Arquivos da categoria: Caruaru

Agenda Social #11

Você Viu?

UNINASSAU Aracaju apresenta a segunda edição do Festival Araruama

A Faculdade UNINASSAU Aracaju apresentou nos dias 9 e 10 de novembro, das 18h até as 22h, a II edição do Festival Araruama que reúne música, artesanato e gastronomia. O evento aconteceu no estacionamento da Instituição e teve como atrações músicos renomados na MPB de Sergipe, além de artesãos e estandes com comidas típicas da região. A organização do evento foi da professora Maria Edluzia Leopoldina e da coordenadora do curso de Psicologia Ana Luiza Melo.

O evento englobou, também, a II Feira de Artesanato e Comidas Típicas Apoena, e a II Semana de Oficinas da Nambiquara. Edluzia explica que o Araruama é um projeto de Responsabilidade Social, que tem por objetivo promover cultura e apoiar os artistas, oferecendo espaço para a divulgação dos seus trabalhos. “Pensando nisso criamos o projeto para valorizar a cultura, resgatando o melhor da MPB de Sergipe, com grandes nomes como Chico Queiroga e Antônio Rogério, além de Erivaldo de Carira, Sena, Gil Castro e muitos outros”, diz.

Para o diretor da UNINASSAU, Yuri Neiman, o Festival é uma grande expressão da cultura no ambiente acadêmico. “Oferecemos cultura em alto estilo quando trazemos para a Instituição e para a sociedade música de qualidade, além de artesanato e gastronomia típica. É, sem dúvida, um resgate dos bons valores culturais”, ressalta.

O Festival, que é aberto à comunidade, contou com apresentação de escritores, grupos, cantores, poetas, repentistas, contadores de estória e dançarinos de forma individual ou coletiva. Ainda venda de artesanato, exposição, pinturas e esculturas. “Queremos valorizar a cultura que tem sido deixada de lado. O artista de raiz não tem tido espaço na mídia para lançar seu trabalho junto à sociedade. Queremos levar aos jovens a beleza da música nordestina e dar a ela o seu real valor”, ressaltou Edluzia.

 

UNINASSAU Caruaru realiza ações gratuitas em parceria com o Sesc

Diversos cursos de saúde da Faculdade UNINASSAU Caruaru realizaram ações multiprofissionais, em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc), nesta sexta-feira (9), no Marco Zero da Capital do Agreste. A atividade faz parte da série de ações que a instituição está participando dentro da campanha de conscientização ‘’Novembro Azul’’. O evento aconteceu no horário das 8h ao meio-dia, com acesso gratuito para todas as ações.

Foram levados serviços como o teste rápido para verificação do tipo sanguíneo, análise de pele e cabelo avaliação nutricional, orientação alimentar, tipagem sanguínea e detecção de dermatomicoses (infecções causadas por fungos). Ainda houve a aplicação do TENS (colocação de eletrodos sobre a pele intacta com o objetivo de estimular as fibras nervosas para redução da dor e relaxamento muscular). Já o curso de Psicologia promoverá atividade de orientação profissional e orientações sobre a desmitificação acerca do exame de toque retal.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, destaca que a comunidade acadêmica fica feliz em poder levar  a parceria com o Sesc  à população. Para ela, ‘essas atividades proporcionam ainda aos alunos a possibilidade de aliar a teoria à prática, com a supervisão de professores e coordenações de curso’’.

 

UNINASSAU ACONTECE

“Empreendedorismo Social” é tema de palestra na UNINASSAU

A Faculdade UNINASSAU Natal, por meio do curso de Serviço Social, realiza hoje (13), uma palestra com o tema “Empreendedorismo Social”, às 18h30min, na unidade em Capim Macio. O tema será abordado pelo Professor convidado Dr. Daniel Meirinho, referência no assunto no Rio Grande do Norte.

O evento tem como objetivo debater mecanismos de mercado utilizados por empresas sociais que usam suas atividades como meios para solucionar problemas sociais. De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU, Isabelle Pereira, a atividade será uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre os serviços que beneficiam a sociedade. “ Hoje vivemos uma era de crise, onde muitos brasileiros estão precisando se reinventar para sobreviver. Nossa palestra debaterá sobre essas possibilidades através da criatividade, capital social, inclusão e emancipação social”, concluiu.

