Todos os posts de Eduardo Souza

Agenda Social #12

Você Viu?

Desafio UNINASSAU estimula estudantes a resolverem problemas da sua cidade

De 20 a 22 de novembro, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, no Recife, realizou em parceria com a Overdrives, Sebrae-PE e Verda, o Desafio UNINASSAU. Organizado pelo Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreira (NTEC) e pela coordenação de Pesquisa e Extensão da Instituição de Ensino Superior (IES), o evento reúne estudantes de diversas graduações para solucionar problemas da cidade que foram propostos pela Prefeitura do Recife.

O evento tem como principal objetivo fazer com que os alunos possam criar soluções para as situações reais apresentadas, criando produtos ou serviços. Com isso, eles poderão melhorar sua visão empreendedora e, futuramente, montar sua empresa ou negócio. Durante todo o processo os alunos receberam o auxílio de professores e mentores experientes das instituições envolvidas. As equipes tiveram 48 horas para resolverem os problemas.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Extensão da UNINASSAU, Thiago Araújo, os alunos desenvolveram aptidões para o empreendedorismo “Eles estão sendo desafiados a buscarem soluções de modo multidisciplinar. E são capacitados e orientados por profissionais da área que vão direcionar para que eles possam fazer um bom trabalho”, detalha.

 

Mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados nos Jogos Empresariais

Arrecadar alimentos não perecíveis foi um dos desafios do Projeto Jogos Empresarias, realizado pela Faculdade UNINASSAU Petrolina. As seis equipes de alunos conseguiram arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos, que serão doados a instituições carentes da região. O evento aconteceu no último dia 18/11 e envolveu alunos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial.

Os Jogos Empresariais é um novo projeto acadêmico desenvolvido pelo coordenador de responsabilidade social, Sérgio Murilo, e o professor Pedro Sotero. “É gratificante ver os alunos aplicando, na prática, o que é ensinado em sala de aula. A ideia é propor desafios gerenciais com prazos de tempo e espaço estabelecidos”, pontuou o coordenador.

Para o aluno de Administração, André Soares, integrante da equipe vencedora, o evento “foi muito maravilhoso. Analisamos estratégias de mercado, produto e marketing. Tudo isso, englobando gestão de recursos materiais, financeiros e humanos. Um projeto bastante completo”, contou.

 

UNINASSAU debate lesões e tratamentos de pele

No dia 22 de novembro, a Faculdade UNINASSAU Aracaju realizou o Simpósio Sergipano sobre Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. O evento, realizado no auditório da unidade, foi organizado pelo curso de Enfermagem e coordenado pela professora Silvia Roberta Santana Santos. O debate colocou em pauta assuntos como a oxigenoterapia hiperbárica, cuidados com queimados e prevenção de lesões evento aconteceu nos períodos manhã e tarde.

 

Agenda Social 12

Agenda Social #11

Você Viu?

UNINASSAU Aracaju apresenta a segunda edição do Festival Araruama

A Faculdade UNINASSAU Aracaju apresentou nos dias 9 e 10 de novembro, das 18h até as 22h, a II edição do Festival Araruama que reúne música, artesanato e gastronomia. O evento aconteceu no estacionamento da Instituição e teve como atrações músicos renomados na MPB de Sergipe, além de artesãos e estandes com comidas típicas da região. A organização do evento foi da professora Maria Edluzia Leopoldina e da coordenadora do curso de Psicologia Ana Luiza Melo.

O evento englobou, também, a II Feira de Artesanato e Comidas Típicas Apoena, e a II Semana de Oficinas da Nambiquara. Edluzia explica que o Araruama é um projeto de Responsabilidade Social, que tem por objetivo promover cultura e apoiar os artistas, oferecendo espaço para a divulgação dos seus trabalhos. “Pensando nisso criamos o projeto para valorizar a cultura, resgatando o melhor da MPB de Sergipe, com grandes nomes como Chico Queiroga e Antônio Rogério, além de Erivaldo de Carira, Sena, Gil Castro e muitos outros”, diz.

