Arquivos da categoria: Maio Amarelo

Vitória da Conquista promove ação em prol do Maio Amarelo

Em apoio a Campanha Maio Amarelo, a Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista, realiza no domingo (28), a ação “Criança no Trânsito”, com o objetivo de auxiliar na conscientização e educação das crianças no trânsito.
Os estudantes dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores e Ciência da Computação criaram uma mini pista de trânsito onde os participantes terão a experiência de estar em uma via pública, na condição de pedestre ou condutor. Os estudantes do curso de Pedagogia  também irão participar com dinâmicas e integração das crianças.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura, Carolina Issa, ações como essa contribuem para que os participantes possam visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens. “Será um momento de orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção e transporte”, pontua.
A concentração para o evento será na Olívia Flores, estrada da UESB, bairro Candeias, às 8h30. Mais informações pelo telefone (77) 3429. 6458.
Sobre o Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surge com o objetivo de colocar em pauta, entre o Poder Público e sociedade civil, questões relacionadas à segurança no trânsito. Atualmente, de acordo com a OMS, 90% das mortes causadas em acidentes estão presentes em países em desenvolvimento, o que inclui o Brasil.
Crianças se ajudando Crianças aprendem normas de trânsito Crianças aguardam semáforo abrir Alunos participam da Ação Alunos se reúnem com o SIMTRANS Alunos de Arquitetura e Design de Interiores Criança no Trânsito

Nassau promove Maio Amarelo em parceria com prefeitura

DSC_0515

 

A Faculdade Maurício de Nassau Aracaju em parceria com a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de São Cristovão, realizou no último dia 26, às 8h nas dependências do Lar Imaculada Conceição, no centro histórico da cidade, o Seminário de tema “Minha escolha faz a diferença por um trânsito mais seguro”. Todos os anos, diversas ações visam alertar a população sobre o alto índice de mortos e ferido no trânsito. Só em Sergipe, segundo o Detran/SE, já foram registrados mais de 500 acidentes, até esse mês.

DSC_0505

A programação do seminário contou com palestras e mini cursosque foram pensados em associar trânsito mais seguro e turismo. Situada a apenas 14 km da capital Aracaju, a cidade é reconhecida como a 4ª mais antiga do Brasil e seu conjunto arquitetônico é considerado patrimônio cultural da humanidade e recebe todos os anos milhares de turistas que em boa parte chegam até o território sergipano pelas estradas.

O evento contou com a participação dos estudantes de Engenharias. O coordenador dos curso, Elísio Cristovão, destaca a importância dessas atividades para formação profissional. “Enquanto acadêmicos, é interessante que os alunos desenvolvam esse olhar mais apurado para o trânsito, afinal, esse pode ser o material de trabalho deles no futuro”.

Na oportunidade, o diretor da Faculdade, Marcus Vinicius Gava e o prefeito de São Cristovão, Marcos Santana alinharam novas ações, como por exemplo, a oferta de diversos serviços à população através do Projeto Nassau na Comunidade que está previsto para acontecer na cidade em agosto.

 

NABUCO Paulista realiza ação de educação no trânsito

Em alusão à Campanha Maio Amarelo, a Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Paulista, realizou uma ação de educação no trânsito, no dia 12 de maio, em frente à Igreja Matriz e na faixa do Paulista North Way Shopping, locais próximos à instituição.

A atividade foi uma parceria com a Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista e visou conscientizar alunos, funcionários e a comunidade que circularam naquele trecho sobre segurança de pedestres e motoristas.maio amarelomaio amarelo 4

FJN-PAULISTA promove Palestra sobre Operação Lei Seca

A Faculdade Joaquim Nabuco promoveu nesta quarta-feira (25.05.2016), uma palestra sobre a Operação Lei Seca no turno da manhã e noite.Estiveram presentes na ocasião Educadores e representante da Operação Lei Seca do DETRAN-PE, no qual apresentaram para a Comunidade Acadêmica o Objetivo da Operação Lei Seca,explanaram como é constituído esta operação e realizaram uma abordagem prática com alunos.Dando prosseguimento na atividade, o Educador Alexandre (aluno do curso de Administração da Unidade),relatou sua experiência com acidente no trânsito.Para a realização deste evento contamos com a Organização da Equipe de Responsabilidade Social da FJN-Paulista e a Parceria com o DETRAN-PE,no qual disponibilizaram sua equipe de educadores, material gráfico e bafômetro descartável para realizar um experimento com os alunos.Atividade_3Atividade_3.1Atividade_3.2Atividade_4

Vídeo Educativo: “MAIO AMARELO”

Atividade_2

Dando segmento nas atividades do Maio Amarelo na Joaquim Nabuco Paulista, um aluno Cadeirante Vitima de Acidente no Trânsito,organizou um vídeo de orientação no respeito as normas do Trânsito para os alunos da Instituição.Com objetivo de chamar atenção dos alunos para respeitar as normas de trânsito,ajudar no controle do combate a acidente,e levar a comunidade acadêmica a refletir sobre o que ocasiona diariamente acidentes no trânsito.Fazendo compreenderem que o objetivo maior do Projeto Maio Amarelo e da Operação lei Seca do Progra
ma do DETRAN é “SALVAR VIDAS”.

