Arquivos da categoria: Projeto Capacita

Agenda Social #6

Você Viu?

A Faculdade UNINASSAU Parnamirim promoveu, entre os dias 25 de julho e 04 de agosto, o Projeto Capacita. Ao todo, foram oferecidas 5.300 vagas em cursos gratuitos nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Negócios. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação da população para o mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos gratuitos de rápida duração e com certificado.

Segundo o diretor da IES, Leandro Barbieri, o Projeto é uma grande ocasião para a comunidade aumentar o seu potencial profissional. “Essa ação de Responsabilidade Social visa o crescimento da população de um modo geral. É uma oportunidade singular de se qualificar sobre temas atuais e que estão conectados com os mundos do trabalho e acadêmico e que são aplicáveis na rotina das pessoas”, explica.

———————————————————————————————————————————————————————————–

A Faculdade UNINASSAU Natal promoveu no último dia 31, às 15 horas, a entrega de meia tonelada de alimentos ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN).

Os mantimentos foram arrecadados durante os meses de junho e julho, quando foi realizado o Projeto Capacita, que tem o intuito de oferecer de forma gratuita, cursos profissionalizantes à população. Nesta edição foram promovidos 50 minicursos de diferentes áreas com objetivo de capacitar os jovens profissionais da região.

Para o diretor da Instituição de Ensino Superior (IES), André Lemos, o projeto representa um importante papel social para os cidadãos. “Através do Capacita conseguimos dar oportunidade para que jovens profissionais possam atualizar e se qualificar para mercado. Além disso, com a colaboração dos participantes ainda conseguimos ajudar nos trabalhos desenvolvidos por entidades filantrópicas do nosso Estado”, pontuou.

UNINASSAU Acontece

Casar com direito a Marcha Nupcial, véu e grinalda é o sonho de muitas mulheres, que, por vezes, precisam adiar os planos de um matrimônio cheio de pompas por diversas situações do cotidiano, mas, principalmente financeira. No entanto, 100 casais foram selecionados para participar de um casamento coletivo, inteiramente gratuito, quando poderão oficializar a união em uma cerimônia completa, para dois mil convidados.

Este é o terceiro ano que o Casamento de Rainha, um sonho coletivo torna real o desejo de vários casais que sempre almejaram participar deste ritual conjugal. A celebração aconteceu na segunda-feira, 30 de julho, no Arcádia de Apipucos, às 18h. A Cerimônia Católica foi celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Também houve a benção matrimonial concedida por um pastor.

A parceria com a UNINASSAU foi firmada por meio do Núcleo de Responsabilidade Social do Ser Educacional, grupo mantenedor do Centro Universitário. Sérgio Murilo, coordenador do setor, afirma que a Instituição sempre cumpre o seu papel de contribuir com a sociedade na qual a Instituição está inserida. “Nós da UNINASSAU temos o dever de contribuir com o crescimento pessoal da população, buscando também o seu progresso pessoal, social e econômico, e isso inclui também a educação”, declara.

 

Colagem sem título (3)

Projeto Capacita movimenta mês de janeiro nas unidades do Grupo Ser

No período de 08 à 31 de janeiro, a UNINASSAU realizou o Projeto Capacita 2018.  A ação ofereceu mais de 14 mil vagas para atividades profissionalizantes nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Tecnologia. As aulas aconteceram nos municípios de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Esses cursos de extensão foram ofertados de forma presencial e ofereceram gratuitamente capacitações através de aulas práticas e teóricas.

Além da UNINASSAU, o Projeto Capacita aconteceu nas diversas Unidades do Grupo Ser Educacional, entre elas, FMN Caruaru, FMN Mercês, FMN Pituba, FMN  Lauro de Freitas, FMN Natal, FMN Fortaleza, FMN Maceió, FMN João Pessoa, Campina Grande, FMN Teresina, FMN São Luiz, FMN Manaus, FMN Belém, FMN Parnaíba, UNG Universidade (SP), UNAMA – Universidade da Amazônia (PA) e FIT/UNAMA – Faculdades Integradas do Tapajós (PA).

