Arquivos da categoria: Natal

Pos unidade Natal

image001

[Natal] Nassau comemora com as mães do Cidade da Esperança

image009Cerca de 150 mulheres do bairro de Cidade da Esperança, em Natal, receberam atendimentos gratuitos em diversas áreas no sábado passado (7). A ação, alusiva ao Dia das Mães, foi organizada pela Faculdade Maurício de Nassau em parceria com a organização não governamental Mulheres do Axé. Foram realizados atendimentos de saúde, palestras e sorteios.

A atividade ocorreu na Praça da Matriz, das 8h30 às 11h30. Estiveram envolvidos na atividade estudantes de nove cursos – Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Na área da saúde, foram feitos aferição de pressão, testes de glicemia, orientação sobre higiene bucal e atividades físicas, como treinamento funcional e aula de zumba.

Entre as palestras, houve rodas de conversa sobre relação entre pais e filhos e os limites na educação das crianças e direitos das mulheres, além de atendimento jurídico e uma oficina de microempreendedorismo.

image014 image007 image011  image005

image003

 

[Natal] Nassau realiza ação no Dia da Síndrome de Down

20160321_SindromeDeDown_AlcioneLeite (1) 20160321_SindromeDeDown_AlcioneLeite (3) 20160321_SindromeDeDown_AlcioneLeite (5) 20160321_SindromeDeDown_AlcioneLeite (13)

Na segunda-feira passada (21), foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para chamar atenção para a inclusão e convidar a sociedade a quebrar o preconceito, cerca de 20 crianças e adolescentes, portadores da doença, participaram de aulas de culinária, zumba e oficinas pedagógicas na Faculdade Maurício de Nassau, em Natal.

As atividades – feitas em parceria com a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte – aconteceram no bloco de Lagoa Nova, localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 3510. O trabalho foi desenvolvido por alunos dos cursos de Gastronomia, Educação Física e Pedagogia.

Para as crianças com idades entre 8 e 10 anos, os alunos e professores de Gastronomia prepararam uma receita de pão de queijo mineiro para ser executada no Laboratório de Práticas Gastronômicas. No pátio, a turma de Educação Física conduziu um aulão de zumba. E, em uma das salas de aula, o curso de Pedagogia trabalhou atividades lúdicas e pedagógicas para todas as idades.

A escolha das ações visa quebrar paradigmas e preconceitos com relação aos portadores da Síndrome de Down, estimulando nos alunos a consciência sobre a inclusão: atividades corriqueiras para a maioria como dançar ou preparar uma receita, mas que também são perfeitamente possíveis para qualquer um deles apesar das limitações que a doença provoca.

20160322PascoaSolidaria (6)

[Natal] Páscoa Solidária sensibiliza para doação de chocolates

Cento e cinquenta crianças da Escola Estadual Maia Neto tiveram uma surpresa especial no último dia 24, quando receberam lancheiras com chocolates preparadas por alunos e professores da Faculdade Maurício de Nassau em Natal. A ação faz parte da Páscoa Solidária, atividade de responsabilidade social desenvolvida anualmente pelo Grupo Ser Educacional. A entrega dos presentes foi realizada a partir das 8h, na Escola Estadual Maia Neto localizada na rua Paraná, s/n, bairro de Neópolis.

Os estudantes de Educação Física arrecadaram chocolates. O evento será conduzido pela turma do 8º período do curso juntamente com alunos do curso de Pedagogia que também prepararam uma série de brincadeiras com as crianças.

Os eventos de responsabilidade social visam conscientizar e envolver a comunidade acadêmica e a população em torno de ações solidárias. As atividades sempre atuam nas linhas de assistência ou inclusão social, ações sociais e práticas pedagógicas, ações para a comunidade ou de meio ambiente.

20160322PascoaSolidaria (2) 20160322PascoaSolidaria (10) 20160322PascoaSolidaria (17)

 

20160119_26_Capacita_Natal (122)

[NATAL] Capacita oferece mais de 70 cursos

A Faculdade Maurício de Nassau em Natal preparou atividades pelo Projeto Capacita para este mês de janeiro. São mais de 70 cursos com temas como negócios, empreendedorismo, gastronomia, saúde, qualidade de vida e educação. As inscrições podem ser feitas por quaisquer interessados nos blocos A ou B, localizados respectivamente na Avenida Engenheiro Roberto Freire, bairro de Capim Macio, e na Avenida Prudente de Morais, Lagoa Nova.

Realizado semestralmente, o Capacita traz como inovação desta vez a quantidade de atividades e a variedade dos assuntos abordados. Há diversas opções, a exemplo de “Como falar em público”, “Como se preparar para provas e concursos”, “Marketing pessoal e liderança”, “Como organizar as finanças pessoais”, “Direitos previdenciários básicos”, “Cálculos trabalhistas básicos”, “Capacitação para atendentes de farmácia”, “Noções de História de Natal”, “Etiqueta empresarial”, “Como perder peso” e “Novo Acordo Ortográfico”.

Neste ano, também foram incluídas ações na área de Gastronomia. Estes são os únicos pelos quais é cobrado um valor para inscrição – entre R$ 10 e R$ 20 -, apenas para o custo de insumos que serão utilizados na aula prática. Os cursos são “Como fazer brownies”, “Massas e molhos”, “Comida de boteco”, “Folheado e quiches”, “Sobremesas diet” e “Congelamento de alimentos”.

