Todos os posts de Eduardo Souza

Agenda Social #4

Fique Ligado

Com o objetivo de capacitar e qualificar estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Faculdade UNINASSAU Parnaíba vai promover no dia 24 de julho, das 7h às 12h, na Escola Jaime Laurindo, em Barroquinha (CE), uma revisão das disciplinas Física e Matemática. A atividade é destina aos alunos da Escola que pretendem se preparar para a prova que será aplicada em novembro.

De acordo com a diretora da UNINASSAU Parnaíba, Rosany Corrêa, essa atividade faz parte das ações de Responsabilidade Social promovidas pela Instituição de Ensino Superior (IES) no período das férias escolares. “A UNINASSAU visa contribuir com a formação e qualificação da comunidade, preparando os candidatos para o Enem e consequentemente ajudando-os na inserção do mercado de trabalho”, comenta.

 

Você Viu?

A quarta-feira (07/04) marcou o encerramento do semestre letivo do Projeto Circo Social UNINASSAU. E foi com um clima muito descontraído que os alunos se despediram das aulas em 2018.1. O encontro foi realizado no Edifício Garagem da UNINASSAU onde fica a lona de circo utilizada pelo projeto e contou com a exibição de números de malabarismo, equilibrismo, acrobacias e outras apresentações que demonstravam toda a habilidade dos alunos. Como convidado, o contador de histórias Paulo André Viana completou a tarde recheada de atividades lúdicas.

O Projeto Circo Social UNINASSAU tem como objetivo realizar oficinas arte-educativas para adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual de modo a propiciar, através da atividade circense, o acesso a arte e cultura como instrumentos de cidadania e inclusão social.  A primeira turma do Projeto iniciou em março de 2014

 

UNINASSAU Acontece

A Faculdade UNINASSAU Petrolina realiza, entre os dias 9 e 24 de julho, o projeto Capacita, com mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação para toda a região. Ao todo, são 78 minicursos em diferentes áreas como Administração, Contabilidade, Saúde, Engenharia, Gestão, Agroindústria, entre outras. Confira a lista completa aqui.

Entre os minicursos, estão: Marketing Digital para Empreendedores, Matemática para concursos, Gestão e Agronegócio, Sistemas Construtivos, Treinamento básico em Libras, Introdução ao AutoCad 2D, Perícias Trabalhistas, Gestão de Crises em Redes Sociais, Humanização em Saúde, Processamento Agroindustrial de Frutas, Acidentes Domésticos, entre outros. As oficinas acontecerão na Instituição e os participantes terão direito a certificado.

De acordo com a diretora da unidade, Anna Cristina, o objetivo é oferecer qualificação profissional gratuita à população. “É uma oportunidade para o cidadão se capacitar gratuitamente, adquirir novos conhecimentos e aprimorar as habilidades profissionais e pessoais”, afirma.

As inscrições podem ser realizadas no site http://extensao.uninassau.edu.br. A entrada é 1kg de alimento não perecível ou 1 pacote de leite em pó. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3866-0012 ou 3866-5800.

 

Colagem sem título (2)

Circo Social organiza festividade no encerramento do semestre

Foi com um clima muito descontraído que, na quarta-feira (04/07), os alunos do Projeto Circo Social UNINASSAU se despediram das aulas em 2018.1. O encontro foi realizado no Edifício Garagem da UNINASSAU onde fica a lona de circo utilizada pelo projeto e contou com a exibição de números de malabarismo, equilibrismo, acrobacias e outras apresentações que demonstravam toda a habilidade dos alunos. Como convidado, o contador de histórias Paulo André Viana completou a tarde recheada de atividades lúdicas.

O Projeto Circo Social UNINASSAU tem como objetivo realizar oficinas arte-educativas para adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual de modo a propiciar, através da atividade circense, o acesso a arte e cultura como instrumentos de cidadania e inclusão social.  A primeira turma do Projeto iniciou em março de 2014.

