Arquivos da categoria: São Paulo

Campanha de Doação de Sangue na UNG

colagem

Campanha Doação de Sangue, realizada pelos alunos do Curso de Comercio Exterior, foi realizada no dia 16 de novembro e contou com a parceria do Banco de Sangue Paulista.

A campanha visa a conscientização de doar sangue. A cada uma bolsa de sangue 4 vidas são salvas, é um ato humanitário de extrema importância para a sociedade.

A coleta aconteceu no Campus Centro UNG e conseguimos 78 doadores.

 

4ª do Bem-Estar no Internacional Shopping Guarulhos

colagem

A Universidade UNG promoveu no dia 28 de setembro, mais uma edição da ação social 4ª do Bem-Estar, evento realizado em parceria com o Internacional Shopping Guarulhos mensalmente.

A 4ª do Bem-Estar tem como objetivo oferecer diversos serviços gratuitos ligados à saúde e conta com a participação dos cursos de Psicologia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, da Equipe COASS (Comissão Organizadora de Alunos para Ações Sociais – UNG) e dos Intérpretes de Libras .

Esse mês tivemos a participação dos Intérpretes de Libras que atuaram com a orientação sobre a língua de sinais em comemoração ao dia dos Surdos, e também com a Campanha do Setembro Amarelo, Mês Internacional sobre Prevenção de Suicídio.

Confira atividades:

– Psicologia – Orientação psicológica e avaliação do nível de estresse

– Nutrição – Orientação Nutricional

– Fisioterapia – Orientações de Disfunções Temporomandibulares e Lombalgias

– Biomedicina – Teste para Hepatite C

– Equipe COAAS – Atendimentos relacionado ao Setembro Amarelo

– Intérpretes de Libras – Demonstração da Leitura de Sinais

frenteverso

Universidade UNG recebe selo de responsabilidade social

Selo-RSocial-2016-2017

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) conferiu à UNG o selo de reponsabilidade social do ano de 2016. A ABMES procura qualificar as instituições de ensino superior (IES) que desenvolvem, ao longo do ano, projetos que promovam o ensino responsável.

Este é o 11ª ano que Universidade UNG participa da Campanha. O selo é uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido das IES, no caso da UNG, mostra o reconhecimento da sua atuação expressiva em prol da comunidade. Esta certificação é resultado do trabalho de professores, alunos e comunidade acadêmica, de um modo geral, que se envolve na promoção de ações de extensão.

Instituições de Ensino Superior de todas as regiões brasileiras se mobilizaram. Essa foi a 12ª edição do projeto que envolve alunos, professores e técnicos de cerca de 800 faculdades, centros universitários e universidades do país.

O selo tem validade de um ano, ou seja, um ciclo da Campanha. A certificação é renovada com a participação nas edições seguintes.

SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ABMES – UNG

colagem 1

A Semana de Responsabilidade Social da UNG concluiu suas ações com saldo bastante positivo. Em seis dias, mais de 25 atividades foram desenvolvidas por estudantes e professores, beneficiando milhares de pessoas, que receberam gratuitamente atendimentos em diferentes áreas da saúde, participaram de oficinas educacionais e recreativas, aprenderam sobre direitos e deveres e conheceram e puderam desfrutar de várias orientações.

Na Semana de Responsabilidade Social participam as  IES particulares de todo o País , iniciativa idealizada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), a UNG participa todos os anos dessa iniciativa, ações como essas possibilitam os estudantes e professores um maior contato com a sociedade e seus problemas, e contribuem para a formação de multiplicadores sociais. Alunos que antes tinham uma visão restrita do trabalho em eventos desse cunho viram o quão benéfico é para eles, como pessoas e profissionais, o desenvolvimento da responsabilidade social.

DATA HORÁRIO AÇÃO LOCAL
12/set 09h às 12h Feira da Saúde UNG Praça Teresa (Matriz)
13/set 09h às 11h Bem-Estar Kids UNG CEU Rosa de Franças
14/set 09h às 12h Circuito da Saúde UNG Bosque Maia
15/set 09h às 12h Circuito da Saúde UNG Bosque Maia
16/set 09h às 12h Feira da Saúde UNG Praça Teresa (Matriz)
17/set 08h às 13h Ação Social UnG Associação dos Moradores Desapropriados da Zona Aeroportuária de Guarulhos (Jardim Marilena)

Participação dos Cursos: Biomedicina, Comunicação Social,  Direito,  Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia,  Psicologia, Recursos Humanos, Serviço Social, Turismo. Foram feitos mais de 2.000 atendimentos.

colagem

 

UNG REALIZA CAMPANHA CONTRA DENGUE NO TROTE LEGAL

colagem 16.2

O momento de receber os calouros é muito importante para que esses alunos se sintam acolhidos e envolvidos na vida acadêmica.

