Arquivos da categoria: Circo Social

Circo Social UNINASSAU: Encerramento das atividades do primeiro semestre em clima junino

 

1498505579991207

O Projeto Circo Social UNINASSAU encerrou as atividades do primeiro semestre em clima de festa. No dia 21/06, antevéspera de São João, o encerramento foi realizado com apresentações dos alunos, brincadeiras, quadrilha com os familiares, comidas típicas, trajes de matuto e a alegria rotineira de todos os jovens com Síndrome de Down que compõem o projeto. Foi um momento de comemoração do São João e também do encerramento de mais um período de muita troca e aprendizado. A previsão de reinício das oficinas é o mês de agosto.

UNINASSAU e Instituto Ser Educacional no I Congresso Internacional Inclusion

1495713389765306

O I Congresso Internacional Inclusion foi realizado pela empresa Inclusion Cursos, com apoio, dentre outros, da UNINASSAU e do Instituto Ser Educacional. Realizado nos dias 19/05 e 20/05, em Porto de Galinhas, teve como objetivo disseminar conhecimentos, identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidade, reabilitação e inclusão social desse segmento.

O seminário teve como tema “Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, motora e as perspectivas da tecnologia Assistiva” e, sua programação, contemplou gestores, pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da educação, saúde, direito, familiares e pessoas com deficiência para facilitar o intercâmbio de informações relevantes.

Sergio Murilo Junior, Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, apresentou, durante 40 minutos, as ações inclusivas realizadas pelo Grupo, que contou com um stand para demonstração de alguns de seus projetos, como o Bike sem Barreiras, o Praia Sem Barreiras, o Circo Social UNINASSAU, a Calçada Sensorial Itinerante, o Termômetro de transplantes e o Projeto Mães Produtivas. O evento contou também com a participação de Fernando Henrique, jovem com Síndrome de Down e aluno do Projeto Circo Social UNINASSAU, além da para-atleta Suely Guimarães, usuária dos projetos praia sem barreiras e bike sem barreiras.

DIA DAS MÃES NO PROJETO CIRCO SOCIAL UNINASSAU

1495126116231323Dia 12 de Maio, véspera do dia das mães, os participantes do Projeto Circo Social UNINASSAU vivenciaram uma sexta-feira especial, pois além das atividades já realizadas, a equipe, juntamente com os educadores e alunos, preparou uma homenagem para as mães dos adolescentes e jovens participantes do Projeto.

Todas as quartas e sextas-feiras, dias de oficinas do projeto, elas conduzem os seus filhos ao local e lá permanecem até o fim das atividades.  São mulheres guerreiras, que com muita força e serenidade, cuidam e educam os seus filhos, empenhando-se de forma admirável por sua inclusão na sociedade.

Para homenageá-las a equipe preparou uma tarde de cuidados com os serviços de sobrancelha, limpeza de pele, avaliação e orientação nutricional, realizados pelos alunos do curso de Nutrição e Estética. A tarde contou ainda com a apresentação de uma valsa, ensaiada pelas educadoras de balé com os alunos, que conduziram suas mães. Para terminar, cada aluno presenteou sua mãe com uma camisa tendo sua foto estampada, além de uma rosa. Bolo e refrigerante finalizaram a tarde, que foi muito especial para todos que estiveram presentes.

CIRCO SOCIAL UNINASSAU VOLTA COM SUAS ATIVIDADES

circo (2)No dia 22/03, semana comemorativa do Dia Internacional da Síndrome de Down, o Projeto Circo Social UNINASSAU voltou às suas atividades. Em sua quarta edição, a ação retorna com as oficin
as de malabares, acrobacia, equilíbrio e balé clássico, para 17 pessoas com Síndrome de Down e deficiência intelectual.

O Circo Social UNINASSAU é uma iniciativa da UNINASSAU, com realização do Instituto Ser Educacional, tendo como objetivo promover o acesso de pessoas com síndrome de Down e com deficiência intelectual a cultura e cidadania, através da arte circense.

O Projeto iniciou suas atividades em 2014, com 15 participantes. Já no primeiro ano de sua execução, foi contemplado com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2013/2014, na categoria formação. Em 2015, foram contemplados 30 (trinta) participantes, passando a admitir adolescentes e jovens com deficiência intelectual.  Em outubro de 2015, o Circo Social UNINASSAU foi selecionado para ser contemplado no ciclo 2015/2016 do financiamento do DAP, programa flexível de pequenos financiamentos oferecido pelo governo da Austrália e gerenciado pelo Ministério de Relações Exteriores da Austrália. Em 2016, na sua 3ª turma, o projeto contemplou 32 adolescentes.

Em março/16 o Ministério da Cultura autorizou o Circo Social UNINASSAU a realizar captação de recursos para ampliar as ações. O projeto foi apresentado por meio do Sistema Nacional de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic); o MinC o aprovou tendo como base a lei federal de número 8.313/1991, conhecida por Lei Rouanet, e o decreto 5.761/2006, que a regulamenta.