Faculdade Maurício de Nassau oferece 38 cursos gratuitos em Vitória da Conquista

Professor Giovane Brito
Professor Giovane Brito

Por Mara Ferraz

Durante os dias 11 e 25 de janeiro a Faculdade Maurício de Nassau oferecerá cursos gratuitos de capacitação para a cidade de Vitória da Conquista. Serão abordados assuntos nas áreas de Administração, Psicologia, Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, com 38 cursos a serem ministrados. Para a unidade de Vitória da Conquista, estão sendo oferecidas em torno de 2 mil vagas. As aulas serão aplicadas na própria instituição sempre das 18h30 às 21 horas.

DSC_1251

De acordo com Ricardo Marques, diretor da Instituição, essa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos para diferenciar suas competências no mercado de trabalho. “Um dos objetivos dessa ação é justamente auxiliar a comunidade no seu dia a dia, levando à eles o nosso conhecimento acadêmico”, defende. O projeto Capacita é fruto de ações de responsabilidade social, compromisso que o Grupo Ser Educacional vem construindo ao longo dos anos em suas unidades e visa contribuir com a sociedade oferecendo capacitação gratuita aos interessados.

Nassau oferece curso para capacitar profissionais em LIBRAS

Curso de LIBRAS

Através do projeto Capacita in Company da Faculdade Maurício de Nassau unidade Aracaju, foram ofertados cursos de LIBRAS no mês de julho para empresas parceiras da Instituição. A começar pela empresa Multiserv.

Os funcionários da Multiserv receberam, durante uma semana, uma capacitação em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. A facilitadora do curso foi a professora Niraildes Machado Prado, coordenadora das graduações de Letras e Pedagogia da Maurício de Nassau com mais de 25 anos de experiência com educação de surdos em Sergipe.

A turma foi composta por cerca de 50 gestores, o que, segundo a professora Niraildes, irá proporcionar mais acessibilidade de comunicação e a oportunidade de ingresso de surdos no mercado de trabalho.

Em seguida,  foi a vez dos colaboradores e agentes de trânsito da SMTT receberem a capacitação. Destes que participaram, apenas um agente já tinha algum conhecimento da língua. Os agentes aprenderam em sinais as letras, números, expressões do dia a dia e até como dar as coordenadas de trânsito em LIBRAS. Para descontrair, a professora Niraildes encerrou o curso ensinando aos agentes a cantar através dos sinais, a música “Ai se eu te pego” de Michel Teló.

 

Aracaju encerra o semestre com entrega de donativos

Foto divulgação

O primeiro semestre letivo de 2016 foi de muito trabalho e responsabilidade social na unidade Aracaju. Diversas atividades foram realizadas ao longo do período entre elas, o Projeto Capacita, que mais uma vez disponibilizou conhecimento em troca de solidariedade. Em sua última edição, foram arrecadados mais de 100 kilos em alimentos não perecíveis.

Os alimentos foram doados ao Projeto Esperança. A instituição que cuida de crianças em situação vulnerável em Aracaju, atende 60 crianças e oferece diversas oficinas como música, futebol, capoeira, reforço escolar e cursos profissionalizantes para adolescentes, além de refeições como lanche e jantar.

Segundo a coordenadora do Projeto Esperança, Ana Luzia, a doação veio em boa hora, já que a instituição tem passado por diversas dificuldades. Os interessados em ajudar o Projeto Esperança, podem entrar em contato através dos números (79) 3243.2652 ou 98837.7297.

Salvador oferece 65 cursos gratuitos

semana capacita 2016.2

Para quem quer aproveitar as férias para se qualificar, essa pode ser a oportunidade, pois a Faculdade Maurício de Nassau, unidades Salvador, está oferecendo 65 cursos gratuitos de capacitação durante todo o mês de julho.

São contempladas as áreas de Administração e Gestão de RH, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Segurança do Trabalho. “ O objetivo do capacita é promover a formação continuada da população e sabemos que nesse momento delicado que o nosso país enfrenta é indispensável a qualificação para a inserção no mercado de trabalho”, explica a coordenadora acadêmica, Andreia Aquino.

Nassau faz doação de alimentos arrecadados no Capacita

DSC_0239

Duas instituições foram beneficiadas com os alimentos arrecadados

A Faculdade Maurício de Nassau está oferecendo diversos cursos gratuitos à comunidade com certificado através do Projeto Capacita até o dia 22 deste mês. Para se inscrever no Capacita, além de documentos pessoais, os interessados também são convidados a contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

Na manhã da última sexta (15), a direção da faculdade, coordenação pedagógica e colaboradores foram até duas instituições fazer a entrega das doações arrecadadas no Projeto Capacita. Nesta primeira etapa foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis.