Para o diretor da UNINASSAU, Yuri Neiman, o Festival é uma grande expressão da cultura no ambiente acadêmico. “Oferecemos cultura em alto estilo quando trazemos para a Instituição e para a sociedade música de qualidade, além de artesanato e gastronomia típica. É, sem dúvida, um resgate dos bons valores culturais”, ressalta.

O Festival, que é aberto à comunidade, contou com apresentação de escritores, grupos, cantores, poetas, repentistas, contadores de estória e dançarinos de forma individual ou coletiva. Ainda venda de artesanato, exposição, pinturas e esculturas. “Queremos valorizar a cultura que tem sido deixada de lado. O artista de raiz não tem tido espaço na mídia para lançar seu trabalho junto à sociedade. Queremos levar aos jovens a beleza da música nordestina e dar a ela o seu real valor”, ressaltou Edluzia.

 

UNINASSAU Caruaru realiza ações gratuitas em parceria com o Sesc

Diversos cursos de saúde da Faculdade UNINASSAU Caruaru realizaram ações multiprofissionais, em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc), nesta sexta-feira (9), no Marco Zero da Capital do Agreste. A atividade faz parte da série de ações que a instituição está participando dentro da campanha de conscientização ‘’Novembro Azul’’. O evento aconteceu no horário das 8h ao meio-dia, com acesso gratuito para todas as ações.

Foram levados serviços como o teste rápido para verificação do tipo sanguíneo, análise de pele e cabelo avaliação nutricional, orientação alimentar, tipagem sanguínea e detecção de dermatomicoses (infecções causadas por fungos). Ainda houve a aplicação do TENS (colocação de eletrodos sobre a pele intacta com o objetivo de estimular as fibras nervosas para redução da dor e relaxamento muscular). Já o curso de Psicologia promoverá atividade de orientação profissional e orientações sobre a desmitificação acerca do exame de toque retal.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, destaca que a comunidade acadêmica fica feliz em poder levar  a parceria com o Sesc  à população. Para ela, ‘essas atividades proporcionam ainda aos alunos a possibilidade de aliar a teoria à prática, com a supervisão de professores e coordenações de curso’’.

 

UNINASSAU ACONTECE

“Empreendedorismo Social” é tema de palestra na UNINASSAU

A Faculdade UNINASSAU Natal, por meio do curso de Serviço Social, realiza hoje (13), uma palestra com o tema “Empreendedorismo Social”, às 18h30min, na unidade em Capim Macio. O tema será abordado pelo Professor convidado Dr. Daniel Meirinho, referência no assunto no Rio Grande do Norte.

O evento tem como objetivo debater mecanismos de mercado utilizados por empresas sociais que usam suas atividades como meios para solucionar problemas sociais. De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU, Isabelle Pereira, a atividade será uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre os serviços que beneficiam a sociedade. “ Hoje vivemos uma era de crise, onde muitos brasileiros estão precisando se reinventar para sobreviver. Nossa palestra debaterá sobre essas possibilidades através da criatividade, capital social, inclusão e emancipação social”, concluiu.

A entrada é gratuita e requer apenas a doação de 1kg de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas pelo site: extensao.uninassau.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (84)3344-7833 7833 e (84)98872-8302.

 

Agenda Social 11

Agenda Social #10

Você Viu?

UNINASSAU participa de ação social em comemoração ao Dia das Crianças

Na última sexta-feira (19), estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia e Odontologia da Faculdade UNINASSAU Natal participaram de uma ação social no Instituto de Assistência Social e Educação AMAR, localizado no município de Parnamirim. A atividade teve o objetivo de comemorar o Dia das Crianças.

Durante todo o dia foram desenvolvidas atividades recreativas e de atendimentos as crianças e familiares assistidos pela Instituição Social. Aplicação de flúor, aulas de dança, higienização das mãos, alongamentos e testes respiratórios estiveram entre serviços oferecidos as crianças participantes.

