Arquivos da categoria: Resultados

UNINASSAU recebe voto de aplauso pelas atividades sociais desenvolvidas 

IMG-20180809-WA0028

Instituição tem assento na ONU e promove diversas ações voltadas para pessoas com deficiência e de combate às práticas como o bullying

A UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau recebeu voto de aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) pela realização dos projetos Praia Sem Barreiras, Combate ao Bullying e pela participação na XI Convenção dos Estados Partes da Organização das Nações Unidas (ONU). A solicitação foi encaminhada ao Plenário pelo deputado Aberto Feitosa e aprovada pelo entendimento geral sobre os benefícios que as ações de responsabilidade social promovem para a qualidade de vida de jovens e de pessoas com deficiência. A atenção ao pedido foi concedida no dia 1º de agosto.

É de conhecimento público o envolvimento da UNINASSAU em projetos que visam garantir os direitos de pessoas com deficiência. Desse modo, o voto de aplauso lembrou que a Instituição é a única do setor de educação privada no Brasil a ter representatividade na ONU, o que leva a conhecimento internacional os trabalhos que desenvolve para as políticas púbicas sociais.

No Recife, essa parcela da população (pessoas com deficiência) conta com atividades de lazer que antes não podiam ser executadas com autonomia, como o Praia Sem Barreiras, realizado em parceria com EMPETUR e prefeituras litorâneas. “O Praia Sem Barreiras tem como objetivo resgatar a cidadania de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo o acesso ao banho de mar e atividades de lazer realizadas na praia. Além disso, a Instituição trouxe para o Recife o Bike Sem Barreiras, sendo a primeira no Brasil a implantar na cidade um bicicletário inclusivo”, diz o coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU, Sérgio Murilo Júnior.

Outro projeto destacado no voto de aplauso foi o de combate ao bullying. Lançada em abril, mês nacional de luta contra a prática, a campanha da Instituição envolveu professores e estudantes em atividades que tinham o objetivo de identificar, esclarecer, alertar e combater o bullying. Para isso, a comunidade acadêmica desenvolveu palestras, workshops, oficinas e rodas de conversas em escolas públicas e particulares da capital pernambucana, envolvendo alunos, pais e mestres.

Para Jânyo Diniz, presidente do Ser Educacional, grupo mantenedor da UNINASSAU, o reconhecimento do plenário é também uma aprovação da sociedade aos projetos desenvolvidos pela Instituição. “Prezamos pela qualidade de vida e dignidade da comunidade em que estamos inseridos. Nossos projetos auxiliam no crescimento da população e resgatam a cidadania dos jovens. Além disso, quando envolvemos os nossos estudantes nas ações de Responsabilidade Social, estamos preparando profissionais mais humanizados e sensíveis aos problemas da sociedade”, comenta.

A Instituição realiza ainda projetos como o Circo Social, que desenvolve atividades circenses para jovens com Síndrome de Down; Calçada Sensorial, com simulação de calçadas acidentadas da cidade; Mães Produtivas, oferecendo bolsas de estudos para mães de crianças com doenças raras como microcefalia; e Mãos livres, que disponibiliza bolsas de ensino a distância para jovens com tetraplegia.

Agenda Social #5

Fique Ligado

Solidariedade. Essa é a palavra que motiva a campanha de doação de sangue que a Faculdade UNINASSAU Juazeiro do Norte e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) promovem no próximo dia 25 de julho, a partir das 18h, na sede da Instituição de Ensino Superior (IES). A ação tem como objetivo incentivar a população do grande Cariri a doar sangue, visando o aumento dos bancos de sangue do Hemoce.

“A vida de alguém também pode correr nas suas veias”, esse é tema da campanha. De acordo com a organizadora do evento e diretora da UNINASSAU em Juazeiro, Manuella Aleixo, a sociedade está convidada para participar dessa grande ação do bem. “É um ato nobre, de empatia e responsabilidade social”, disse a gestora, ressaltando que esta é a segunda ação em parceria com o Hemoce. A diretora enfatiza ainda que “a população precisa refletir sobre a importância desse movimento e de como ele pode salvar a vida de outras pessoas”.

Você Viu?

A Faculdade UNINASSAU Natal realizou uma ação de Responsabilidade Social a fim de arrecadar doações para os moradores da cidade de Touros, localizada a 90 km da capital Potiguar. No início do mês de julho, o município decretou situação de emergência após a ocorrência de chuvas intensas que provocaram inundações e desabrigaram vários moradores da região.

De acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, as principais necessidades dos moradores, por ordem, são: água; itens de higiene pessoal; materiais de limpeza; alimentos não perecíveis. “Estamos com um espaço disponível para receber as arrecadações em nossas duas unidades em Natal. Além do que já foi listado, roupas, lençóis, toalhas também serão muito bem-vindos”, explica o professor do curso de Engenharia, Wellington Chacon, responsável pela ação na UNINASSAU.

 

UNINASSAU Acontece

A Faculdade UNINASSAU Maracanaú está com inscrições abertas para o Projeto Capacita. No período de 30 de julho e 03 de agosto, a iniciativa oferta para a população 600 vagas em cursos e oficinas gratuitas em áreas como Comunicação, Recursos Humanos, Informática, Direito e Gestão. Para se inscrever, os interessados devem acessar http://extensao.uninassau.edu.br.

De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Moreira, a proposta do Capacita é investir na capacitação profissional da população por meio de atividades gratuitas em diversas áreas de conhecimento. “É preciso estar preparado para encarar o mercado de trabalho. Cursos, oficinas e treinamentos fazem toda diferença e agregam valor ao currículo”, disse o diretor, que ressalta que o objetivo da UNINASSAU Maracanaú é focar no desenvolvimento pessoal e profissional do participante.

Colagem sem título (2)

UNIVERITAS UNG PARTICIPA DO PEDALA GUARULHOS

the year-long journey

No domingo (8), aconteceu o “Pedala Guarulhos”, evento que contou com cerca de 400 ciclistas durante o percurso, partindo da tenda multiuso do Bosque Maia, passando pelo Parque Fracalanza e retornando ao ponto de partida.

O evento teve a iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, órgãos públicos, ONGs, além da participação da Universidade UNIVERITAS/UNG com o Projeto “Bike Sem Barreiras”, que remete à ação de inclusão social da nossa Instituição em parceria com o Grupo Ser Educacional e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, visando integrar pessoas com deficiência aos espaços de convivência da cidade.

De acordo com os organizadores, o projeto é piloto e trouxe duas bicicletas que ficaram expostas, sendo, 1 handbike (Bicicleta utilizada por usuários com lesões baixas como paraplegia, lesados medulares ou mielomeningocele) e 1 bicicleta dupla (Bicicleta utilizada por usuários com deficiência visual onde o monitor ou acompanhante segue na frente guiando e o usuário atrás pedalando em conjunto com o guia).

Para o passeio, utilizou-se apenas a bicicleta dupla que contou com o apoio da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos, cedendo um guia e um deficiente visual para sua utilização.

Por: José Lima

Agenda Social #4

Fique Ligado

Com o objetivo de capacitar e qualificar estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Faculdade UNINASSAU Parnaíba vai promover no dia 24 de julho, das 7h às 12h, na Escola Jaime Laurindo, em Barroquinha (CE), uma revisão das disciplinas Física e Matemática. A atividade é destina aos alunos da Escola que pretendem se preparar para a prova que será aplicada em novembro.

De acordo com a diretora da UNINASSAU Parnaíba, Rosany Corrêa, essa atividade faz parte das ações de Responsabilidade Social promovidas pela Instituição de Ensino Superior (IES) no período das férias escolares. “A UNINASSAU visa contribuir com a formação e qualificação da comunidade, preparando os candidatos para o Enem e consequentemente ajudando-os na inserção do mercado de trabalho”, comenta.

 

Você Viu?

A quarta-feira (07/04) marcou o encerramento do semestre letivo do Projeto Circo Social UNINASSAU. E foi com um clima muito descontraído que os alunos se despediram das aulas em 2018.1. O encontro foi realizado no Edifício Garagem da UNINASSAU onde fica a lona de circo utilizada pelo projeto e contou com a exibição de números de malabarismo, equilibrismo, acrobacias e outras apresentações que demonstravam toda a habilidade dos alunos. Como convidado, o contador de histórias Paulo André Viana completou a tarde recheada de atividades lúdicas.

O Projeto Circo Social UNINASSAU tem como objetivo realizar oficinas arte-educativas para adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual de modo a propiciar, através da atividade circense, o acesso a arte e cultura como instrumentos de cidadania e inclusão social.  A primeira turma do Projeto iniciou em março de 2014

 

UNINASSAU Acontece

A Faculdade UNINASSAU Petrolina realiza, entre os dias 9 e 24 de julho, o projeto Capacita, com mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação para toda a região. Ao todo, são 78 minicursos em diferentes áreas como Administração, Contabilidade, Saúde, Engenharia, Gestão, Agroindústria, entre outras. Confira a lista completa aqui.

