muito cedo e agora volto com uma nova missão completamente diferente da missão que eu tive a vida toda, que foi ser empresário e gerar emprego”. Flávio Rocha é CEO da rede de lojas Riachuelo. Em 1986 e 1990, foi eleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte. Em 1994, chegou a se candidatar à Presidência da República. Em 2016, recebeu o prêmio de empreendedor do ano.

O debate, organizado em parceria com a Associação de Jovens Empresários (AJE), teve como finalidade apresentar o Movimento Brasil 200, que é liderado por Flávio. Entre os objetivos defendidos em seu ideário, o movimento visa, principalmente, a defesa do livre mercado e a redução da intervenção do Estado na economia. Em entrevistas recentes, Flávio Rocha já defendeu a liberação do porte de armas e a diminuição da maioridade penal. Além da privatização da Petrobras.

Idealizador do evento, Sérgio Murilo, coordenador de responsabilidade social do Grupo Ser, ressaltou a importância do encontro: “A iniciativa da Instituição irá contribuir muito para o fortalecimento da democracia e ajudará as pessoas a tomarem as melhores decisões na hora de votar”, afirmou.

Flávio Rocha disse que o maior patrimônio que o país possui são os jovens, que estão sendo preparados para o mercado do trabalho. Para ele, esse tema remete a outro tema maior: prosperidade. “O que o governo tem que fazer é arar a terra do ambiente do negócio, fertilizar essa terra para que essa semente do talento lançado no mercado possa prosperar. A prosperidade é o caminho que o Brasil precisa”.

Durante o debate, ele ressaltou que o eleitor está mais maduro em relação a escolher melhores candidatos e disse que a classe política que não está conseguindo “formatar o produto político”. “Eles estão apavorados porque as donas Marias estão acordando”, salientou também expondo que uma empresa bem sucedida é aquela que consegue agradar todo dia o seu cliente.

Com informações do Leia Já e Jornal do Commercio

Bike Sem Barreiras é transferido para o Recife Antigo

Informamos que desde o dia 04/03/2018 o projeto Bike Sem Barreiras, idealizado pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, passará a atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Recife Antigo. Os usuários do bicicletário poderão participar do projeto, das 9h às 16h, na ciclofaixa dos arredores do Marco Zero.
A ação conta com bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla, e segue com as atividades nos próximos domingos e feriados.  Sérgio Murilo, coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU detalhou o processo: “A ideia é proporcionar para as pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade momentos de lazer e integração social. Os equipamentos ficam à disposição da população de forma gratuita e a expectativa é de que mais pessoas participem do projeto”.
O projeto conta com o apoio institucional a Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), do Instituto HandsFree e a In Soluções, da Prefeitura do Recife e a Empetur por meio da Secretaria Estadual de Turismo.
20180301144857474684a