De acordo com o diretor da UNINASSAU Natal, André Lemos é importante que os estudantes participem de ações que beneficiem a sociedade. “É sempre gratificante poder colaborar através de serviços com a comunidade Potiguar. Atividades como essa enriquecem os conhecimentos de nossos alunos e ajuda a promover cidadãos preocupados com a sociedade”, pontuou.

 

Atendimentos gratuitos no Parque da Lagoa

A Faculdade UNINASSAU João Pessoa realizou nesta sexta-feira, 26, uma grande ação dentro do Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar o público feminino da importância de prevenir o câncer de mama e de colo do útero. Vários serviços foram oferecidos de forma gratuita e mais de 300 pessoas passaram pelo local. As tendas foram instaladas no Parque da Lagoa.
 Os serviços disponíveis foram estressômetro e depressômetro, avaliação de gordura corporal, avaliação nutricional, tipagem sanguínea, maquiagem e limpeza de pele; além de orientações de como identificar o câncer de forma mais precoce possível.

Faculdade na Comunidade promoveu ação social em Feira de Santana

A campanha de Responsabilidade Social, Faculdade na Comunidade, realizada pela UNINASSAU Feira de Santana, aconteceu na última quinta-feira, 18, no estacionamento da Unidade de Alta Complexibilidade em Oncologia (UNACON), localizada na Rua Carlos Valadares, 1075. O evento proporcionou aos pacientes e acompanhantes que estavam em atendimento, serviços gratuitos como maquiagem, corte de cabelo feminino e masculino, aferição de pressão arterial e teste de glicemia e um bingo que proporcionou a cada um dos quatro ganhadores, o prêmio de uma cesta básica.

UNINASSAU leva Bike Sem Barreiras para AquaSesc

O projeto disponibilizará três modelos de bicicletas especiais

O projeto Bike Sem Barreiras da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau estará neste sábado (20), das 8h às 16h, no Sesc Piedade, proporcionando momentos de lazer e diversão para as pessoas com mobilidade reduzida. A atividade, que acontecerá em uma arena montada na orla de Candeias, faz parte da programação do AquaSesc, um evento esportivo gratuito e destinado ao público de diversas idades.

O projeto disponibilizará três modelos de bicicletas especiais: a the duet, bicicleta para múltiplas deficiências; handbike, um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; bicicleta dupla, um modelo que deve ser pedalado por um monitor e uma pessoa com deficiência visual. Além das Bikes, na parte da manhã, o público presente poderá assistir a competições de vôlei de praia, beach soccer, handbeach e futvôlei. Já na parte da tarde, será a vez do torneio de judô e de atividades interativas como o aulão de dança e a cãominhada, uma corrida só para cachorros.

Segundo o coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU, Sérgio Murilo Junior, o objetivo do Bike Sem Barreiras é promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “O Bike Sem Barreiras é um projeto que visa acima de tudo incluir a população de um modo geral. Queremos despertar nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade, o prazer em participar de uma atividade de lazer, que neste caso é andar de bicicleta”, afirma.

 

Agenda Social 10

Agenda Social #9

Você Viu?

Maratona Internacional Mauricio de Nassau chega a sua nona edição

A Maratona Internacional Mauricio de Nassau chegou a sua nona edição no dia 30 de setembro, último domingo. A prova, que já é considerada uma das principais maratonas do país, teve largada às 5h30 em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife e ofereceu percursos nas distâncias de 42km, 21km, 10km e 5km. A prova atraiu cerca de 10 mil esportistas amadores e profissionais.

Este ano a UNINASSAU prestou uma homenagem para a apresentadora Graça Araújo que faleceu no último dia 8 de setembro em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. A jornalista era uma participante assídua do evento, além de ser muito querida por fãs e profissionais da imprensa. Os vencedores dos 42 Km, masculino e feminino, receberam o troféu Graça Araújo, confeccionado com a imagem do rosto da homenageada, ademais, a equipe do Sistema Jornal do Commercio – presente no evento, também recebeu o troféu.