Entre os minicursos, estão: Marketing Digital para Empreendedores, Matemática para concursos, Gestão e Agronegócio, Sistemas Construtivos, Treinamento básico em Libras, Introdução ao AutoCad 2D, Perícias Trabalhistas, Gestão de Crises em Redes Sociais, Humanização em Saúde, Processamento Agroindustrial de Frutas, Acidentes Domésticos, entre outros. As oficinas acontecerão na Instituição e os participantes terão direito a certificado.

De acordo com a diretora da unidade, Anna Cristina, o objetivo é oferecer qualificação profissional gratuita à população. “É uma oportunidade para o cidadão se capacitar gratuitamente, adquirir novos conhecimentos e aprimorar as habilidades profissionais e pessoais”, afirma.

As inscrições podem ser realizadas no site http://extensao.uninassau.edu.br. A entrada é 1kg de alimento não perecível ou 1 pacote de leite em pó. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3866-0012 ou 3866-5800.

 

Colagem sem título (2)

Circo Social organiza festividade no encerramento do semestre

Foi com um clima muito descontraído que, na quarta-feira (04/07), os alunos do Projeto Circo Social UNINASSAU se despediram das aulas em 2018.1. O encontro foi realizado no Edifício Garagem da UNINASSAU onde fica a lona de circo utilizada pelo projeto e contou com a exibição de números de malabarismo, equilibrismo, acrobacias e outras apresentações que demonstravam toda a habilidade dos alunos. Como convidado, o contador de histórias Paulo André Viana completou a tarde recheada de atividades lúdicas.

O Projeto Circo Social UNINASSAU tem como objetivo realizar oficinas arte-educativas para adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual de modo a propiciar, através da atividade circense, o acesso a arte e cultura como instrumentos de cidadania e inclusão social.  A primeira turma do Projeto iniciou em março de 2014.

A 5ª turma do projeto iniciou suas atividades no dia 21 de março de 2018, na data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Este ano, o Projeto incluiu novos alunos e passou a ter um total de 25 participantes.

 Colagem sem título (1)

Encerramento do primeiro semestre no Circo Social UNINASSAU

O picadeiro do Circo Social UNINASSAU apresenta, nesta quarta-feira (04/07), suas últimas atividades neste primeiro semestre. Na ocasião serão exibidos números que exigem muita habilidade dos participantes, como malabarismo, equilibrismo e acrobacias. Para abrir as atividades o Projeto irá receber o ator e contador de histórias Paulo André VIana.

O fechamento desta temporada acontece em uma lona de circo montada no Edifício Garagem da UNINASSAU, das 14h às 17h.

Circo Social (1)

Agenda Social #3

Fique Ligado

O Grupo Ser Educacional participou, de 12 a 14 de Junho, da 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Esta foi a segunda vez que o grupo fez parte da delegação que representa o Brasil no evento.

O grupo pernambucano, representado pelo seu Instituto Ser Educacional, é a única instituição da área de educação no Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência e está entre as dez entidades brasileiras credenciadas pela Organização em 2017. Isso conferiu ao Instituto credibilidade em poder divulgar os projetos inclusivos executados pelas IES do Grupo Ser, como Praia Sem Barreiras, Bike Sem Barreiras, Circo Social para Jovens com Síndrome de Down, Mães Produtivas (Bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (Bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, Termômetro de Transplantes, Crucifixo Automotivo, dentre outros.

Você Viu?

Durante a Copa do Mundo, os cidadãos de vários países costumam parar alguns minutos para assistir as partidas dos times do coração. No caso do Brasil, a seleção do país enfrentou na última partida da Copa 2018 a seleção da Sérvia, e para tornar a exibição do jogo uma atividade inclusiva, a UNINASSAU realizou, na quarta-feira (27), a transmissão do jogo do Brasil x Sérvia para pessoas com deficiência, participantes do Projeto Circo Social UNINASSAU e seus familiares. O evento aconteceu no edifício garagem da Instituição e contou com um telão e música no intervalo da partida. Os convidados também receberam pipoca e algodão doce.

UNINASSAU Acontece

Durante o período junino há uma queda no número de doação de sangue em todo o país, pensando nisso um grupo de alunos e professores da UNINASSAU Petrolina realizou, na sexta-feira (15), doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

De acordo com a professora e coordenadora de cursos de Gestão, Cândida Lima, “a ação visa ampliar o estoque de sangue da unidade e incentivar a população a doar, principalmente nessa época do ano que a demanda aumenta e as doações caem”, pontuou.