Circo Social UNINASSAU retomará atividades com mais integrantes

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o Projeto Circo Social trará uma novidade para o seu retorno. Este semestre, as oficinas contarão com novos alunos e passarão a ter um total de 25 participantes, ou seja, ampliando dez vagas na ação. A reestreia das atividades acontecerá nesta quarta-feira (21), das 8h às 12h, durante a Semana de Integração da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, no Ginásio de Esportes da Instituição.
As oficinas do Circo Social ocorrem duas vezes na semana, nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, agora em um novo local: no Edifício Garagem, endereçado na Rua Betânia, nº 408, em uma lona montada na área externa. “A mudança do espaço permitirá maior visibilidade da ação, uma vez que o lugar é próximo de grande parte dos blocos pertencentes à UNINASSAU”, detalha o coordenador de Responsabilidade Social da Instituição, Sérgio Murilo Junior.
As atividades são desenvolvidas pelo coordenador artístico Bóris Trindade Junior, que trabalha técnicas circenses de acrobacias no solo, equilíbrio no arame e malabares com bolinhas, claves, aro, swing, diabolô, double stick e trapézio fixo.  Além de tudo isso, os alunos também têm aulas de balé clássico, que se caracteriza como um importante instrumento de suporte e preparo do corpo para o desenvolvimento dos outros exercícios. Com este retorno, também são retomados os ensaios para o espetáculo “Amor de Palhaço, coração em pedaços”, que é formado por 8 participantes das turmas anteriores.
Os integrantes com Síndrome de Down que participam das oficinas são, em sua maioria, adolescentes e jovens de até 21 anos. De acordo com Sérgio, o projeto não tem como objetivo formar artistas, mas, sim, cidadãos inseridos socialmente através da arte circense. “Oferecemos uma metodologia participativa, lúdica e criativa, baseada no grupo e na comunicação. Tudo isso estimula a capacidade de resolução de problemas, coordenação motora e consciência corporal, além de trabalhar a agilidade, percepção, confiança e envolvimento”, explica.
Desde 2014, esta é a quinta turma que se forma para o Circo Social UNINASSAU. As vagas são limitadas e, por isso, a iniciativa trabalha com uma lista de espera formada por pessoas interessadas em participar do projeto. Para saber outras informações a respeito de como se inscrever nas oficinas circenses é só entrar em contato por meio do telefone (81) 3412-6255.
Circo Social UNINASSAU (29)

UNINASSAU promove simpósio para debater direitos das pessoas com deficiência

A UNINASSAU, através do Instituto Ser Educacional, promoveu, no dia 02 de março de 2018, o Simpósio “Desafios para implementação da política para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, às 14h, no auditório Capiba, bloco C da UNINASSAU. O objetivo do encontro foi discutir sobre as leis municipais que tratam das pessoas com deficiência, principalmente sobre a Lei nº 18.141/2015 que obriga as lojas de vestuário com mais de 150m2 a possuírem provadores adaptados.

Estavam presentes, além de outras personalidades, o coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, o procurador do Tribunal de contas da União, Dr. Sérgio Caribé e a deputada federal Rosinha da Adefal, além de outras personalidades.

simposio (1)

UNINASSAU inaugura monumento à paz

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife inaugurou, nesta quarta-feira (28), um monumento que propaga a cultura da paz. O evento, que aconteceu na Praça João Pereira Borges, situada em frente ao bloco B da Instituição, no Derby, contou com a presença do vice-reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), Antônio Neto, do coordenador de Responsabilidade Social, Sérgio Murilo, do secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, do artista plástico Max di Castro, além de estudantes e diretores de escolas públicas.
A Banda Marcial da escola municipal Antônio Farias Filho também se apresentou no local. Armas arrecadadas durante a campanha Trote Legal foram destruídas por um trator rolo compressor e, em seguida, serviram de base para a fixação do monumento.
A estrutura (uma pomba em cima de um revólver) é composta por material reciclável, como madeira, ferro e plástico.

Projeto Capacita movimenta mês de janeiro nas unidades do Grupo Ser

No período de 08 à 31 de janeiro, a UNINASSAU realizou o Projeto Capacita 2018.  A ação ofereceu mais de 14 mil vagas para atividades profissionalizantes nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Tecnologia. As aulas aconteceram nos municípios de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Esses cursos de extensão foram ofertados de forma presencial e ofereceram gratuitamente capacitações através de aulas práticas e teóricas.

Além da UNINASSAU, o Projeto Capacita aconteceu nas diversas Unidades do Grupo Ser Educacional, entre elas, FMN Caruaru, FMN Mercês, FMN Pituba, FMN  Lauro de Freitas, FMN Natal, FMN Fortaleza, FMN Maceió, FMN João Pessoa, Campina Grande, FMN Teresina, FMN São Luiz, FMN Manaus, FMN Belém, FMN Parnaíba, UNG Universidade (SP), UNAMA – Universidade da Amazônia (PA) e FIT/UNAMA – Faculdades Integradas do Tapajós (PA).