A entrada é gratuita e requer apenas a doação de 1kg de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas pelo site: extensao.uninassau.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (84)3344-7833 7833 e (84)98872-8302.

 

Agenda Social 11

Trote Legal- FMN Caruaru

O Projeto Trote Legal teve a parceria com o curso de Serviço Social, ministrando palestra no dia 15 de agosto, às 19h, no auditório da FMN para 200 alunos, do curso de Engenharia Civil. O Projeto  tem o objetivo de  fomentar a responsabilidade social, aproximar a instituição e a comunidade local,  refletir acerca da importância de desenvolver ações  de cunho social e  conscientizar a população sobre os cuidados para evitar as doenças como a Dengue , a Chikungunya e o Zyca vírus. A panfletagem nas principais ruas da cidade aconteceu  no dia 16 de agosto, das 14h30 às 17h,  informando acerca dos cuidados necessários para evitar doenças. O projeto teve também a participação dos coordenadores de curso, docentes, discentes, comunidade local e NAE.

Trote Legal Trote Legal 3

Natal Solidário / Caruaru

Natal Solidário

Refletir sobre a importância da bondade com o próximo e promover um natal com mais esperança para as vítimas da vulnerabilidade social, sensibilizar e mobilizar os alunos para a importância de proporcionar a passagem de um natal feliz para as famílias carentes e vítimas de tantas privações.

Responsabilidade Social- natal Solidário

O público alvo do projeto foram 240 alunos por dia totalizando no período 1.900 alunos dos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Serviço Social; Biomedicina; Engenharia Civil; Odontologia; Nutrição; Fisioterapia e Enfermagem e a comunidade externa e 100 professores envolvidos na ação. Aconteceu nos meses de novembro e dezembro de acordo com o calendário social acadêmico, no período de 12 de novembro a 04 de dezembro a arrecadação de 500 alimentos não perecíveis, material de limpeza e material de higiene pessoal e presentes doados pelos professores e funcionários da FMN. A doação aconteceu no dia 11 de dezembro em uma comunidade do município chamada de Favela da Lata com as parcerias dos Coordenadores de Cursos,funcionários, docentes e discentes e NAE.

IMG-20161214-WA0071

Registro fotográfico da entrega das doações pela Diretora da Unidade Caruaru Aislane Bernardino e o professor Coordenador do Curso de Odontologia Dr. Airton Vieira.

Responsabilidade Social – Novembro Azul (CARUARU)

Palestra Novembro Azul

Proporcionar aos alunos e comunidade uma reflexão sobre a importância dos cuidados dos homens na prevenção e detecção de câncer através de palestras sobre “Saúde do homem” com Palestrante Dr.Alexandre Sales, médico Oncologista.

Palestrante- Dr. Alexandre Sales
O público alvo do projeto foram 150 alunos dos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Serviço Social; Biomedicina; Engenharia Civil; Odontologia; Nutrição; Fisioterapia e Enfermagem e a comunidade externa e 10 professores envolvidos na ação. Aconteceu no mês de novembro de acordo com o calendário social acadêmico, no dia 28 das 18h30 às 22h auditório da FMN Caruaru. Contamos com as parcerias dos coordenadores de cursos, NOA e NAE.

Responsabilidade Social Novembro Azul
Coordenadores dos Cursos de Enfermagem Sarah Rafael, Fisioterapia Renata Paula, Odontologia Airton Vieira e Evellyne Figuerôa professora dos cursos de Biomedicina e Nutrição.

Responsabilidade Social- Diversidade Étnico Racial

Responsabilidade Social- Étnico Racial

Promover através de palestras e discursões com mesa redonda, a importância do respeito à diversidade e a importância e os avanços garantidos à partir da implementação da lei 1390/51, conhecida como a Lei Afonso Arinos.