 

UNINASSAU João Pessoa realizou o III Simpósio Sobre Suicídio

A UNINASSAU João Pessoa realizou nesta segunda-feira, 24, o “III Simpósio Sobre Suicídio – O autor é você e a frase é a sua vida”, ponto alto das atividades do Setembro Amarelo na Instituição. O evento teve várias atividades, a exemplo de palestras e minicursos sobre temas ligados ao assunto. Profissionais de diversas áreas participaram do evento.

 

Unidades do Grupo Ser realizam Ação Tropical em parceria com o Instituto Limpa Brasil

O Grupo Ser Educacional, através do Instituto Ser Educacional,   Com intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente e promover a reflexão sobre as ações de cidadania e coletividade, realizou em parceria com o Instituto Limpa Brasil, o projeto Ação Tropical. O evento foi realizado no Dia Mundial da Limpeza, 15 de setembro, e muitos alunos das Unidades da UNINASSAU, UNINABUCO e UNAMA se envolveram na ação.

O Instituto Limpa Brasil é o representante nacional do Let’s do it!, uma iniciativa que mobiliza centenas de países em defesa do descarte adequado do lixo e que promove anualmente World Cleanup Day com o objetivo de promover uma grande ação cívica para a limpeza de cidades em todo o mundo.

UNINASSAU Acontece

 

Estudantes da UNINASSAU participam da campanha Outubro Rosa

Em alusão ao mês de conscientização ao câncer de mama, os estudantes da Faculdade UNINASSAU São Luís realizam uma série atividades com objetivo de alertar as mulheres e a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCAR), estima-se que o Brasil terá 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018/2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Ainda em outubro, a Instituição promoverá uma série de palestras, mesas redondas e iniciativas alusivas ao outubro rosa. A Faculdade UNINASSAU São Luís fica localizada na Rua Zoé Cerveira, 120, Ivar Saldanha.

 

Colagem sem título (4)

Unidades do Grupo Ser realizam Ação Tropical em Parceria com o Instituto Limpa Brasil

 O Grupo Ser Educacional, através do Instituto Ser Educacional,   Com intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente e promover a reflexão sobre as ações de cidadania e coletividade, realizou em parceria com o Instituto Limpa Brasil, o projeto Ação Tropical. O evento foi realizado no Dia Mundial da Limpeza, 15 de setembro, e muitos alunos das Unidades da UNINASSAU, UNINABUCO e UNAMA se envolveram na ação.

  O Instituto Limpa Brasil é o representante nacional do Let’s do it!, uma iniciativa que mobiliza centenas de países em defesa do descarte adequado do lixo e que promove anualmente World Cleanup Day com o objetivo de promover uma grande ação cívica para a limpeza de cidades em todo o mundo.

UNINASSAU Recife promove o projeto Faculdade na Comunidade em parceria com o Governo do Estado

O Projeto Faculdade na Comunidade visa a comunicação com a comunidade que se reflete na identificação das formas de aproximação efetiva entre as Instituições de Ensino Superior – IES e a sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir o saber e compartilhar o conhecimento adquirido.

Sua execução acontece a onze anos, beneficiando mais de 30.000 pessoas com diversos tipos de atendimentos na área de saúde, lazer, esporte, retirada de documentos, dentre outros.

Em 2018 a ação foi realizada no dia 22 de setembro, com diversos serviços, oferecidos, no COMPAZ, localizado à Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto Santa Terezinha. Entidades parceiras e alunos dos diversos cursos da UNINASSAU e da Faculdade Joaquim Nabuco prestaram serviços, como, higiene bucal, orientação jurídica, aferição de pressão, tipagem sanguínea, nível de glicose, avaliação nutricional, orientação jurídica, orientação ao microempreendedor individual, contação de história, tiragem de documentos, dentre outros.

PHOTO-2018-09-22-16-28-40

Olímpiadas Especiais Pernambuco

A Olimpíada Especial é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam. É um movimento: centrado no atleta, focado na família, conduzido por voluntários. Tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas durante todo o ano em diversas modalidades esportivas, dando oportunidade para que desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, outros atletas das Olimpíadas Especiais e a comunidade em geral. A filosofia deste movimento é dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade.

