Arquivos da categoria: Fortaleza

Natal Solidário leva diversão para crianças com câncer em Fortaleza

1482174974910927

Estudantes da unidade Fortaleza da Maurício de Nassau promoveram uma manhã de brincadeiras, alegria e confraternização para mães e crianças com câncer, que são ajudadas pelo Lar Amigos de Jesus, na capital cearense.

1482174974910926Na ocasião, foram doados cerca de 60kg de alimentos arrecadados através de doações feitas pelos próprios alunos. Também foi organizado um café da manhã para as crianças e para as mães que as acompanham durante o tratamento de diversos tipos de câncer.

1482174974910928

Tão importante quanto garantir a formação acadêmica, o grupo SER Educacional busca garantir formação Humana para seus alunos. Atividades como esta certamente farão os estudantes terem maior consciência de seu papel transformador da realidade social em que vivem.

 

Novembro Azul movimenta Nassau em Fortaleza

Novembro Azul blog4

O Novembro Azul, campanha mundial pela prevenção ao câncer de próstata, movimentou a unidade Fortaleza da Faculdade Maurício de Nassau, mobilizando mais de 150 alunos.

Novembro Azul blog3

Alunos da disciplina de Fisiopatologia em Urologia, do curso de Fisioterapia, fizeram uma série de atividades de educação em saúde e prevenção ao câncer de próstata, tanto na parte interna quando externa da sede da Faculdade.

Novembro Azul blog5

 

Alunas do curso de Enfermagem foram convidadas a palestrar para funcionários das duas unidades do Supermercado Carrefour na cidade de Fortaleza. Além de serviços de aferição de pressão, medição de glicemia e IMC, as mesmas informaram aos presentes sobre estratégias e formas de prevenir DSTs e Câncer de Próstata.

Novembro Azul blog2

Outra turma de Enfermagem participou de uma grande ação de prevenção ao câncer de próstata na sede do DETRAN/CE. A atividade foi executada em parceria com o setor de segurança do trabalho daquela instituição.

No total, foram quase 1000 atendimentos de saúde e prevenção ao câncer realizados ao longo de todo mês de Novembro.

Novembro Azul blog1

Nabuco Fortaleza realiza ação de saúde

1479911456468695

Alunos de Enfermagem da Faculdade Joaquim Nabuco Fortaleza realizaram, no último dia 20 de Novembro, uma grande ação de saúde para moradores do bairro Antonio Bezerra, região Oeste de Fortaleza, durante o evento Kairós.

Com mais de 7.000 pessoas participando, o Kairós foi um evento promovido pelo Discipulado de Jesus Cristo, congregação religiosa atuante em uma serie de bairros carentes do município de Fortaleza. Os alunos do curso de Enfermagem da FJN Fortaleza atuaram fazendo medição de pressão, glicemia, índice de massa corpórea e educação em saúde no combate ao câncer de mama e de próstata.

1479912362505059

Fortaleza mobiliza alunos para discutir Diversidade e Consciência Negra

Montagem1

No último dia 25 de Novembro, alunos do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau Fortaleza realizaram o III Encontro da Diversidade e Consciência Negra. O evento, que acontece todos os anos, discute fundamentalmente a diversidade racial e sexual, bem como um tema transversal extremamente importante: a violência contra a mulher.

O evento abordou a Diversidade através de uma peça de teatro performada pelo Grupo de Teatro Psico Arte Nassau, formado por alunos de Psicologia, e o Grupo de Estudos em Psicodrama. Logo em seguida, o Laboratório de Inclusão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do estado do Ceará falou sobre Acessibilidade.

Montagem2

Temas como Travestilidade, Transexualidade, e o Combate à Transfobia também foram apresentados no evento, através de exposições das professoras Evelyn Onofre e do Projeto Transpassando.

Fortaleza promove Dia de Beleza para mulheres com Câncer

Imagem5Ocorreu na manhã desta quinta-feira mais uma ação de Outubro Rosa promovida pela Faculdade Maurício de Nassau. Desta vez, visando gerar bem-estar para mulheres em tratamento de câncer, alunos da Fisioterapia promoveram uma manhã inteira de cuidados de beleza.

Imagem1A ação aconteceu em parceria com o CRIO. Referência em Oncologia no estado do Ceará, o Centro Regional Integrado de Oncologia- CRIO é um completo centro de assistência que atua desde a prevenção até o tratamento do câncer. Dentro dele está a NOSSA CASA, oscip que atua recebendo e abrigando pessoas com câncer provenientes do interior do estado do Ceará, que precisam vir para Fortaleza continuar seu tratamento.

Imagem3Além de cuidados com estética das mulheres que estão internadas na instituição, os alunos também promoveram doação de kits de maquiagem da empresa Vult Cosméticos, de brincos, e doação de cabelo para confecção de perucas, tão necessárias para auxiliar no resgate da auto-estima de mulheres que passam pelo tratamento quimio ou radioterápico.

Imagem4Além das atividades feitos diretamente com as mulheres, os alunos puderam preencher adesivos no mural #LeveMaisAmor. O mural é um grande recorte, onde pessoas podem escrever mensagens de conforto, de ajuda, de auxílio, às pessoas que estão em tratamento no CRIO. Quando fica cheio, os post-its são retirados do mural e entregues para os pacientes em tratamento.

Imagem2

 

[Fortaleza] Nassau em Ação promove Saúde nas comunidades

montgem

Mais uma etapa do programa Nassau em Ação, que leva atendimento de saúde gratuito para as mais diversas comunidades de Fortaleza, aconteceu, desta vez na praça da Aerolândia. O bairro é originário na década de 30, quando pedreiros, carpinteiros, serventes e outros trabalhadores ocuparam a região durante a construção da Base Aérea de Fortaleza.

montgem2

Apesar de conviver com episódios de violência urbana, o bairro ainda guarda características bem peculiares; ainda é possível ver moradores sentados em banquinhos, de frente às suas casas, conversando alegremente com seus vizinhos. A famosa “pracinha da Aerolândia” ainda é um dos locais mais frequentados pela comunidade.