A escolha das instituições foi com base na indicação de colaboradores e docentes que conhecem  ou já trabalharam como voluntários nos projetos. A intenção era de dividir a doação para instituições que tenham como finalidade cuidar de crianças e idosos explica a professora Luciana Marques.

DSC_0251

Uma das instituições escolhidas foi o Projeto Esperança que atende a crianças e famílias de uma comunidade carente no Bairro Farolândia, em Aracaju. Mantido principalmente por voluntários, hoje assiste a 60 crianças, meninos e meninas de faixa etária diversa, oferecendo oficinas de violão, teclado, informática, capoeira.

Para a coordenadora do Projeto, Ana Luzia, essa doação é de extrema importância e muito bem vinda. “Como a gente oferece refeição pra eles, essa doação é muito útil porque essas crianças às vezes só tem a refeição que recebem aqui e a da escola por conta da situação de miserabilidade da família” explica a coordenadora.

Já o Asilo Rio Branco, instituição que recebeu outra parte dos donativos, abriga 37 idosos.  Hoje 70% da renda vêm da aposentadoria dos próprios idosos, sócios contribuintes e voluntários, mas segundo Micheline Figueiredo Franca, assistente social da instituição, só isso não é suficiente, eles precisam de muito mais doações.

DSC_0258

Para Micheline,“É muito importante e gratificante saber que dentre tantas instituições vocês escolheram a gente. E a gente realmente tá precisando e muito. Porque parece que as pessoas esqueceram um pouco da gente e como a gente não é de pedir então toda doação ajuda”, declara. Segundo a técnica de nutrição Euzélia Maria a doação foi ótima, e os alimentos são muito importante na alimentação dos idosos. “Vai durar um bom tempo”, comenta Euzélia.

Para quem deseja participar dos cursos e de extensão do Capacita, ainda existem 18 opções de cursos iniciando nesta segunda-feira (18). As doações arrecadadas com o Capacita na próxima semana serão direcionadas a mais um asilo em Aracaju.

As inscrições continuam na secretaria da Instituição. Todos os cursos serão ofertados na sede da Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Avenida Delmiro Gouveia, 800, na Coroa do Meio. Para efetivar a inscrição, os interessados deverão trazer 1 quilo de alimento não perecível e documentos pessoais. Não é exigido grau de escolaridade e a idade mínima para os inscritos será de 18 anos. O telefone de contato para mais informações é o 079 3226-7650 ou 99918-1159.

Aracaju oferece cursos gratuitos para população através do Projeto Capacita

A iniciativa é uma ação de responsabilidade social que busca colaborar com a sociedade oferecendo capacitação gratuita. A fim de promover o aprendizado, e contribuir para profissionalização de estudantes e trabalhadores, serão oferecidos cursos gratuitos em diversas áreas de conhecimento pela Faculdade Mauricio de Nassau através do projeto Capacita, edição 2015.2. O projeto acontece duas vezes por ano, nos meses de Janeiro e Julho, que é o período em que a faculdade está de férias. Um dos pilares do projeto Capacita é a oferta da qualificação profissional para aqueles que almejam conseguir um diferencial competitivo no mercado de trabalho e uma oportunidade para quem ainda está em busca de um emprego. Os cursos são abertos à população, inclusive, para estudantes de outras instituições de ensino.

A unidade está oferecendo cursos nas áreas de Engenharia, Sistemas de Informação, Radiologia, Educação, Administração e Recursos Humanos, somando mais de 40 cursos ofertados.

Todos os cursos serão ministrados por professores mestres e doutores altamente capacitados que fazem parte do corpo docente da instituição. Os alunos da casa serão beneficiados com horas de atividade complementar e os participantes externos (comunidade) receberão certificados.

Leitura e interpretação de textos, Diversidade Cultural, Oficina de contação de história, Curso nova ortografia da língua portuguesa , Economia Global, Aplicação da ABNT nos trabalhos acadêmicos, Escrita Científica/ nivelamento em citologia, Rotinas Trabalhistas, Estatística básica, Logística Empresarial, Programação de computadores, Java, Banco de Dados, Matemática, Informática Básica, Microbiologia no âmbito hospitalar, Exames radiológicos na odontologia são algumas das opções oferecidas.