Arquivos da categoria: Faculdade Maurício de Nassau

Uso Racional de Medicamentos é tema de ação em Vitória da Conquista

Estudantes do curso de Farmácia da Faculdade UNINASSAU, unidade de Vitória da Conquista, realizarão no próximo dia 14 uma atividade de orientação para a população da cidade. A ação consiste em orientar a comunidade quanto aos riscos da automedicação e sobre o descarte correto de medicamentos.
De acordo com a professora Carolina Tavares, coordenadora do curso, a automedicação traz riscos para a saúde de maneira direta. A professora pontua que muitos medicamentos utilizados de venda livre podem trazer prejuízo.  “É preciso ter alguns cuidados tanto com a perda da ação do medicamento ou com o próprio risco de vida com a utilização do medicamento de maneira errada”, defende.
Além disso, outro assunto que será abordado é o descarte consciente de medicamentos, pois remédios com prazo de validade vencida não podem ser jogado no lixo comum. Segundo Tavares, esse tipo de ação pode causar danos à saúde de outra pessoa que tenha acesso ao medicamento ou prejudicar também o meio ambiente.  “O correto é que sejam levados aos pontos de coleta como as farmácias ou até mesmo a vigilância sanitária da cidade pode recolher”, conclui.
 Estão envolvidos na ação cerca de 40 alunos do curso de Farmácia, e a atividade será realizada na Praça 09 de novembro, centro, entre as 10h e 17h. Mais informações: 77 3429 6456.
 image4 (1) image3 (3) image2 (5)

Estudantes de Pedagogia animam ala pediátrica do HU

DSC_0663

O último dia 31 de maio foi marcado pela ação dos estudantes de quatro turmas de Pedagogia da UNINASSAU Aracaju. Eles propiciaram um dia inteiro de atividades e serviços para os pacientes do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fantasiados os estudantes visitaram os leitos na ala pediátrica do hospital com ações de musicalização, teatro e estimulação cognitiva. Estudos já comprovaram que essas atividades diminuem os níveis de ansiedade, estresse e até de dor em crianças.

O projeto de extensão é uma iniciativa do grupo de estudos “Educação, Diversidade e Sociedade” do qual participam alunos das disciplinas “Introdução à Pedagogia” e “Psicologia da Aprendizagem”.

Além desse trabalho, os estudantes, que planejaram a ação desde o início do semestre letivo, conseguiram a doação de pula-pula, máquina de pipoca e algodão doce, 50 cestas básicas, kits de higiene, mais de 60 brinquedos, livros de pintura, giz de cera, camarim infantil com direito a penteado e pintura no rosto e corte de cabelo masculino e feminino gratuito. Também serão servidas ao público algumas comidas típicas como mugunzá, mingau de puba, bolo e amendoim.

Para a orientadora do Projeto de Extensão, Kátia Regina Costa “o envolvimento dos alunos é motivo de orgulho e propicia o desenvolvimento do senso crítico e de corresponsabilidade pelos problemas sociais”.

NASSAU realizou entrega de fraldas arrecadadas durante o Trote Legal

Durante a Campanha Trote Legal, realizada pela Faculdade Maurício de Nassau, unidade de Vitória da Conquista, durante o semestre 2017.1, foram arrecadados em torno de 100 pacotes fraldas por meio das doações realizadas pelos estudantes da Instituição. Esse número reforça um comprometimento por parte da Faculdade em prol dos mais necessitados.

As fraldas arrecadadas foram entregues ao Orfanato Lar Santa Catarina de Sena, na própria sede da Faculdade Maurício de Nassau, no dia 02 de junho, às 10h. Na ocasião, estavam presentes os representantes das Instituição que receberam a doação. Ao todo, 20 famílias que possuem bebês serão beneficiadas. Com isso, a NASSAU cumpre com um dos pilares da sua atuação, que é a responsabilidade social.

De acordo com Dayse Matos, coordenadora do curso de Odontologia e responsável pela entrega, “a cada ano que o Projeto é realizado sentimos que nossos alunos estão contribuindo cada vez mais com a sociedade e isso nos deixa muito satisfeitos. Esperamos ampliar ainda mais esse tipo de trabalho, pois é fundamental para o crescimento dos discentes como profissionais e como pessoas”, defende.