A 5ª turma do projeto iniciou suas atividades no dia 21 de março de 2018, na data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Este ano, o Projeto incluiu novos alunos e passou a ter um total de 25 participantes.

 Colagem sem título (1)

Encerramento do primeiro semestre no Circo Social UNINASSAU

O picadeiro do Circo Social UNINASSAU apresenta, nesta quarta-feira (04/07), suas últimas atividades neste primeiro semestre. Na ocasião serão exibidos números que exigem muita habilidade dos participantes, como malabarismo, equilibrismo e acrobacias. Para abrir as atividades o Projeto irá receber o ator e contador de histórias Paulo André VIana.

O fechamento desta temporada acontece em uma lona de circo montada no Edifício Garagem da UNINASSAU, das 14h às 17h.

Circo Social (1)

Agenda Social #3

Fique Ligado

O Grupo Ser Educacional participou, de 12 a 14 de Junho, da 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Esta foi a segunda vez que o grupo fez parte da delegação que representa o Brasil no evento.

O grupo pernambucano, representado pelo seu Instituto Ser Educacional, é a única instituição da área de educação no Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência e está entre as dez entidades brasileiras credenciadas pela Organização em 2017. Isso conferiu ao Instituto credibilidade em poder divulgar os projetos inclusivos executados pelas IES do Grupo Ser, como Praia Sem Barreiras, Bike Sem Barreiras, Circo Social para Jovens com Síndrome de Down, Mães Produtivas (Bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (Bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, Termômetro de Transplantes, Crucifixo Automotivo, dentre outros.

Você Viu?

Durante a Copa do Mundo, os cidadãos de vários países costumam parar alguns minutos para assistir as partidas dos times do coração. No caso do Brasil, a seleção do país enfrentou na última partida da Copa 2018 a seleção da Sérvia, e para tornar a exibição do jogo uma atividade inclusiva, a UNINASSAU realizou, na quarta-feira (27), a transmissão do jogo do Brasil x Sérvia para pessoas com deficiência, participantes do Projeto Circo Social UNINASSAU e seus familiares. O evento aconteceu no edifício garagem da Instituição e contou com um telão e música no intervalo da partida. Os convidados também receberam pipoca e algodão doce.

UNINASSAU Acontece

Durante o período junino há uma queda no número de doação de sangue em todo o país, pensando nisso um grupo de alunos e professores da UNINASSAU Petrolina realizou, na sexta-feira (15), doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

De acordo com a professora e coordenadora de cursos de Gestão, Cândida Lima, “a ação visa ampliar o estoque de sangue da unidade e incentivar a população a doar, principalmente nessa época do ano que a demanda aumenta e as doações caem”, pontuou.

A estudante do curso de Segurança do Trabalho, Eduarda Valesca, conta que doou pela primeira vez: “Sempre tive vontade de doar sangue, mas tinha receio. A iniciativa da faculdade foi minha motivação”, contou.

Segundo o Hemope, o estoque dos tipos sanguíneos negativos ainda é inferior aos positivos.  A fundação funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e tem capacidade para atender 60 doadores por dia.

 agenda3

Instituto Ser Educacional participa da 11ª Conferência dos Estados Partes na ONU

United Nations security ahead of Papal Visit and UN General Assembly

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembléia Geral da ONU por meio de sua resolução 61/106, de 13 de dezembro de 2006. Ela entrou em vigor em 3 de maio de 2008, após a 20ª ratificação. O Artigo 40 da Convenção estipula que “Os Estados Partes reunir-se-ão regularmente em uma Conferência dos Estados Partes a fim de considerar qualquer assunto relativo à implementação da presente Convenção.” Desde 2008, dez sessões da Conferência dos Estados Partes foram realizadas na sede das Nações Unidas, em Nova York.

A 11ª sessão teve sua data decidida na 10ª sessão da Conferência dos Estados Partes em 15 de junho de 2017, e está sendo realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York, à partir de hoje até 14 de junho de 2018.