Roda de conversa- Étnico Racial

O público alvo do projeto foram 150 alunos dos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Serviço Social; Biomedicina; Engenharia Civil; Odontologia; Nutrição; Fisioterapia e Enfermagem e a comunidade externa e 5 professores envolvidos na ação. Aconteceu no mês de dezembro de acordo com o calendário social acadêmico, no dia 01 das 19h às 22h no pátio da FMN Caruaru. Contamos com as parcerias dos Coordenadores de Cursos e NAE.

FMN Caruaru promove reflexão sobre a implementação da Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha

O objetivo desse projeto foi proporcionar a comunidade e os alunos a refletir sobre a importância e os avanços garantidos a partir da implementação da Lei Maria da Penha.
O público alvo do projeto foram 190 alunos dos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Serviço Social; Biomedicina; Engenharia Civil; Odontologia; Nutrição; Fisioterapia e Enfermagem e a comunidade externa e 100 professores envolvidos na ação. Aconteceu no mês de agosto de acordo com o calendário social acadêmico, no dia 10 das 19h30 às 22h nos corredores, pátios e salas da FMN Caruaru. Contamos com as parcerias dos coordenadores de cursos, NAE, OAB, Delegacia da Mulher, Governo do Estado e Prefeitura de Caruaru.

Faculdade Maurício de Nassau Caruaru atuante no “Maio Amarelo”

IMAGENS MAIO AMARELO 2016

Tendo em vista a suma importância da conscientização das pessoas quanto à mobilidade urbana e questões que envolvem a perigosa rotina no trânsito envolvendo condutores e pedestres em situações de real perigo possíveis de serem evitadas, a Faculdade Maurício de Nassau de Caruaru realizou a Campanha “Maio Amarelo”, em parceria com o Shopping Difusora.

No espaço que serviu de cenário para a execução da campanha no referido centro de compras, as pessoas eram convidadas por professores, coordenadores de cursos e alunos da Nassau a participarem de simulações que reproduziam situações de dificuldade para a locomoção de cadeirantes. Cada convidado utilizava uma cadeira de rodas para tentar transitar sobre um protótipo de calçada repleto de obstáculos inspirados na realidade de muitas das nossas cidades brasileiras. Essa inusitada ideia, decerto, causou surpresa naqueles que se propuseram a encarar o desafio ao experimentar por alguns minutos um pouco da dura realidade vivida por milhares de cadeirantes no dia a dia e que, lamentavelmente, escapa da nossa percepção, perdendo-se no silêncio da indiferença e falta de iniciativas que visem solucionar algo que é tão gritante.

AABBCC

Em meio a simulações, palestras e esclarecimentos feitos a um público estimado de 200 pessoas durante toda a realização, foi dado primordial destaque à importância do uso do cinto de segurança mediante às estatísticas apresentadas, que atestam categoricamente a redução do número de mortes em acidentes graves.

É a Nassau tomando também para a si a máxima responsabilidade social quando o assunto envolve também a segurança dos cidadãos.

No Dia Mundial da Saúde, a FMN Caruaru presenteia a população com grande ação de saúde no Marco Zero da cidade

 collage56565

O dia 7 de abril, em todo o planeta, é marcado pela comemoração do “Dia Mundial da Saúde”. Mediante essa data de extrema importância, a Faculdade Maurício de Nassau Unidade Caruaru, em parceria com a afiliada da Rede Globo, a TV Asa Branca, desenvolveu uma grande ação destinada a atender a população através da oferta gratuita de serviços de saúde e do fornecimento de orientações e informações essenciais para o conhecimento de diversos assuntos ligados à saúde e ao bem-estar das pessoas no dia a dia.

Desenvolvida no Centro da cidade de Caruaru, na Praça Coronel João Guilherme e no Marco Zero, essa grandiosa ação foi realizada no horário das 8h às 17h. No local, foram implantadas 9 tendas da Nassau de onde pôde ser oferecido aos munícipes um vasto leque de serviços gratuitos oriundos das áreas de Biomedicina, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil.