“A proposta do Nassau em Ação é justamente essa: aproveitar espaços públicos pára levar ações de educação e saúde para o máximo possível de pessoas e comunidades de Fortaleza”, comenta Ricardo Figueroa, do setor de Responsabilidade Social da Faculdade Maurício de Nassau Fortaleza. “No final do ano conseguiremos compilar os dados do programa como um todo, para saber quantas pessoas pudemos atender e que locais visitamos, e isso vai nos dar uma dimensão maior da atividade, para programar as ações já pensando em 2017″, complementa.

Fortaleza recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável

A Faculdade Maurício de Nassau – Fortaleza recebeu pelo segundo ano seguido o selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela ABMES – Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior. O Selo é uma confirmação da postura socialmente responsável da Faculdade junto à sociedade cearense.

Promovido desde 2005, o selo é uma iniciativa da ABMES que busca valorizar as ações de responsabilidade social que as instituições de ensino superior desempenham por todo o país. Com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [SINAES], a contribuição ao desenvolvimento e inclusão social, à defesa do meio ambiente, aos cuidados com o sistemas de saúde, a defesa dos direitos humanos, memória, patrimônio e produção artísticos e culturais passam a fazer parte da avaliação das IES; com isso, as instituições tem se empenhado cada vez mais na sistematização das suas ações de responsabilidade social.

O Selo passa a fazer parte das campanhas de responsabilidade social da Faculdade Maurício de Nassau - Fortaleza até setembro de 2017.
O Selo passa a fazer parte das campanhas de responsabilidade social da Faculdade Maurício de Nassau – Fortaleza até setembro de 2017.

Para Ricardo Figueroa, que organiza as ações de Responsabilidade Social da Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza, o selo é um reconhecimento também da iniciativa dos alunos: “Sem eles quase nenhuma das nossas ações aconteceriam. É a presença, o envolvimento e a dedicação dos nossos alunos que nos permite desenvolver as atividades; este prêmio é nosso, mas é também de cada um dos mais de 800 alunos que participaram das ações sociais promovidas pela unidade em 2016″, comenta.

Faculdade na Comunidade vai ao interior do Ceará

Imagem4

50 alunos da área da saúde viajaram quase 200km, saindo de Fortaleza e indo até a cidade de Russas, no interior do Ceará, para levar atendimento gratuito de saúde para os moradores daquela cidade. Era o projeto Faculdade na Comunidade, que saia dos muros da sede da Faculdade Maurício de Nassau Fortaleza e visitava pela primeira vez o interior do estado.

Sob a supervisão do prof. Mário Roseno, a trupe inicialmente armou suas estruturas na praça principal do Município e iniciou os atendimentos à comunidade, oferecendo uma manhã inteira dos mais variados cuidados.

Imagem3

Considerando a proposta de interiorizar de verdade as ações da Faculdade Maurício de Nassau, os alunos, com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania – INEP, se deslocou para os distritos mais afastados da cidade, levando atendimento gratuito à população que mais precisava.

Imagem1

Nos dois dias de atividade, foram realizados mais de 1000 atendimentos, nas mais diversas  áreas, como medição de IMC, glicemia, pressão, educação em saúde, prevenção de doenças e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Imagem2

Atividades do Setembro Amarelo agitam Fortaleza

Imagem11

A Faculdade Maurício de Nassau Fortaleza realizou a primeira de uma série de atividades voltadas para o Setembro Amarelo, mês internacional de prevenção ao suicídio.

A campanha é um esforço mundial de conscientização quanto aos cuidados e à prevenção contra o suicídio, que é responsável por cerca de 1 milhão de mortes todos os anos. “Estima-se que esse número suba para 1 milhão em meio até 2020. Quase 50% das mortes violentas registradas a cada ano são suicídios; precisamos lutar para reverter esse quadro”, afirma Ricardo Figueroa, do setor de Responsabilidade Social da instituição.

O Projeto PRAVIDA, grupo de apoio e assistência terapêutica a pessoas que tentam suicídio, visitou a sede da Maurício de Nassau e ministrou um treinamento sobre “Atendimento ao Paciente com Risco de Suicídio” para os alunos de psicologia da unidade. Na atividade, também foi apresentado o trabalho do grupo e as técnicas que eles utilizam para auxiliar pessoas que telefonam para os números emergenciais buscando apoio.

Esta foi apenas uma das atividades desempenhadas durante a campanha; está também nos planos da Faculdade a criação de um vídeo, convocando as pessoas a conversar sobre suicídio, compreendendo que este pode ser um passo importante para evitar que mais mortes como essas aconteçam.

cvv

Capacita 2016 FORTALEZA

CAPABLOG

Os cursos acontecerão pela manhã e à noite, de 11 a 22 de Julho, na sede da Faculdade Maurício de Nassau, na Av Aguanambi 251, Joaquim Távora, utilizando a mesma estrutura que os estudantes da Nassau já utilizam. Cada aluno deverá doar 1 quilo de alimento não-perecível, que será doado para instituições onde a faculdade já promove ações de saúde e responsabilidade social.
Lembramos que cada pessoa pode se inscrever em até 3 cursos.

As inscrições são feitas através do formulário online neste site. Nesse link também se encontra a lista de cursos.

Maiores informações poderão ser obtidas no telefone 85 3201 2411 ou pelo email nassaucapacita@gmail.com