Arquivos da categoria: TROTE LEGAL

caixa_coletora_1

Trote Legal da UNINASSAU ARACAJU cria espaço de leitura em centros oncológicos

Promover alegria e solidariedade através da leitura é o objetivo do Trote Legal 2020.1 da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju. No próximo dia 13 de março, a ação de responsabilidade social da Instituição, vai arrecadar livros infantis que serão destinados a criação de espaços de leitura em centros oncológicos pediátricos da capital sergipana. O projeto conta com a participação de docentes e colaboradores do centro universitário
A coordenadora do Pedagogia da UNINASSAU, Niraildes Machado, observou que é de grande importância a realização da ação. “Para nós, o projeto de responsabilidade social além de envolver os alunos em prol da ajuda ao próximo, conecta toda a sociedade, já que todos os interessados poderão fazer suas doações”, explica. A professora que ainda ressalta que “a turma que mais arrecadar receberá como premiação chaveiros personalizados do curso e certificado de reconhecimento como turma socialmente responsável”.
Para a coleta, será colocada uma caixa personalizada da UNINASSAU na própria unidade. Ainda serão inseridas caixas em mais quatro postos da cidade, além de empresas parceiras e envolvidas no projeto.

Trote Legal arrecada e entrega leites em creche Conquistense

Por Mara Ferraz

O Trote Legal é uma campanha da Faculdade Maurício de Nassau que promove a interação social entre alunos e comunidade.

A Faculdade Maurício de Nassau possui também em seu posicionamento junto à comunidade ações que promovem o despertar da consciência de cidadania dos seus alunos. Assim, uma das medidas que faz parte desse projeto é o Trote Legal, e neste ano a campanha tratou de arrecadar, entre os alunos, leite longa vida para serem doados a uma creche.

Durante o mês de abril eles poderiam doar o leite em troca de uma camisa da Instituição. Para o diretor da Instituição, Ricardo Marques, ações como essa reforçam o compromisso comunitário que a Faculdade possui, bem como mostrar aos alunos a importância de dar continuidade as atitudes de cidadania quando concluírem o curso.

O resultado disso foi a arrecadação de aproximadamente 50 litros de leite que foram doados para a Creche Jurema no dia 29 de abril. A Creche está localizada no endereço Rua Caracas, bairro Jurema.

Debate sobre Violência contra a Mulher- Unidade Lauro de Freitas

Fotos lauro de freitas

Unidade Lauro de Freitas, realizou, no dia 27 de agosto, uma palestra para abordar o tema. O encontro aconteceu das 8h às 12h, no bloco 1 da unidade.

A palestra foi ministrada pela advogada e professora Rina Nunes e o psicólogo Djalma Andrade, que mantiveram um diálogo aberto com os participantes, interagindo com perguntas e respostas sobre o assunto.

Na ocasião foi oferecido um Coffee break e entrega de rosas para todas as mulheres do evento.

 

Entrega de leite para a Casa de Repouso Bom Jesus- Unidades Salvador

doação

A Casa de Repouso Bom Jesus, que abriga 133 idosos e fica no bairro de Paripe, subúrbio de Salvador, foi beneficiada com a doação de 300 litros de leite, feita pela Betânia.

A doação é o resultado do Projeto Trote Legal, que tem como intuito a interação entre os calouros com o ato de arrecadar alimentos. . “Em parceria com a  marca Betânia, a nossa instituição de ensino está entregando essa alimentação para os idosos carentes da casa de repouso, levando qualidade de vida”, explica Diana Báfica, auxiliar de Responsabilidade Social.

“Trote Legal” doa leites ao Asilo Rio Branco

Trote Legal

O início do semestre nas faculdades é geralmente marcado pelos “trotes” entre os calouros. No intuito de promover um ambiente de integração e incentivar desde o primeiro período o engajamento dos alunos em ações sociais, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, realiza todo semestre o Trote Legal. Nesta edição, a proposta foi arrecadar caixas de leite tipo longa vida para doação.