Orientação sobre segurança no Trânsito: “Ação, MAIO AMARELO”

As atividades em alusão ao “Maio Amarelo” deram inicio na Joaquim Nabuco Paulista com orientações a respeito às normas de trânsito e a faixa pedestre, com as pessoas que trafegaram pela rodovia PE-15, nas proximidades do Shopping North Way, Centro, na ocasião receberem dicas sobre segurança no trânsito. A ação foi realizada pela Equipe de Responsabilidade Social da FJN-Paulista, com alunos e professores da instituição e em parceria a secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte do Paulista. Na ocasião foram distribuídos materiais educativos a fim de orientar condutores e pedestres sobre quais medidas devem ser tomadas com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes.

Atividade_1Atividade_1.1Atividade_1.2

Blitz educativa marca as atividades do Maio Amarelo

Maio Amarelo

Na manhã desta quarta-feira (25), estudantes de Pedagogia do 1º e 5º da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, realizaram uma ação de caráter educativo em apoio ao movimento Maio Amarelo. Os estudantes se concentraram nos semáforos do cruzamento das avenidas Augusto Franco e Nova Saneamento, com faixa e panfletos informativos alertaram os motoristas que passarem pelo local para importância de respeitar a legislação e contribuir com um trânsito mais seguro.

De acordo com a coordenadora de Pedagogia, Niraildes Machado, a escolha dos alunos desta graduação para realizar a campanha não foi por acaso. “A ação reforça a importância do papel do Pedagogo como educador na construção de uma sociedade mais justa e consciente de seus deveres” declara Niraildes.

O diretor da Faculdade, professor Wagner Soares, afirma que “é preciso incentivar que não só os estudantes, mas toda sociedade esteja engajada nessa campanha. O nosso intuito é contribuir para conscientização dos motoristas quanto à responsabilidade e consequência de seus atos no trânsito”.

Uma das motoristas abordadas durante a ação foi a aposentada Maria dos Santos de 67 anos. Maria acredita que “é muito importante essa campanha. O que mais a gente vê é motorista irresponsável no trânsito e isso causa muitos acidentes”.

O movimento Maio Amarelo acontece mundialmente e tem como proposta principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e acidentes no trânsito.

Instituto Ser Educacional se engaja em ação pela diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito

collage

O Maio Amarelo é um movimento inspirado nas ações Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata. Seu principal objetivo é contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito, uma vez que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Neste sentido o movimento tem como símbolo um laço na cor amarela.

Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a UNINASSAU e o Instituto Ser Educacional integraram as ações através da mobilização dos alunos da Instituição para realização de fiscalizações de vagas prioritárias, blitz noturna e apresentação da calçada sensorial itinerante.

A fiscalização de vagas prioritárias e a implantação da calçada itinerante aconteceram em locais com ampla circulação de veículos e em estacionamentos de grandes centros comerciais da Região Metropolitana do Recife.  Nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, as atividades foram executadas no estacionamento do Shopping Recife, bairro de Boa Viagem. Nos dias 16 e 17, a ação foi realizada no Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho.

Nos dias 27 e 28, a ação aconteceu no estacionamento do Shopping Rio Mar. As atividades foram promovidas no Shopping Guararapes, entre os dias 23 e 24 de maio. Nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio, os alunos realizaram blitze educativas em restaurantes da do Recife, a partir das 19h.

Unidade Aracaju promove a campanha Maio Amarelo

 

Maio Amarelo

Esse ano a ação “O Espaço de cada um” ficou atrelada ao Maio Amarelo, campanha mundialmente conhecida por alertar a população sobre a questão da violência no trânsito. A unidade se preocupou em desenvolver atividades com caráter educativo.

Nesta campanha estiveram envolvidos como parceiros a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju) e o vereador Lucas Aribé, deficiente visual e atuante na questão da fiscalização de vagas exclusivas para deficientes.

A primeira das ações foi realizada na Orla de Atalaia 08, local de grande fluxo de veículos, principalmente por ser o maior destino de turistas e habitantes da cidade por sua variedade de bares e restaurantes. Neste momento trabalhou-se junto a SMTT o tema “Lei Seca”, alertando os motoristas com frases como “Se beber, não dirija”.

Já no dia 14, foi realizada uma palestra com o vereador Lucas Aribé. Deficiente visual, Lucas Aribé sofre no dia a dia com a falta de respeito de muitos motoristas e com as dificuldades para locomoção, além da falta de acessibilidade, esses e outros temas acompanharam sua palestra.  A professora Ediluzia também participou da mesa. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de pontuar e tirar dúvidas.

Já no dia 21, encerrando as atividades, a turma responsável pela ação foi a dos alunos de Pedagogia, coordenados pela Professora Nilraildes Prado, que desenvolveram uma esquete teatral no intuito de conscientizar o público em geral sobre a importância de se respeitar as vagas exclusivas para idosos e deficientes.