Com o objetivo de ampliar o atendimento no esporte para as pessoas com deficiência intelectual em Recife, será oferecida mais uma capacitação no dia 14 de setembro na Uninassau Bloco E, nos períodos da manhã e tarde, e no dia 15 será proporcionado o torneio local esportivo no COMPAZ Ariano Suassuna para os atletas já participantes do nosso movimento. Terá a participação de 8 instituições: APABB, APPD, COMPAZ Ariano Suassuna, UPE, Geraldão, Centro Esportivo Santos Dumont, Escola Cônego Eugênio Vilanova- Gravatá e Escola Nossa Senhora dos Prazeres de Jaboatão.

Esses dois momentos são gratuitos e as inscrições são realizadas via e-mail. A duração do evento na UNINASSAU será das 9h às 12h e 14h às 18h no dia 14 e no COMPAZ das 8h30min às 13h. Na Capacitação iremos receber dois profissionais das Olimpíadas Especiais São Paulo e Rio de Janeiro para ministrar as modalidades Natação (Professor Rodrigo Rodrigues) e o módulo A (Professor Claudio Gonzalez). Teremos a participação de estudantes de várias instituições de Recife junto conosco, e profissionais de academias, projetos sociais e clubes.

Teremos em média a participação 200 pessoas no torneio esportivo entre, profissionais, voluntários, famílias, atletas e atletas parceiros.

__nsco_VCONT_OPT_P0_D0_C0_I83_H0_i0x0_V3__logo_olimpiadas_especiais

Agenda Social #8

Fique Ligado!

A Faculdade UNINASSAU Petrolina vai participar, no próximo sábado (15), do Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), uma ação global contra o lixo no planeta. Com o olhar para um mundo mais limpo e sustentável, a Instituição de Ensino Superior (IES) participará da ação, juntamente com a Prefeitura Municipal.
Mais de 150 nações estarão mobilizadas para a limpeza de rios, praias, praças, bairros, parques. Em Petrolina, a ação acontece a partir das 8h, na Orla Fluvial I. A diretora da UNINASSAU, Anna Cristina, destaca a importância do engajamento. “Alunos, professores, colaboradores, todos, estarão reunidos nessa grande mobilização global. É preciso a contribuição de cada cidadão por um planeta melhor para se viver”, afirma.
O engenheiro ambiental e coordenador dos cursos de Engenharia, Nielton Souza, pontua que “é necessário fazer algo de concreto pelo meio ambiente. As ações de conscientização em relação ao descarte inadequado do lixo e à poluição são ferramentas para construção de cidadãos mais respeitosos”.
O Dia Mundial de limpeza acontece todos os anos no mês de setembro e foi criado há 26 anos pela organização não governamental norte-americana The Ocean Conservancy.

 

Você Viu?

O Projeto Praia Sem Barreiras da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, em parceria com a Empetur, recebeu estudantes de Universidades da Argentina e Chile para uma programação especial. O evento, que aconteceu no dia 24 de agosto, das 8h às 12h, na praia de Boa Viagem, teve como objetivo promover a troca de conhecimento e experiências entre os participantes.

Durante a visita, os intercambistas conheceram o dia a dia do Projeto e puderam participar de atividades como a transferência de usuários para cadeira adaptada e banho na cadeira anfíbia. Na parte da noite, os estudantes foram convidados para participar do III Luau do Praia Sem Barreiras, na praia de Boa Viagem, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência.

___________________________________________________________________________________________________

No dia 23/08 foi realizado o Seminário “Ouvindo os Surdos do Grupo Ser Educacional”, no auditório Capiba, localizado no Bloco C da UNINASSAU Graças. O evento debateu a inclusão dos surdos junto a sociedade,  além de discutir sobre acessibilidade e surdez no contexto da Lei Brasileira de Inclusão (acesso à informação e a comunicação. Tecnologia assistiva, direito à participação na vida pública e políticas, ciência e tecnologia).