A sessão deverá incluir, entre outros itens da agenda, uma eleição de 9 membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

IMG-20180612-WA0005
Sérgio Murilo, Coordenador de Responsabilidade Social na Conferência de 2018.

O Grupo Ser Educacional será representado no evento pelo seu Instituto Ser Educacional que foi “acreditado” pela ONU durante a 10ª Convenção dos Estados Partes realizada em Nova York em 2017. No Brasil são apenas 10 entidades credenciadas e em torno de 137 no mundo.

Isso conferiu ao Instituto credibilidade em poder divulgar os projetos inclusivos executados pelas IES do Grupo Ser, como Praia sem Barreiras, Bike Sem Barreiras, Circo Social para Jovens com Síndrome de Down, Mães Produtivas (Bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (Bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, Termômetro de Transplantes, Crucifixo Automotivo, dentre outros.

O Grupo Ser Educacional é a única instituição de ensino do Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência. Será um momento para intercâmbio de experiências e aproximação entre as nações que estão trabalhando para a implementação da Convenção e no Brasil da LBI (Lei Brasileira de Inclusão).

Agenda Social UNINASSAU #2

Fique Ligado

No mês de Junho (dia 5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e são costumeiras ações de conscientização ao longo de todo o mês para questões como a preservação da natureza e responsabilidade na maneira de lidar com o ambiente ao nosso redor. Na UNINASSAU não é diferente e as nossas unidades já começaram a desenvolver as suas ações para alertar a sociedade sobre este tema tão importante. Em Feira de Santana houve plantio de mudas em torno da Lagoa Grande e em Caruaru foi disponibilizado aos alunos, nas instalações da faculdade, postos de coleta para entrega de pilhas, baterias de celular e óleo de cozinha para o descarte correto e reuso sustentável. E isso é só o começo, vem muito mais por aí. Fica ligado, caro leitor, nas nossas redes sociais e aqui no blog para mais novidades em breve!

Você Viu?

A Faculdade UNINASSAU São Luís, por meio do curso de Fisioterapia, promoveu ação voltada para o preparo da gestante no parto. O evento é voltado para as comunidades no entorno da Instituição de Ensino Superior – IES . A programação contou com roda de conversa para gestantes convidadas, palestras sobre nutrição gestacional, aferição de pressão arterial, entre outras atividades.

O objetivo do encontro é orientar as gestantes e familiares acerca dos cuidados e preparos necessários para a chegada do bebê. As mamães assistiram palestras para discutir e identificar as disfunções pélvicas perineais e prevenir as patologias específicas, que, porventura aconteçam durante a gestação.

UNINASSAU Acontece

A UNINASSAU promove, em diversos campus, o lançamento do Pós Social. O projeto é voltado para alunos de pós-graduação, que poderão prestar atendimento em casas de acolhimento para idosos. Os serviços prestados são os mais variados, como aulas de corte e costura, artesanato, gastronomia, dentre outros. O projeto foi idealizado pela coordenação de pós-graduação da UNINASSAU e já foi realizado em algumas unidades, dentre elas Recife, Natal, São Luís e Petrolina.

Kelly Ferreira, coordenadora de Pós-graduação da unidade Petrolina, afirmou que o Cantinho do Aconchego foi a instituição adotada para desenvolver o projeto na cidade. “O Pós Social é um projeto muito lindo e será desenvolvido no Cantinho do Aconchego, uma instituição próxima à Instituição que precisa de parceiros. A intenção é levar alegria e produtividade à vida desses idosos”, destaca.

Se você é aluno de pós-graduação e tem interesse em participar, procure a coordenação da sua unidade para tomar conhecimento dos detalhes. Ajudar as pessoas é sempre especial para qualquer indivíduo e ter a oportunidade de fazer isso conciliando um período importante da vida acadêmica com as ações sociais em si é uma chance rara em rotinas cada vez mais corridas.