A estudante do curso de Segurança do Trabalho, Eduarda Valesca, conta que doou pela primeira vez: “Sempre tive vontade de doar sangue, mas tinha receio. A iniciativa da faculdade foi minha motivação”, contou.

Segundo o Hemope, o estoque dos tipos sanguíneos negativos ainda é inferior aos positivos.  A fundação funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e tem capacidade para atender 60 doadores por dia.

 agenda3

DIA DO MEIO AMBIENTE DA UNIVERITAS/UNG

MONTAGEM

Entre os dias 22 maio a 07 de junho, no intervalo das aulas, foi realizado a Feira de Sustentabilidade nas Universidades UNIVERITAS, Campus Itaquá e UNIVERITA/UNG, Campus Guarulhos Centro, em prol do Dia do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de Junho . O evento teve por objetivo, alertar a comunidade acadêmica sobre a importância do descarte e reciclagem de materiais, além de expor projetos que visaram o reaproveitamento de materiais para composição de jardins, legumes, plantas e hortaliças e plantas medicinais.

As atividades tiveram a finalidade de perfazer e consolidar os conhecimentos ecológicos nos alunos dos cursos de Biologia, Farmácia, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Gastronomia, Engenharias, Pedagogia, Logística, entre outros cursos. E implantar jardins e hortas urbanas nos campi Itaquá e Guarulhos Centro.

De acordo com Gustavo Aparecido dos Santos, professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Logística e Pedagogia das Universidades UNIVERITAS e UNIVERITAS/UNG, “A proposta do evento foi aproximar a comunidade da universidade, além de implementar técnicas sustentáveis e manejo ecológico para os alunos dos campi Itaquá e Guarulhos Centro, passando conhecimentos sobre ecologia, nutrição, farmacologia, manejo ambiental, logística reversa e sustentabilidade”, explica.

MONTAGEM2

UNIVERITAS/UNG PROMOVEU CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE SANGUE

Nos dias 11 e 12 de Junho, a Universidade UNIVERITAS/UNG recebeu nas unidades Centro e Dutra da Instituição, o Banco de Sangue Paulista, que realizou a triagem e encaminhou as pessoas aptas para Doação de Sangue no próprio local. Os doadores aprovados foram atendidos por enfermeiros, médicos e outros especialistas.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Extensão, Lis Lakeis Bertan, a Campanha foi em prol do Dia Mundial de Doação de Sangue, comemorado em 14 de junho. “A presença da entidade serve para estimular a doação de sangue entre alunos da Universidade e a comunidade externa”, explica.

Instituto Ser Educacional participa da 11ª Conferência dos Estados Partes na ONU

United Nations security ahead of Papal Visit and UN General Assembly

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembléia Geral da ONU por meio de sua resolução 61/106, de 13 de dezembro de 2006. Ela entrou em vigor em 3 de maio de 2008, após a 20ª ratificação. O Artigo 40 da Convenção estipula que “Os Estados Partes reunir-se-ão regularmente em uma Conferência dos Estados Partes a fim de considerar qualquer assunto relativo à implementação da presente Convenção.” Desde 2008, dez sessões da Conferência dos Estados Partes foram realizadas na sede das Nações Unidas, em Nova York.

A 11ª sessão teve sua data decidida na 10ª sessão da Conferência dos Estados Partes em 15 de junho de 2017, e está sendo realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York, à partir de hoje até 14 de junho de 2018.

A sessão deverá incluir, entre outros itens da agenda, uma eleição de 9 membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

IMG-20180612-WA0005
Sérgio Murilo, Coordenador de Responsabilidade Social na Conferência de 2018.

O Grupo Ser Educacional será representado no evento pelo seu Instituto Ser Educacional que foi “acreditado” pela ONU durante a 10ª Convenção dos Estados Partes realizada em Nova York em 2017. No Brasil são apenas 10 entidades credenciadas e em torno de 137 no mundo.

Isso conferiu ao Instituto credibilidade em poder divulgar os projetos inclusivos executados pelas IES do Grupo Ser, como Praia sem Barreiras, Bike Sem Barreiras, Circo Social para Jovens com Síndrome de Down, Mães Produtivas (Bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (Bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, Termômetro de Transplantes, Crucifixo Automotivo, dentre outros.

O Grupo Ser Educacional é a única instituição de ensino do Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência. Será um momento para intercâmbio de experiências e aproximação entre as nações que estão trabalhando para a implementação da Convenção e no Brasil da LBI (Lei Brasileira de Inclusão).