Durante o semestre foi realizada uma competição entre os cursos e a turma que arrecadasse a maior quantidade de leite, poderia escolher a instituição a receber os alimentos. A turma do primeiro período de pedagogia foi a vencedora da gincana e definiu como destino das doações o Asilo Rio Branco, em Aracaju.

Nesta manhã, os calouros do curso de pedagogia fizeram a entrega das doações de mais de 300 litros de leite longa vida, arrecadados durante a campanha. Além desta doação, a turma do 5º período de Pedagogia também presenteou os idosos com kits de higiene pessoal. Os alunos tiveram como missão proporcionar uma manhã diferente para os idosos.

Trote 2
Alguns alunos visitaram os idosos acamados para entrega dos kits de higiene pessoal, enquanto outros desenvolviam as atividades de recreação. No hall do asilo, os idosos receberam massagem e muita atenção. As senhoras tiveram direito ainda a penteado, corte de cabelo, unhas pintadas e até maquiagem. A música alegrou a manhã. Eles cantaram e dançaram no ritmo do forró.

A estudante do 1º período de Pedagogia, Cássia Ellen, afirma que “essa experiência de hoje foi muito positiva e contribui para uma formação mais humana enquanto futuros Pedagogos. Eles [os idosos] passam uma energia boa, demonstram alegria. Teve meninas que fizeram massagem neles e eles adoraram. A gente ficou com a parte da música e eles dançaram, cantaram, foi muito positivo”.

A aluna do 5º período, Vanusa Abreu, não conhecia o asilo e afirma que “foi uma experiência única. Embora muitos não se comuniquem como a gente gostaria, aqueles que puderam se expressar gostaram bastante, renovaram as energias, saíram um pouco da rotina. É sempre bom aprender e num lugar como esse a gente abre mais o coração, como pedagogo e como pessoa que somos”.

Jeane Santos Silva, gestora do asilo, agradece as doações. “Mais uma vez nos agradecemos a Faculdade Maurício de Nassau por mais essa ajuda a nossa instituição, por essa manhã maravilhosa e todo esse contato dos alunos e professores com nossos alunos e funcionários e até os familiares aqui presentes”.

De acordo com Jeane, a doação desses mais de 300 litros de leite representa uma grande economia, pois o leite é um alimento muito presente na dieta dos idosos. São utilizados cerca de 14 litros por dia nas refeições da manhã e da noite.

A atividade recreativa foi uma ação de extensão da disciplina de Relações Interpessoais. A coordenadora de Pedagogia, Niraildes Machado, afirma que “ ações como essa são de extrema importância, porque o pedagogo precisa estar preparado para realizar projetos, para planejar ações que sejam com qualquer cidadão. Então, eles precisam vivenciar hoje na sua prática acadêmica espaços e ambientes que venham proporcionar a ele uma visão do que ele pode desenvolver no futuro”.

DOAÇÃO DE LEITE:TROTE LEGAL

montagem-trote

Nesse semestre recebemos nossos discentes com uma atividades diferenciada voltada para ações beneficentes “o TROTE LEGAL”, atividade voltada a arrecadação de leite longa vida para doação em instituições de caridades.A ação foi desenvolvida de fevereiro à abril com o objetivo de desconstruir a cultura que os calouros deveram ser recebidos com brincadeiras violentas e pejorativas, cedendo lugar a ações voluntárias e voltadas para uma sociedade mais justa.Após a coleta de donativos foram escolhidos duas instituições de caridade sendo: O CERVAC localizada na rua Raça do Morro da Conceição, 211, Bairro do Morro da Conceição, e o ASILO SANTA RITA localizada Cantor Luiz Gonzaga, 20– Jaguarana – Paulista.
Já dizia Gandhi “Somos a transformação que queremos no mundo” e os discentes de Logística e Recursos Humanos fizeram essa transformação em doação de 446litros de leite, onde dividimos 223 litros para cada instituição.
Para entrega dos donativos contamos com a colaboração dos discentes e colaboradores da IES, mostrando que é possível transformar a vida numa eterna lição de solidariedade.

trote_doação