 

Colagem sem título

Agenda Social UNINASSAU #1

Introdução

O Instituto Ser Educacional apresenta a você, caro leitor, a primeira edição da Agenda Social, um resumo sobre tudo que acontece de mais importante nas várias unidades do Grupo Ser Educacional em todo o Brasil, no que diz respeito as ações de responsabilidade social. Serão veiculadas postagens e matérias não apenas sobre a UNINASSAU, mas também teremos novidades sobre a UNG, UNIVERITAS, UNINABUCO e UNAMA. Nesta primeira edição vamos passear um pouco pelas novidades realizadas ao longo do último mês e mostrar um pouco do que ainda vem por aí.

 

Fique Ligado!

No mês de maio é realizado o movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo a conscientização da sociedade para os problemas causados pelos excessos no trânsito. A data é comemorada especificamente neste mês por que a ONU, em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Já a cor amarela vem do simbolismo atrelado à cor, que remete a sinalização e alerta.

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, estudantes do curso de Psicologia da UNINASSAU Fortaleza realizaram atividades de conscientização em alusão ao Maio Amarelo. A ação aconteceu em ruas e avenidas movimentadas da capital cearense, como a Padre Antônio Tomaz, Senador Pompeu, Liberato Barroso e Desembargador Moreira. Confira mais detalhes clicando aqui.

Você Viu?

A Faculdade UNINASSAU Cabo promoveu no dia 28 de abril a primeira edição do Declare Certo, ação destinada a orientar a população sobre a Declaração de Imposto de Renda 2018. Realizada no Shopping Costa Dourada, das 10h às 22h, o projeto surgiu após o resultado de pesquisas que apontam sobre o alto índice de pessoas físicas que atrasam ou não sabem fazer a declaração. Além do registro no nosso blog social, você pode conferir mais detalhes sobre a ação no site da UNINASSAU.

 

UNINASSAU Acontece

Estudantes da Faculdade UNINASSAU São Luís realizaram no dia 28 de abril uma série de atividades ligadas à saúde e lazer, por meio do Projeto Integrare. A ação foi realizada no Residencial Nova Vida. No evento, foi oferecido para comunidade ginástica laboral, palestras, atividades recreativas, aplicações de flúor, exame preventivo, consulta com médico clínico, limpeza de pele e a entrega do sopão preparado pelos alunos do curso de Radiologia da Instituição de Ensino Superior (IES).

colagem

Pré-candidato à presidencia, Flávio Rocha discute política na UNINASSAU

naom_5a808d9b6af86-1

Na noite de ontem (19) no Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (UNINASSAU), o pré-candidato à presidência, Flávio Rocha, debateu temas políticos no auditório Roque de Brito, no bloco B da unidade Graças. Antes do início do evento, durante entrevista, Rocha relembrou que é recifense e que, com alegria, volta ao estado. “É uma alegria estar de volta à minha terra. Sou pernambucano, sou do Recife, apesar de ter saído muito cedo e agora volto com uma nova missão completamente diferente da missão que eu tive a vida toda, que foi ser empresário e gerar emprego”. Flávio Rocha é CEO da rede de lojas Riachuelo. Em 1986 e 1990, foi eleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte. Em 1994, chegou a se candidatar à Presidência da República. Em 2016, recebeu o prêmio de empreendedor do ano.

O debate, organizado em parceria com a Associação de Jovens Empresários (AJE), teve como finalidade apresentar o Movimento Brasil 200, que é liderado por Flávio. Entre os objetivos defendidos em seu ideário, o movimento visa, principalmente, a defesa do livre mercado e a redução da intervenção do Estado na economia. Em entrevistas recentes, Flávio Rocha já defendeu a liberação do porte de armas e a diminuição da maioridade penal. Além da privatização da Petrobras.

Idealizador do evento, Sérgio Murilo, coordenador de responsabilidade social do Grupo Ser, ressaltou a importância do encontro: “A iniciativa da Instituição irá contribuir muito para o fortalecimento da democracia e ajudará as pessoas a tomarem as melhores decisões na hora de votar”, afirmou.