Para a Freira do orfanato, Ivonete de Oliveira, geralmente é um tipo de doação pouco realizada para o local. “Recebemos os donativos como uma grande providência divina. Ficamos muito contentes, pois é, sem dúvida, uma grande ajuda para as famílias que atendemos”, conclui.

image2 (2) image4 (1)

Vitória da Conquista promove ação em prol do Maio Amarelo

Em apoio a Campanha Maio Amarelo, a Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista, realiza no domingo (28), a ação “Criança no Trânsito”, com o objetivo de auxiliar na conscientização e educação das crianças no trânsito.
Os estudantes dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores e Ciência da Computação criaram uma mini pista de trânsito onde os participantes terão a experiência de estar em uma via pública, na condição de pedestre ou condutor. Os estudantes do curso de Pedagogia  também irão participar com dinâmicas e integração das crianças.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura, Carolina Issa, ações como essa contribuem para que os participantes possam visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens. “Será um momento de orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção e transporte”, pontua.
A concentração para o evento será na Olívia Flores, estrada da UESB, bairro Candeias, às 8h30. Mais informações pelo telefone (77) 3429. 6458.
Sobre o Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surge com o objetivo de colocar em pauta, entre o Poder Público e sociedade civil, questões relacionadas à segurança no trânsito. Atualmente, de acordo com a OMS, 90% das mortes causadas em acidentes estão presentes em países em desenvolvimento, o que inclui o Brasil.
Crianças se ajudando Crianças aprendem normas de trânsito Crianças aguardam semáforo abrir Alunos participam da Ação Alunos se reúnem com o SIMTRANS Alunos de Arquitetura e Design de Interiores Criança no Trânsito

FEIRÃO DO IMPOSTO AÇÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO

1496325707240954

Em sua 15ª edição e com o tema “Chega de Mão Grande”, o Feirão do Imposto tem como objetivo levar a população a refletir sobre o impacto da corrupção e a importância do retorno dos impostos.

  Dentro das ações do Feirão, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau realizou, na noite de sexta-feira (26/05),  a Ação de Combate a Corrupção, que contou com estudantes de diversos cursos da Instituição, em um protesto humorado contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos em benefícios para a sociedade. Durante a iniciativa, que ocorreu no hall do Bloco “E”, uma jaula de ferro foi montada para que alunos vestidos de corruptos fossem fotografados.

  O evento, em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (CONAJE) e a Associação dos Jovens Empreendedores de Pernambuco (AJE), também contou com a venda de cosméticos sem impostos.

Páscoa da Alegria beneficia 180 crianças do Projeto Nova Semente em Petrolina

800x800[1]Iniciativa foi idealizada por estudante da NASSAU Petrolina e levará o espírito pascal às crianças carentes

Na próxima sexta-feira (28), colaboradores e alunos da Faculdade Maurício de Nassau realizarão o Projeto Páscoa da Alegria, a partir das 8h30, na Nova Semente do Bairro João de Deus, em Petrolina. O objetivo é proporcionar uma manhã de lazer para crianças carentes. Haverá atividades lúdicas e distribuição de doces para cerca de 180 crianças.

O Projeto foi idealizado pela aluna Anália Vieira, do curso de Administração. “Meu sonho sempre foi poder ajudar crianças carentes e levar um pouco de ludicidade para a vida delas. Na NASSAU Petrolina, encontrei pessoas que compartilham do mesmo pensamento e então todos abraçaram a causa, ajudando a concretizar essa ideia. Ano passado, fizemos uma ação no Dia da Criança e esse ano escolhemos a Páscoa. Vamos realizar a entrega de ovos de chocolate, pois a maioria dessas crianças nunca teve acesso ao produto ”, ressaltou a aluna.

Para a diretora da NASSAU Petrolina, Anna Cristina de Araújo, o apoio da Instituição no ‘Páscoa da Alegria’ é reflexo da postura social que a Instituição mantém. “A NASSAU Petrolina tem se destacado na realização de atividades sociais. Para nós, é um prazer poder abraçar mais essa ação e ficamos orgulhosos quando a iniciativa vem do nosso alunado”, comentou.

Para Anália, a experiência é fruto da força coletiva. “O pouco que disponibilizamos pode representar muito para alguém. Agradeço ao corpo docente da NASSAU Petrolina, em especial, às professoras Ariana Andrade, que sempre me estimulou, e a Cândida Lima; além dos alunos, principalmente, os que fazem parte do Viva Nassau, e todos que se mobilizaram para doar barras de chocolate”, finaliza.