20160119_26_Capacita_Natal (39) 20160119_26_Capacita_Natal (81)

20160119_26_Capacita_Natal (125) 20160119_26_Capacita_Natal (122)

20160119_26_Capacita_Natal (73) 20160119_26_Capacita_Natal (46)

Bolsistas da Faculdade Maurício de Nassau são destaque nos Jogos de Karatê em Natal (RN)

Fotos: Carlota Joaquina
Fotos: Carlota Joaquina

Os estudantes integrantes do projeto “Nassau Formando Campeões” – desenvolvido pela Unidade Natal da Faculdade Maurício de Nassau – foram mais uma vez destaque nos Jogos Interclubes de Karatê Esportivo. Na segunda fase do campeonato, realizada sábado passado (20), os atletas Max de Souza e Pamela Thays Gonzaga foram os atletas ouro masculino e feminino. Além disso, a instituição ficou com o 1º e 2º lugares na geral de ambos os sexos e conquistou a 2ª colocação geral do campeonato.

Competiram 25 alunos da Nassau – sendo 15 deles bolsistas – que disputaram com quase 200 atletas de diversas instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Os bolsistas são apoiados pela Faculdade através do projeto “Nassau Formando Campeões” que atende 3.600 atletas com idades a partir dos 3 anos em 12 municípios do Rio Grande do Norte. Os  estudantes apoio através de atendimentos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem que fazem orientação na parte de saúde, além de utilizarem o Ginásio da Faculdade como espaço para treinamentos. A instituição oferece algumas bolsas de estudo para aqueles que se destacam quando atingem a idade de cursar o Ensino Superior.

Na primeira fase dos Jogos, a Faculdade Maurício de Nassau foi a campeã e permanece sendo uma das favoritas da última etapa. Além de Max e Pamela, outros alunos foram destaque na competição. Veja abaixo a classificação dos nossos atletas:

FEMININO
Kata Individual Feminino (verde a preta)
– Pamela Thays Gonzaga (1º lugar)
– Yonara Daniel (2º lugar)

Kumite Individual (verde a preta) – até 60kg
– Pamela Thays Gonzaga (1º lugar)

Kumite Individual (verde a preta) – acima de 61kg
– Yonara Daniel (3º lugar)

Kata Individual (branca a laranja)
– Dielle Fernandes (3º lugar)

Kumite Individual (branca a laranja)
– Dielle Fernandes (3º lugar)

MASCULINO
Kata Individual (Verde a preta) – juvenil
– Max de Souza (1º lugar)

Kumite Individual (verde a preta) – juvenil
– Max de Souza (1º lugar)

Kata Individual (verde a preta)
– Renato Arruda (2º lugar)
– Micael Guimarães (5º lugar)

Kumite Individual (verde a preta) – adulto
– Kleverson dos Santos (1º lugar)
– Thauam Costa (3º lugar)
– Micael Guimarães (4º lugar)

Kata Individual (branca a laranja)
– Fábio Santana (2º lugar)

Kumite Individual (branco a laranja)
– Fábio Santana (4º lugar)

Gestantes de Natal (RN) recebem doações do Maternidade Solidária

Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri

Professores e alunos da Faculdade Maurício de Nassau, em Natal (RN), entregaram no sábado passado (20) as doações de leite e fralda arrecadados durante a Semana de Enfermagem realizada em maio. A ação foi parte do projeto Maternidade Solidária e beneficiou as gestantes e mães do Gotinha da Esperança – iniciativa mantida pela Comunidade Espírita Irmãos do Caminho no bairro de Ponta Negra. Ao todo, foram doados cerca de 150 itens (entre latas de leite em pó e fraldas descartáveis) além de alguns enxovais que vão ajudar um grupo de 20 mulheres apoiadas pela comunidade. Além da doação, as mães presentes também receberam orientações sobre gestação e cuidados com o recém-nascido prestadas por alunos e professores de Enfermagem que participaram da ação.

Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri
Foto: Marilissa Maineri

Maternidade Solidária atenderá mães da Vila de Ponta Negra em Natal no próximo sábado (20)

Gestantes e mães da Vila de Ponta Negra, em Natal, terão um sábado diferente no próximo dia 20. Através do projeto Maternidade Solidária, alunos e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau darão a elas orientações sobre aleitamento materno, cuidado com o recém-nascido e planejamento familiar. Além disso, serão entregues enxovais doados pelos alunos com produtos de higiene pessoal, fraldas e roupas para os bebês. As beneficiadas fazem parte do programa “Gotinha de Esperança”, iniciativa do Centro Espírita Irmãos do Caminho que funciona naquele bairro.

A coordenadora de Enfermagem Marilissa Maineri explica que, além de uma oportunidade aprendizado, a ação serve também para estimular no aluno – de todas as áreas – o compromisso com a cidadania e responsabilidade social. “Foi proposta uma diversidade de atividades englobando todas as áreas de atuação dos cursos ofertados pela instituição, com o intuito de despertar na população local, e no corpo discente, valores sociais de autruismo e de responsabilidade social através de atividades lúdicas e interativas”, afirma.

Boa parte do material foi entregue pelos alunos durante a Semana de Enfermagem, realizada em maio deste ano. A entrada para as palestras era liberada apenas com a doação de uma lata de leite em pó. Outra parte, veio de doações espontâneas dos próprios estudantes que se sensibilizaram com o trabalho realizado com as gestantes locais.

O Gotinha da Esperança foi criado em 1997 e, desde então, vem propiciando às gestantes e mães carentes de Ponta Negra orientações básicas de saúde e garantindo o apoio alimentar às mulheres e crianças. Cerca de 10 alunos e 12 professores participarão da ação.