Flávio Rocha disse que o maior patrimônio que o país possui são os jovens, que estão sendo preparados para o mercado do trabalho. Para ele, esse tema remete a outro tema maior: prosperidade. “O que o governo tem que fazer é arar a terra do ambiente do negócio, fertilizar essa terra para que essa semente do talento lançado no mercado possa prosperar. A prosperidade é o caminho que o Brasil precisa”.

Durante o debate, ele ressaltou que o eleitor está mais maduro em relação a escolher melhores candidatos e disse que a classe política que não está conseguindo “formatar o produto político”. “Eles estão apavorados porque as donas Marias estão acordando”, salientou também expondo que uma empresa bem sucedida é aquela que consegue agradar todo dia o seu cliente.

Com informações do Leia Já e Jornal do Commercio

Bike Sem Barreiras é transferido para o Recife Antigo

Informamos que desde o dia 04/03/2018 o projeto Bike Sem Barreiras, idealizado pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, passará a atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Recife Antigo. Os usuários do bicicletário poderão participar do projeto, das 9h às 16h, na ciclofaixa dos arredores do Marco Zero.
A ação conta com bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla, e segue com as atividades nos próximos domingos e feriados.  Sérgio Murilo, coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU detalhou o processo: “A ideia é proporcionar para as pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade momentos de lazer e integração social. Os equipamentos ficam à disposição da população de forma gratuita e a expectativa é de que mais pessoas participem do projeto”.
O projeto conta com o apoio institucional a Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), do Instituto HandsFree e a In Soluções, da Prefeitura do Recife e a Empetur por meio da Secretaria Estadual de Turismo.
20180301144857474684a

Circo Social UNINASSAU retomará atividades com mais integrantes

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o Projeto Circo Social trará uma novidade para o seu retorno. Este semestre, as oficinas contarão com novos alunos e passarão a ter um total de 25 participantes, ou seja, ampliando dez vagas na ação. A reestreia das atividades acontecerá nesta quarta-feira (21), das 8h às 12h, durante a Semana de Integração da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, no Ginásio de Esportes da Instituição.
As oficinas do Circo Social ocorrem duas vezes na semana, nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, agora em um novo local: no Edifício Garagem, endereçado na Rua Betânia, nº 408, em uma lona montada na área externa. “A mudança do espaço permitirá maior visibilidade da ação, uma vez que o lugar é próximo de grande parte dos blocos pertencentes à UNINASSAU”, detalha o coordenador de Responsabilidade Social da Instituição, Sérgio Murilo Junior.
As atividades são desenvolvidas pelo coordenador artístico Bóris Trindade Junior, que trabalha técnicas circenses de acrobacias no solo, equilíbrio no arame e malabares com bolinhas, claves, aro, swing, diabolô, double stick e trapézio fixo.  Além de tudo isso, os alunos também têm aulas de balé clássico, que se caracteriza como um importante instrumento de suporte e preparo do corpo para o desenvolvimento dos outros exercícios. Com este retorno, também são retomados os ensaios para o espetáculo “Amor de Palhaço, coração em pedaços”, que é formado por 8 participantes das turmas anteriores.
Os integrantes com Síndrome de Down que participam das oficinas são, em sua maioria, adolescentes e jovens de até 21 anos. De acordo com Sérgio, o projeto não tem como objetivo formar artistas, mas, sim, cidadãos inseridos socialmente através da arte circense. “Oferecemos uma metodologia participativa, lúdica e criativa, baseada no grupo e na comunicação. Tudo isso estimula a capacidade de resolução de problemas, coordenação motora e consciência corporal, além de trabalhar a agilidade, percepção, confiança e envolvimento”, explica.
Desde 2014, esta é a quinta turma que se forma para o Circo Social UNINASSAU. As vagas são limitadas e, por isso, a iniciativa trabalha com uma lista de espera formada por pessoas interessadas em participar do projeto. Para saber outras informações a respeito de como se inscrever nas oficinas circenses é só entrar em contato por meio do telefone (81) 3412-6255.
Circo Social UNINASSAU (29)