A banca formada por Antônio Neto, vice-reitor da UNINASSAU, Leonardo Estevam, vice-reitor da UNINABUCO, Sérgio Murilo Jr, Diretor do Instituto Ser Educacional, Carminha Silva, presidente do CONED e Paulo Fernando, gerente da Divisão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife, abriram as formalidades com depoimentos e agradecimentos pelo espaço e oportunidade de abertura de debate sobre a inclusão social para os surdos, principalmente no meio acadêmico.

O evento também debateu a inclusão dos alunos surdos na educação superior, qualificação e encaminhamento profissional com a pedagoga e mestra em ciência da educação, Márcia Elizabeth da Silva. O vice-coordenador de Acessibilidade da UFPE, Antônio Cardoso, trouxe a palestra Políticas Públicas Educacionais: a importância das Libras no contexto escolar, social e familiar; educação bilingue do surdo; estratégias metodológicas em sala de aula.

Já Adriana di Donato, fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística, com especialização em Educação Especial, falou sobre a realidade  de inclusão na sociedade brasileira com a palestra Acessibilidade e Surdez  no contexto da Lei Brasileira de Inclusão, que abordou temas como o acesso à informação e a comunicação, tecnologia assistiva; direito à participação na vida pública e política, ciência e tecnologia. Também foi reservado um espaço para depoimentos de ex-alunos surdos da UNINASSAU, que puderam contar em detalhes suas experiências no meio acadêmico de uma maneira muito emocionante.

O encerramento do evento trouxe uma apresentação cultural da ONG Som da Pele, realizada pelo grupo Batuqueiros do Silêncio, composto por pessoas surdas. O grupo se apresentou no encerramento das Paraolimpíadas no RJ. Eles utilizam uma tecnologia assistiva para que os surdos possam tocar (Metrônimo Visual). Se trata de um equipamento que emite luzes coloridas. Cada cor simboliza uma nota musical ou mesmo o tom de uma batida na alfaia.

____________________________________________________________________________________________________

Pelos projetos realizados para a AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras, a UNINASSAU, por meio de Instituto Ser Educacional, recebeu o “Prêmio Parceiro Raro”. A solenidade pública é uma homenagem aos colaboradores destaque no Projeto Cuidar de quem Cuida, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e as atividades dos integrantes da Aliança.

A AMAR é uma associação que luta pelos direitos de familiares e pacientes que convivem com doenças raras. A parceria com a UNINASSAU se dá através do projeto Mães Produtivas, que concede bolsas de estudos de graduação no Ensino a Distância para as mães de crianças com microcefalia. A iniciativa promove ainda mais inclusão a essas mulheres, pois lhes dá a oportunidade de crescimento profissional.

Para Sérgio Murilo, coordenador de Núcleo de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, promover a educação de forma que as mães consigam adequar seus horários de acordo com as necessidades clínicas das crianças é de fundamental importância para se ter êxito na graduação. “A parceria da UNINASSAU com a AMAR comprovou que a Responsabilidade Social através da educação é capaz de transformar vidas. O Mães Produtivas é o maior exemplo disso, pois o amor e educação passaram a andar lado a lado, uma vez que o projeto foi criado para levar a qualificação profissional para essas mulheres, que não podem fazer aulas presenciais, pois são cuidadoras dos filhos”, conclui.

UNINASSAU Acontece

A Faculdade UNINASSAU Petrolina iniciou a Campanha Trote Legal, projeto de Responsabilidade Social, com arrecadação de brinquedos novos e seminovos para doação a crianças da região. A ação envolve os alunos da Instituição e segue até o próximo dia 20 de setembro, a população também pode contribuir.

Um dos objetivos do projeto é beneficiar a comunidade, além de estimular a responsabilidade, autonomia, solidariedade dos alunos. “O Trote Legal é uma forma lúdica de iniciar o semestre, além de desenvolver as capacidades interpessoal e intrapessoal, formando cidadãos e profissionais conscientes de seu papel na sociedade”, pontuou a diretora da Unidade, Anna Cristina.

As doações podem ser realizadas na sede da Faculdade UNINASSAU, no Apoio Acadêmico e Núcleo de Atendimento ao Aluno (NAE). Em outubro, os brinquedos serão destinados às crianças carentes.