 

CHEF SOCIAL UNINASSAU – RECIFE/PE

FotorCreated

Foi ao ar nos dias 24 e 25 de agosto, na TV Tribuna – canal 4, o Programa Chef Social UNINASSAU, concurso gastronômico realizado com os alunos do Projeto Circo Social UNINASSAU, ação desenvolvida pela UNINASSAU e Instituto Ser Educacional.

O concurso consistiu na preparação de refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa), realizadas pelos alunos com a supervisão de um Chef convidado. Os pratos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por profissionais da área gastronômica.

A chamada do Programa, foi transmitida no dia 23/08 durante a exibição do Programa Master Chef, gerando uma repercussão à nível nacional do Projeto.

A culminância, do 1º semestre, do Circo Social UNINASSAU aconteceu com grande Arraial no dia de São Pedro

collage111

O encerramento das atividades, do primeiro semestre, do projeto Circo Social UNINASSAU aconteceu na última quarta-feira (29/06). O último dia da atração foi com trajes juninos, em homenagem a São Pedro, com a realização de um arraial e uma farta mesa de comidas típicas. No fechamento desta etapa do projeto, que contempla mais de 30 pessoas com Síndrome de Down e com deficiência intelectual, não faltou disposição. Foram exibidos números que exigem muita habilidade, como, malabarismo, equilibrismo, acrobacias e balé.

Dia das Mães do Projeto Circo Social UNINASSAU

collage454545

Em comemoração ao dia das mães,  foi realizado no dia 11 de maio das 14:00 as 17:00 horas, uma homenagem às mães dos participantes do projeto Circo Social UNINASSAU. O evento contou com os alunos do Curso de Estética e Nutrição da UNINASSAU que realizaram limpeza de pele, design de sobrancelha, avaliação e orientação nutricional.

Houve, também, uma contação de historia com o brincante Paulo André Viana,  que emocionou mães e filhos com a história ” Se todas as coisas fossem mães“ de Sylvia Orthof.

Ao final, cada filho presenteou sua mãe com um porta retrato.

COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

colagem circo

O dia 21 de março marca, anualmente, o dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta das pessoas com Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes para que tenham direitos iguais. A data também lembra a necessidade de inclusão destas pessoas na sociedade, respeitando suas diferenças. Neste sentido, pensando em comemorar a data e homenagiar os participantes do projeto Circo Social, a UNINASSAU e o Instituto Ser Educacional nos dias 21 e 22 de março um curso básico de técnicas de cozinha. Para tanto, chefs da cozinha pernambucana participaram da ação, compartilhando um pouco do seu saber com os participantes do projeto. Foram 64 participantes, sendo 32 pessoas com síndrome de down com seus responsáveis.

CIRCO SOCIAL UNINASSAU / RECIFE-PE

collage

O Instituto Ser Educacional e a UNINASSAU retomaram às atividades do Projeto Circo Social UNINASSAU, que tem por objetivo, a inclusão social de adolescentes e jovens com Síndrome de Down e com deficiência intelectual, utilizando a arte circense, como instrumento de desenvolvimento e cidadania.

Nesta 3ª turma, serão contemplados 30 adolescentes e jovens com Síndrome de Down e com deficiência intelectual, que durante 06 meses vivenciarão oficinas de malabares, acrobacia, equilíbrio e balé clássico, durante duas vezes na semana.

Dando início às atividades, houve, no dia 15/01, uma aula inaugural com a apresentação do projeto e oficinas demonstrativas, a fim de proporcionar aos presentes o contato com algumas técnicas circenses, que farão parte da programação. Além disso, foram realizadas as inscrições dos interessados.

A realização do Projeto no primeiro semestre 2016, foi viabilizada graças ao financiamento do Programa de Ajuda Direta – DAP oferecido pelo Governo da Austrália e gerenciado pelo Ministério de Relações Exteriores da Austrália. Após participar da seleção concorrendo com mais de 700 (setecentos) projetos, o Instituo Ser Educacional foi contemplado no ciclo 2015/2016 para o financiamento.

CIRCO SOCIAL UNINASSAU ENCERRA SUAS ATIVIDADES EM 2015

collageApós 06 meses de execução, o Projeto Circo Social UNINASSAU reuniu seus educandos, familiares, equipe técnica e parceiros da UNINASSAU para seu evento de encerramento das atividades em 2015. Foi um momento de grande emoção e descontração protagonizado pelos adolescentes e jovens participantes, que realizaram apresentações envolvendo as oficinas vivenciadas. Ao final, equipe e educandos participaram de um amigo secreto.

A segunda turma do Projeto foi iniciada em 21 de Março de 2015, em homenagem ao  DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, data muito importante, pois alerta a sociedade para a luta por direitos iguais e inclusão das pessoas com a síndrome.

Nesta edição o projeto contemplou 30 adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual, que durante 06 meses vivenciaram oficinas de malabares, acrobacia, equilíbrio e balé clássico, acontecendo duas vezes na semana.

Em 2016, as atividades reiniciarão na segunda quinzena de Janeiro com recursos da Embaixada da Austrália, através do seu Programa de Ajuda Direta – DAP. O Projeto foi selecionado para apoio após concorrer com mais de 800 projetos.