Arquivos da categoria: Calçada Sensorial Itinerante

UNINASSAU e Instituto Ser Educacional no I Congresso Internacional Inclusion

1495713389765306

O I Congresso Internacional Inclusion foi realizado pela empresa Inclusion Cursos, com apoio, dentre outros, da UNINASSAU e do Instituto Ser Educacional. Realizado nos dias 19/05 e 20/05, em Porto de Galinhas, teve como objetivo disseminar conhecimentos, identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidade, reabilitação e inclusão social desse segmento.

O seminário teve como tema “Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, motora e as perspectivas da tecnologia Assistiva” e, sua programação, contemplou gestores, pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da educação, saúde, direito, familiares e pessoas com deficiência para facilitar o intercâmbio de informações relevantes.

Sergio Murilo Junior, Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, apresentou, durante 40 minutos, as ações inclusivas realizadas pelo Grupo, que contou com um stand para demonstração de alguns de seus projetos, como o Bike sem Barreiras, o Praia Sem Barreiras, o Circo Social UNINASSAU, a Calçada Sensorial Itinerante, o Termômetro de transplantes e o Projeto Mães Produtivas. O evento contou também com a participação de Fernando Henrique, jovem com Síndrome de Down e aluno do Projeto Circo Social UNINASSAU, além da para-atleta Suely Guimarães, usuária dos projetos praia sem barreiras e bike sem barreiras.

Calçada sensorial participa do Circuito de Acessiblidade em Aracaju

A Faculdade Maurício de Nassau Aracaju participou do Circuito de Acessibilidade promovido pelo Ministério do Trabalho de Sergipe. O evento teve como objetivo dar mais visibilidade à questão das necessidades das pessoas com deficiência.

O evento foi realizado no calçadão da Praça Olímpio Campos, no centro comercial de Aracaju.  A calçada sensorial chamou a atenção de quem passava pelo local. Vendadas, as pessoas eram convidadas a atravessar uma rua cheia de desafios, como buracos, objetos, calçadas desniveladas, entre outros, apenas com o auxílio de uma bengala.

Calçada sensorial

A calçada foi o principal atrativo da reportagem feita pela TV Alese, emissora da Assembleia Legislativa de Sergipe. Até a repórter se aventurou em caminhar pela calçada de olhos vendados.

A ação mostrou mais uma vez, a importância de pensar a acessibilidade como um direito do cidadão, afinal, todo indivíduo tem o direito de ir e vir.

TCU firma parceria com o Grupo Ser Educacional

BLOG TCU

O projeto da calçada sensorial itinerante esteve em Brasília durante o lançamento da Comissão de Acessibilidade do TCU.
Na ocasião estiveram presentes o presidente da corte ministro Aroldo Cedraz, o vice-presidente ministro Raimundo Carrero, o procurador do MP Sérgio Caribé e a deputada Federal Mara Gabrili.
O coordenador de responsabilidade social do  Grupo Ser Educacional Sérgio Murilo Jr. esteve presente ao evento e em sua fala enfatizou a importância da instalação da comissão e colocou o projeto à disposição do Tribunal e das demais instituições da república.
Diante do sucesso do projeto, o Palácio do Planalto e o Senado Federal solicitaram que a calçada passasse um período em cada instituição.
O  presidente do TCU ministro Aroldo Cedraz fez a vivência prática, vendando os olhos e caminhando pela calçada.
O projeto foi montado na galeria dos ex-presidentes, local nobre e de grande visitação pública.