A Uninassau Maceió realizou o Projeto Chef Social no dia 05 de Abril

No dia 5 de abril foi realizado o Projeto de Responsabilidade Social – Chef Social com um curso de Tortas para Jovens com Síndrome de Down. O curso foi ministrado pelo nosso aluno Felipe Martins que é uma pessoa que tem a Síndrome, junto com o Chef professor Samuel Barbosa.

Nesse dia  prestamos homenagem a esses jovens pelo dia Internacional da Síndrome de Down 21 de Março.

5f56dec1-6a00-4b4d-b7ea-41c2c7fb85f6875328ec-4357-4a00-8696-c57a770ba022O curso contou com a participação de 15 jovens. Foi um momento de aprendizado, onde todos participaram, colocando a mão na massa.

7c4909cb-51e7-4a16-a1d9-c419fe259a60

Alimentos arrecadados no Capacita são entregues

DSC_0969
Doações são entregues ao Projeto Esperança

Instituições que cuidam de crianças em situação de risco foram os locais de destino das doações realizadas pelos participantes do Projeto Capacita 2017 promovido pela Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju.

Os alimentos foram entregues à Casa Santa Zita e o Projeto Esperança foram os contemplados. Ambas as instituições desenvolvem um trabalho preventivo com crianças e jovens. Aula de música, informática, reforço escolar, entre outras atividades são oferecidas no contra turno da escola. As instituições atualmente dependem de doações para se manter.

DSC_0402
As colaboradoras Josy Pereira do Núcleo de Empregabilidade e a Supervisora de estágios Victória Farias entregam alimentos na Casa Santa Rita

 A  diretora-presidente da casa Santa Zita, Gilvanira Neves dos Santos agradeceu pelas doações. “Como nós vivemos de doações pra gente essa iniciativa é muito importante. Até 2016, nós atendíamos 68 crianças e 17 adolescentes, tanto período da manhã, quanto da tarde e essas doações já vão servir para o almoço e lanche”, explica Gilvanira.

Capacita

A cada semestre a Faculdade Maurício de Nassau com o objetivo levar conhecimento em diversas áreas do mercado de trabalho, de forma interativa, para profissionais, estudantes e também para quem ainda não decidiu qual profissão seguir, oferece uma série de cursos nas diversas áreas.

Na edição 2017.1 foram ofertadas 2.280 vagas para a população de Aracaju, distribuídas nas áreas de Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Fisioterapia, Recursos Humanos, Serviço Social, entre outras.

Faculdade Maurício de Nassau oferece 38 cursos gratuitos em Vitória da Conquista

Professor Giovane Brito
Professor Giovane Brito

Por Mara Ferraz

Durante os dias 11 e 25 de janeiro a Faculdade Maurício de Nassau oferecerá cursos gratuitos de capacitação para a cidade de Vitória da Conquista. Serão abordados assuntos nas áreas de Administração, Psicologia, Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, com 38 cursos a serem ministrados. Para a unidade de Vitória da Conquista, estão sendo oferecidas em torno de 2 mil vagas. As aulas serão aplicadas na própria instituição sempre das 18h30 às 21 horas.

DSC_1251

De acordo com Ricardo Marques, diretor da Instituição, essa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos para diferenciar suas competências no mercado de trabalho. “Um dos objetivos dessa ação é justamente auxiliar a comunidade no seu dia a dia, levando à eles o nosso conhecimento acadêmico”, defende. O projeto Capacita é fruto de ações de responsabilidade social, compromisso que o Grupo Ser Educacional vem construindo ao longo dos anos em suas unidades e visa contribuir com a sociedade oferecendo capacitação gratuita aos interessados.

Trote Legal- FMN Caruaru

O Projeto Trote Legal teve a parceria com o curso de Serviço Social, ministrando palestra no dia 15 de agosto, às 19h, no auditório da FMN para 200 alunos, do curso de Engenharia Civil. O Projeto  tem o objetivo de  fomentar a responsabilidade social, aproximar a instituição e a comunidade local,  refletir acerca da importância de desenvolver ações  de cunho social e  conscientizar a população sobre os cuidados para evitar as doenças como a Dengue , a Chikungunya e o Zyca vírus. A panfletagem nas principais ruas da cidade aconteceu  no dia 16 de agosto, das 14h30 às 17h,  informando acerca dos cuidados necessários para evitar doenças. O projeto teve também a participação dos coordenadores de curso, docentes, discentes, comunidade local e NAE.

Trote Legal Trote Legal 3