Arquivos da categoria: Resultados

UNIVERITAS/UNG PROMOVE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA TERRA

MONTAGEM Em homenagem ao Dia da Terra, durante 20 dias do mês de abril, a UNIVERITAS/UNG promoveu ações como a arrecadação de esponjas usadas em todos os Campus (Centro, Bonsucesso e Itaquaquecetuba) na qual foram enviadas para a Terracycle que reverteu a doação em dinheiro para uma ONG.

Já no dia 22 de abril, no Centro Cultural Malvinas, foi realizado uma oficina de jardinagem com crianças de até 12 anos que tiveram a experiência de plantar em terra e levar uma muda para casa.

O projeto teve como finalidade incentivar a sociedade a cuidar mais do meio ambiente, por meio de plantações ou retirada de materiais do solo.

MONTAGEM - DIA DA TERRA

UNIVERITAS/UNG ARRECADA CAIXAS DE LEITE PARA INSTITUIÇÕES CARENTES

MONTAGEM - TROTE LEGAL A Campanha Trote Legal da UNIVERITAS/UNG teve início no mês de fevereiro e se estendeu até dia 30 de abril. Tratou-se de um evento semestral, destinado aos calouros e veteranos da Universidade que, nesta edição, propôs o trote solidário por meio de arrecadação de caixas de leite longa vida, com o objetivo de ajudar crianças que estão em tratamento de câncer.

De acordo com Eloi Lago, reitor da Universidade UNIVERITAS/UNG, o Trote Solidário se tornou um ritual de passagem que marcou a chegada do estudante à vida universitária. “Nesta ação procuramos, a cada semestre, sempre inovar a forma de abordagem do trote, propondo a convivência lúdica, além de fazer com que nossos calouros reflitam sobre a importância em exercer atividades que remetem à responsabilidade social”, explicou.

A sala que realizou a melhor arrecadação foi a de Gestão de Qualidade. As caixas de leite foram entregues no Campus Centro (Departamento de Extensão – Prédio L). Nas demais unidades, o material foi entregue ao coordenador de curso.

Por: Isabella Silveira

EM ABRIL, UNIVERITAS/UNG REALIZOU ATIVIDADES PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES

MONTAGEM - ATIVA GRU No dia 28 de abril, domingo das 8h ás 14h na Praça de Skate, no Parque Cecap, a UNIVERITAS/UNG em parceria com a MAG–Urb’s e a Prefeitura de Guarulhos realizou atividades para o AtivaGRU com o objetivo de incluir deficientes em exercícios físicos.

Durante o período foram oferecidas diversas atividades voltadas para portadores de necessidades especiais, como o teste de glicemia e a orientação psicológica pelos cursos de Farmácia e Psicologia, respectivamente. Além da participação do projeto Bike Sem Barreiras que é constituído por três bicicletas adaptadas que ficaram disponíveis para a utilização de todos como vivência ou experiência pessoal. A atividade foi gratuita e aberta para todos os públicos.

UNIVERITAS/UNG REALIZA A BATALHA DOS CHEFINHOS

MONTAGEM - PEZINHO NA COZINHA Nos dias 16 e 30 de abril, foi realizado na UNIVERITAS/UNG Campus Centro, o projeto “Pezinho na Cozinha”, ação que contou com a participação de restaurantes da região, crianças da ONG “Fazendo a Diferença”, crianças de escolas particulares e representantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade.

Na ocasião, os pequenos foram convidados para participar da “Batalha dos Chefinhos”, competição culinária que propôs valorizar o prazer de consumir uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida. Ao todo, participaram 22 crianças, entre 6 e 12 anos de idade. No projeto, foram conduzidas até a cozinha da Universidade, auxiliadas por profissionais e alunos no preparo de pequenos pratos, o que lhes deu a oportunidade de sentir a sensação de independência em produzir o próprio alimento.

MONTAGEM - PEZINHO NA COZINHA 2De acordo com Deborah A Dugaich Sisti, coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade UNIVERITAS/UNG, a cozinha é um lugar lúdico e, colocar a mão na massa, pode trazer muito aprendizado aos pequenos e incentivo para experimentarem novos sabores e texturas. “Durante a Batalha dos Chefinhos, as crianças tiveram contato direto com o preparo de pratos saudáveis e coloridos e, além das questões nutricionais, incentivamos a autonomia, criatividade, gestão do tempo nas tarefas e trabalho em equipe”, explicou.

A competição foi dividida em duas fases. No primeiro dia, elas vieram para uma aula teórica nutricional na qual foram orientadas sobre a importância da boa alimentação e, no segundo dia, aconteceu a “Batalha de Chefinhos”. A competição foi dividida em duplas, sempre com o auxílio de um monitor da Gastronomia para a confecção dos pratos e, no corpo de jurados, estiveram presentes proprietários dos restaurantes convidados.

Por: Isabella Silveira

MONTAGEM - PEZINHO NA COZINHA 3

UNIVERITAS/UNG CAPACITA CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA EM “ODONTO FUTURO”

MONTAGEM O Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade UNIVERITAS/UNG iniciou o Projeto “Odonto Futuro”, que consistiu em abrir as portas da Universidade para capacitar, gratuitamente, profissionais da rede pública de Guarulhos nas diversas especialidades da Odontologia.

Neste projeto, houve parceira com a Escola SUS/Guarulhos, vinculada à Secretaria da Saúde, e atendeu profissionais de Odontologia do município. Ao longo da programação, que se estenderá até dezembro deste ano, os profissionais participantes assistirão as aulas nas especialidades: Ortodontia, Odontopediatria, Endodontia, Dentística, Prótese, Farmacologia, Periodontia e Cirurgia Oral Menor.

A coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ortodontia da UNIVERITAS/UNG, Ana Carla Raphaelli Nahás Scocate, relatou sobre a importância do projeto. “Após concluir o curso, que é totalmente gratuito, este profissional estará apto a realizar um atendimento diferenciado para a comunidade, reafirmando seu aprendizado. Além disso, o projeto ressalta a importância da atuação social da Universidade em sua região, aumentando sua visibilidade em âmbito local e nacional e levando informação a futuros alunos de graduação e pós-graduação nos trabalhos e projetos da Instituição”, explicou.

Por: Isabella Silveira

 

UNIVERITAS/UNG REALIZA ATIVIDADES CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

MONTAGEM - DISCRIMINAÇÃO RACIAL No mês de março foi comemorado o Dia Internacional da Discriminação Racial, e o Departamento de Extensão junto aos cursos de Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Enfermagem realizaram atividades com o objetivo de mostrar que não existe diferenças entre raças.

Por meio do atendimento da saúde, mais de 200 pessoas foram beneficiadas e conscientizadas sobre os preconceitos existentes no país e o que minimamente podemos fazer para mudar este cenário.

De acordo com a programação, no dia 12 de abril na Casa da Mulher Clara Maria Haroldo Veloso foram realizados testes de glicemia para a comunidade.
Já no dia 30 de abril, com visita ao Centro Social Brasil Vivo, atividades como orientação nutricional e aferição de pressão ocorreram durante o dia.

UNIVERITAS/UNG REALIZA PROGRAMAÇÃO DO PROJETO SER LEITOR

MONTAGEM - 11.04 O Departamento de Extensão e o curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS/UNG realizaram, no dia 11, 18 e 25 de abril a primeira edição do projeto Ser Leitor, iniciativa do Grupo Ser Educacional que visou estimular o hábito da leitura.

No dia 11 de abril, 20 crianças e jovens com Autismo e Síndrome de Down estiveram no zoológico de Guarulhos com o objetivo de conhecer os animais do local, realizar oficinas de leitura, contação de histórias, brincadeiras e um delicioso piquenique, além de receberem livros. Já nos dias 18 e 25 de abril, houve encontro para o Café Literário que aconteceram na brinquedoteca da Universidade UNIVERITAS Itaquaquecetuba e na estação São Miguel Paulista – CPTM, respectivamente.

MONTAGEM - 18.04 Ao total foram 92 pessoas beneficiadas e no final de cada ação, onde foi doado um livro para cada participante, deixando o “dever de casa” de ler e depois passa-lo para outra pessoa.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Instituição, Vanessa Angélica Patrício, o intuito foi de proporcionar aos alunos experiências significativas para agir em diferentes contextos sociais. “O projeto visa, a partir da leitura como meio de inclusão social e de melhoria para a formação dos indivíduos, a construção de conhecimento e o desafio de buscar, constantemente, novos caminhos. Esperamos que os nossos futuros professores adquiram autonomia e tenham uma postura diferenciada que, com certeza, possibilitará melhores resultados em suas trajetórias profissionais”, explicou.

Por: Isabella Silveira

MONTAGEM - 25.04

 

 

UNIVERITAS/UNG PARTICIPOU DA CORRIDA DO BATOM EM PROL DO MÊS DAS MULHERES

MONTAGEM

No mês das mulheres, a UNIVERITAS/UNG participou da Corrida do Batom que ocorreu dia 31 de março, domingo, destinado a comunidade externa na região do Bosque Maia.

Pelo 19º ano consecutivo a Prefeitura de Guarulhos realizou esse evento, que é totalmente voltado para mulheres, onde a inscrição foi um quilo de alimento doado para o Fundo de Solidariedade de Guarulhos, a UNIVERITAS/UNG como uma antiga parceira, levou alunos da Educação Física para orientar sobre os tramites da corrida e durante o percurso conforme a necessidade de cada uma.

UNIVERITAS/UNG REALIZOU PALESTRAS PARA O PROJETO RUMO

MONTAGEM

No dia 21 de março foram realizadas orientações aos alunos do Ensino Médio da E.E. Parque Primavera sobre as dificuldades encontradas no mercado universitário e profissional com o apoio de docentes dos cursos de Psicologia, Engenharia Elétrica, Turismo e Comercial.

Simultaneamente em três salas foram realizadas pequenas palestras com duração de 30 minutos indicando um pouco de cada área educacional e suas expectativas no mercado de trabalho. Contamos com a presença de três profissionais, além do apoio do Clube Rotary, mostrando sua evolução profissional.

EM MARÇO ACONTECEU O 1º ENCONTRO DO PROJETO “INSERÇÃO SOCIAL EM ODONTOLOGIA” NA UNIVERITAS/UNG

MONTAGEM

No dia 21 de março foi realizado pelo mestrado de Odontologia, em parceria com a Secretaria da Saúde, um ciclo de palestra para ampliar a formação destes profissionais. As atividades foram nos períodos matutino e vespertino no campus Centro, localizado na Praça Tereza Cristina, 88. O primeiro encontro foi totalmente voltado para a área de odontopediatria, onde três docentes da UNG explicaram sobre tendência e dificuldades encontradas nesta segmentação.

O evento foi destinado a comunidade externa no qual o objetivo era atualizar o clínico geral e especialistas da rede pública, aprimorando o conhecimento nas diversas áreas da Odontologia.