A Faculdade fica localizada na Avenida Clementino Coelho, 714, Atrás da Banca.

 

agenda8

UNINASSAU, através do Instituto Ser, recebe o Prêmio Parceiro Raro

Pelos projetos realizados para a AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras, a UNINASSAU, por meio de Instituto Ser Educacional, recebeu o “Prêmio Parceiro Raro”. A solenidade pública é uma homenagem aos colaboradores destaque no Projeto Cuidar de quem Cuida, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e as atividades dos integrantes da Aliança.

A AMAR é uma associação que luta pelos direitos de familiares e pacientes que convivem com doenças raras. A parceria com a UNINASSAU se dá através do projeto Mães Produtivas, que concede bolsas de estudos de graduação no Ensino a Distância para as mães de crianças com microcefalia. A iniciativa promove ainda mais inclusão a essas mulheres, pois lhes dá a oportunidade de crescimento profissional.

Para Sérgio Murilo, coordenador de Núcleo de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, promover a educação de forma que as mães consigam adequar seus horários de acordo com as necessidades clínicas das crianças é de fundamental importância para se ter êxito na graduação. “A parceria da UNINASSAU com a AMAR comprovou que a Responsabilidade Social através da educação é capaz de transformar vidas. O Mães Produtivas é o maior exemplo disso, pois o amor e educação passaram a andar lado a lado, uma vez que o projeto foi criado para levar a qualificação profissional para essas mulheres, que não podem fazer aulas presenciais, pois são cuidadoras dos filhos”, conclui.

download

UNINASSAU realiza seminário com os surdos do Grupo Ser Educacional

Na última quinta-feira, dia 23/08, foi realizado o Seminário “Ouvindo os Surdos do Grupo Ser Educacional”, no auditório Capiba, localizado no Bloco C da UNINASSAU Graças. O evento debateu a inclusão dos surdos junto a sociedade,  além de discutir sobre acessibilidade e surdez no contexto da Lei Brasileira de Inclusão (acesso à informação e a comunicação. Tecnologia assistiva, direito à participação na vida pública e políticas, ciência e tecnologia).

A banca formada por Antônio Neto, vice-reitor da UNINASSAU, Leonardo Estevam, vice-reitor da UNINABUCO, Sérgio Murilo Jr, Diretor do Instituto Ser Educacional, Carminha Silva, presidente do CONED e Paulo Fernando, gerente da Divisão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife, abriram as formalidades com depoimentos e agradecimentos pelo espaço e oportunidade de abertura de debate sobre a inclusão social para os surdos, principalmente no meio acadêmico.

O evento também debateu a inclusão dos alunos surdos na educação superior, qualificação e encaminhamento profissional com a pedagoga e mestra em ciência da educação, Márcia Elizabeth da Silva. O vice-coordenador de Acessibilidade da UFPE, Antônio Cardoso, trouxe a palestra Políticas Públicas Educacionais: a importância das Libras no contexto escolar, social e familiar; educação bilingue do surdo; estratégias metodológicas em sala de aula.

Já Adriana di Donato, fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística, com especialização em Educação Especial, falou sobre a realidade  de inclusão na sociedade brasileira com a palestra Acessibilidade e Surdez  no contexto da Lei Brasileira de Inclusão, que abordou temas como o acesso à informação e a comunicação, tecnologia assistiva; direito à participação na vida pública e política, ciência e tecnologia. Também foi reservado um espaço para depoimentos de ex-alunos surdos da UNINASSAU, que puderam contar em detalhes suas experiências no meio acadêmico de uma maneira muito emocionante.

O encerramento do evento trouxe uma apresentação cultural da ONG Som da Pele, realizada pelo grupo Batuqueiros do Silêncio, composto por pessoas surdas. O grupo se apresentou no encerramento das Paraolimpíadas no RJ. Eles utilizam uma tecnologia assistiva para que os surdos possam tocar (Metrônimo Visual). Se trata de um equipamento que emite luzes coloridas. Cada cor simboliza uma nota musical ou mesmo o tom de uma batida na alfaia.