A UNG é contra as brincadeiras violentas e pejorativas e programa de forma lúdica atividades  de  as boas-vindas aos calouros com  ações ligadas à responsabilidade social.

Esse ano a programação sugerida pelo Instituto ser Educacional teve como objetivo a Campanha de Combate a Dengue, programamos atividades em todos os campi e também em locais do entorno da Universidade, pois acreditamos que juntos somos mais fortes no combate a Dengue.

Violência contra mulher foi tema de palestras na Universidade UNG

colagem

Em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, a Universidade UNG promoveu palestras com o tema “violência contra a mulher – debate sobre a Lei Maria da Penha (dia da promulgação da lei) ”.

A primeira palestra aconteceu no Campus Itaquá, 18 de agosto das 19h30 às 21h, na sala D015, com a palestrante Dra. Fabiana Costa, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – Itaquá.

Já a segunda palestra foi realizada no Campus Guarulhos Centro, 31 de agosto, das 9h às 12h, anfiteatro F, com a palestrante e jornalista Debora Prado, Instituto Patrícia na apresentação do dossiê violência contra as mulheres promovida pela Coordenadoria de Políticas para as mulheres.

banner centro_lei maria da penha2

UNG reúne especialistas da saúde no I ENCONTRO DE DOENÇAS RARAS: DILEMAS E DESAFIOS NA ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS E SUAS FAMÍLIAS

colagem

Especialistas de diversas áreas da saúde se reuniram, 17 de agosto, na Universidade UNG para o 1º Encontro de Doenças Raras: Dilemas e Desafios na Atenção às Pessoas com Doenças Raras e suas Famílias, compareceram no evento 431 pessoas.

“Abrimos as portas da Universidade, em parceria com a Secretaria da Saúde de Guarulhos e com a APMPS, com a intenção de incentivar as discussões sobre Doenças Raras, entre os profissionais da saúde e educação, além dos familiares. Essa caminhada não é fácil, e demanda acolhimento, atenção e carinho”, enfatiza Luciene Figueiredo, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade UNG.

Em parceria com a Secretaria da Saúde de Guarulhos e a Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissararidoses e Doenças Raras (APMPS), foram ministradas palestras sobre: O que são Doenças Raras? Conceitos básicos; Dilemas e Desafios na rede de atenção à saúde para atenção às pessoas com doenças raras e suas famílias; Dilemas e Desafios para academia, na graduação e pós-graduação, na formação de profissionais para a produção do cuidado às pessoas com Doenças Raras e suas famílias; A invisibilidade das pessoas com Doenças Raras e suas famílias; Dilemas e Desafios da Rede Municipal de Educação na garantia dos direitos da criança e adolescentes com Doenças Raras e suas famílias; Dilemas e Desafios para Sociedade Civil organizada na garantia de direitos de pessoas com Doenças Raras e suas famílias, além de roda de debates e depoimentos de pessoas com diagnóstico de Doença Rara.

Para encerrar o evento tivemos a participação do ator Tadeu Di Pietro, que poeticamente discorreu sobre as raridades que todas as pessoas possuem e o quanto a raridade pode ser bela e especial.

“Como Presidente da Associação dos Portadores de Síndrome de Ondime e mãe da portadora de Ondine mais velha, não poderia deixar de prestigiar e participar de um evento tão significativo. Estou emocionada e cheia de bagagem para levar ao meu trabalho e ajudar os portadores de doenças raras, que necessitam, cada vez mais, de ações como estas da Universidade UNG, que se preocupem em promover uma melhoria de vida para essas pessoas”, declarou a advogada Roseana Pimentel.

Campanha de aleitamento materno são temas de palestras promovidas nas UBS pela UNG

Colagem

Em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação, festejado dia 1º de agosto, a Profa. Gabriela Giro Araújo e alunos do curso de Pós-graduação em Odontologia da UNG estão promovendo diversas palestras informativas e gratuitas, para gestantes que integram grupos de apoio e orientação a novas mamães.

A primeira palestra aconteceu no dia 11 de agosto, na UBS São Rafael e as próximas ocorrerão no dia 15 de agosto, às 14h, na UBS Novo Recreio, localizada na Av. Paulo Canarinho, 65 – Novo Recreio, e no dia 25 de agosto, às 10h e 14h, no Pronto Socorro do Alvorada, na Av. Santa Helena, 145 – Jardim Maria Dirce, ambos em Guarulhos.

As palestras visam orientar e ressaltar a importância da amamentação no desenvolvimento da face, e os primeiros cuidados com a higiene bucal na primeira infância e a importância de deixar a criança se sujar no seu desenvolvimento imunológico.

O Dia Mundial da Amamentação foi criado em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação, com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.