Mais de 600 pessoas puderam desfrutar de serviços e informações sobre planejamento e controle da saúde financeira familiar; saúde ambiental; orientações sobre dengue, chikungunya e zika vírus; orientações sobre tuberculose; tipagem sanguínea e detecção de “pano branco”; noções sobre a importância da água e do saneamento básico para a população; exposição do protótipo de uma estação de tratamento de água; prognóstico, diagnóstico e tratamento de câncer de mama, de próstata, diabetes e avaliação postural; aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre prevenção de arboviroses; avaliação nutricional, orientações nutricionais e degustação de alimentos funcionais; exames de cavidade bucal e prevenção de câncer de boca.

Em mais uma brilhante ação em favor da vida, o caráter social e o compromisso de levar para a sociedade relevantes serviços de utilidade pública evidenciaram, mais uma vez, o inabalável compromisso da Faculdade Maurício de Nassau em prover ações de responsabilidade social sempre onde são detectadas lacunas que clamam por ações transformadoras.

Grupo Ser Feliz da FMN de Caruaru leva alegria a idosos em asilo

collage101010

A tarde do dia 23 de março foi marcada por emocionantes momentos de alegria que foram carinhosamente proporcionados aos mais de 85 idosos assistidos pela Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru.

Esta sublime ação  foi implementada pelo “Grupo Ser Feliz”, composto por estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia da Unidade Caruaru.

Esse grupo apropriou-se do ambiente com tocante esmero. Revestidos de uma comovente simplicidade, os alunos saíram contagiando os velhinhos, incitando-os a exercitar conversas agradáveis e descontraídas, aprendendo com eles significativas lições de vida num curto espaço de tempo por meio de inúmeros relatos de experiências pessoais.  Muitos deles conseguiram exibir sorrisos largos em seus semblantes sofridos,  que ocultam surpreendentes histórias do passado .

A alegria pairou. A música soou com alegria e envolvimento. Afagos roubaram a cena nos diversos ambientes da instituição.  E lágrimas de tristeza deram lugar a lágrimas de comoção e alegria.

Com efeito, prevaleceu – por que não dizer? – o amor. E dessa maneira, tão revestida de emoção e ternura, deu-se a primeira ação do Grupo Ser Feliz da unidade Caruaru.

Em Caruaru, a Faculdade Maurício de Nassau realiza o “Trote Legal”


3

Não era para ser assim, mas, quando se fala em “trote universitário”, geralmente, a primeira ideia que nos vem à mente é de que se trata de uma brincadeira de cunho violento praticada por estudantes “veteranos” de faculdades e universidades contra os estudantes “calouros”. A impressão negativa a esse respeito se deve à repercussão de inúmeros casos no país que resultaram em mortes de estudantes, principalmente no período de 1980 a 1999. O que poucos sabem é que esta é uma tradição que teve origem ainda na Idade Média e que foi disseminada no Brasil após a chegada da família real, no ano de 1808, com o surgimento das primeiras universidades do país.

2                      1

 

No entanto, muita gente ainda desconhece que existe também o “trote educativo” – uma maneira de manter viva essa tradição por meio de um formato diferenciado, de modo que os calouros são recepcionados sem que haja quaisquer atos de violência, consistindo exclusivamente na realização de ações de conscientização e doação de roupas, alimentos, campanhas ambientais, de doação de sangue, visitação a hospitais, instituições de caridade etc.

E é justamente isso que o Grupo Ser Educacional vem promovendo através das inúmeras instituições de ensino superior que o integram. Todas se mobilizaram recentemente na realização do “Trote Legal”, que consistiu basicamente na arrecadação de leites de caixa Longa Vida, com o intuito de proceder à doação a instituições carentes e eleitas por cada uma das unidades. Foi o que ocorreu, por exemplo, na Faculdade Maurício de Nassau de Caruaru, onde foram arrecadadas 272 caixas de leite. A entrega dessas doações se deu na tarde de sexta-feira, dia 11 de março, sendo merecidamente contemplada a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, uma entidade que assiste atualmente a 86 idosos e, para manter-se, conta essencialmente com a ajuda de toda a sociedade caruaruense por meio de doações de alimentos, roupas, medicamentos etc. O ato de entrega contou com as presenças da Diretora da Unidade, de Coordenadores de Cursos, do Assessor de Marketing e de alguns alunos da casa.