Arquivos da categoria: Faculdade na Comunidade

Praticando Saúde acontece em Aracaju

Sócios do clube aprenderam alongamentos simples que podem ser feitos em casa

O evento promoveu a  importância da manutenção da saúde para ajudar no diagnóstico de doenças

No último domingo (20), os associados do Petroclube de Aracaju receberam a primeira edição do Projeto Praticando Saúde. O projeto foi idealizado por estudantes e coordenações dos cursos da área de saúde da Faculdade Maurício de Nassau Aracaju, com o objetivo de expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e agregar a vivência prática mais próxima do dia a dia de um futuro profissional.

Ao todo, foram cerca de 200 estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Enfermagem responsáveis por prestar os atendimentos à comunidade presente. Em todas as atividades os acadêmicos estarão sendo orientados pelos professores das disciplinas respectivas.

A proposta do projeto é incentivar que as pessoas tenham mais consciência sobre a importância de investir na manutenção do bem estar, através da realização de exames periódicos, bem como da prática de atividades físicas.

O evento proporcionou uma série de exames gratuitos. Os estudantes de Biomedicina e Farmácia fizeram testes de glicemia e tipagem sanguínea. Eles também deram dicas sobre aplicação de insulina para diabéticos. Já os acadêmicos de Enfermagem, ficaram responsáveis por fazer a aferição de pressão.

Também foi possível conferir o IMC – Índice de Massa Corporal, teste que indica a quantidade de gordura. Exames simples e rápidos como estes podem auxiliar no diagnóstico de doenças graves como diabetes e hipertensão. Além disso, houve o espaço para cadastro de doadores de medula óssea, sensibilização para incentivar a doação de sangue e testes de DST’s.

Opções de lazer também não faltaram. Os estudantes de Educação Física promoveram atividades como aula de zumba, ginástica para idosos e jogos para crianças. Já o grupo de Fisioterapia, realizou atendimentos voltados à postura e também desenvolveu um trabalho de psicomotricidade com crianças.

praticando saúde

 

Nassau na comunidade leva informação à população

DSC_0698

Em Aracaju aconteceu mais uma edição do projeto Nassau na Comunidade, dessa vez, distribuído em duas edições que atenderam aos mais variados públicos. Promovido pela Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, o evento tem como principal objetivo levar informação e serviços à comunidade por meio de cursos como Administração, Design de Interiores, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física e Serviço Social.

Nos dias 16 e 23 de setembro o evento atendeu a população que passou pela Praça Fausto Cardoso no centro de Aracaju, e no calçadão da 13 de julho respectivamente. Quem compareceu ao local pôde verificar como anda a pressão, realizar o teste de glicemia e ainda teste de IMC (índice de massa corporal), importante avaliação que mostra se o indivíduo está em sobrepeso, por exemplo.

O diretor da Nassau, Wagner Soares, diz que a extensão é um dos três pilares do ensino juntamente com o ensino e a pesquisa. “Nós temos a preocupação de incentivar que os acadêmicos participem de projetos como esse que além de reforçar o aprendizado, vão levar informações de utilidade pública para a comunidade”, ressalta o diretor.

DSC_0031
Quem passou pelo local aprovou o projeto. Esse é o caso do Gestor de tecnologia de 45 anos, Paulo dos Santos. “Acho interessante a iniciativa, haja visto que a gente é displicente mesmo. Às vezes não verifica a pressão. Eu por exemplo, não estava atento a glicose e a minha deu baixa por sinal. Então de uma certa forma vejo como positivo porque existe pessoas que passam aqui e não tem a menor condição de estar vendo isso aí. Muitas vezes a gente não tem nada e um exame desse a gente descobre as coisas e muitas vezes descobre a tempo né, de se resolver”, afirma Paulo.

A programação do evento agregou ainda serviços de consultoria sobre empreendedorismo e novos negócios, dicas de decoração de espaços, além de orientações sobre o direito do idoso, oferecidos pelos cursos de Administração, Design de Interiores e Serviço Social. Todos os serviços são ofertados de maneira gratuita à população.

Faculdade na Comunidade vai ao interior do Ceará

Imagem4

50 alunos da área da saúde viajaram quase 200km, saindo de Fortaleza e indo até a cidade de Russas, no interior do Ceará, para levar atendimento gratuito de saúde para os moradores daquela cidade. Era o projeto Faculdade na Comunidade, que saia dos muros da sede da Faculdade Maurício de Nassau Fortaleza e visitava pela primeira vez o interior do estado.

Sob a supervisão do prof. Mário Roseno, a trupe inicialmente armou suas estruturas na praça principal do Município e iniciou os atendimentos à comunidade, oferecendo uma manhã inteira dos mais variados cuidados.

Imagem3

Considerando a proposta de interiorizar de verdade as ações da Faculdade Maurício de Nassau, os alunos, com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania – INEP, se deslocou para os distritos mais afastados da cidade, levando atendimento gratuito à população que mais precisava.

Imagem1

Nos dois dias de atividade, foram realizados mais de 1000 atendimentos, nas mais diversas  áreas, como medição de IMC, glicemia, pressão, educação em saúde, prevenção de doenças e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Imagem2

Projeto Nassau na comunidade acontece esta sexta-feira (16)

Na próxima sexta-feira (16), a partir das 8h, a Praça Fausto Cardoso no centro de Aracaju, recebe mais uma edição do Projeto Nassau na Comunidade. Promovido pela Faculdade Maurício de Nassau, o projeto tem como proposta levar ao público externo informações relevantes através de cursos como Serviço Social e Educação Física.

Os estudantes de Educação Física estarão realizando atividades de incentivo à prática de exercícios físicos. Alongamentos e testes de IMC (índice de massa corporal) são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes. O objetivo é orientar sobre a importância da prática dos exercício como prevenção de doenças e lesões. Além disso, o espaço irá promover a convivência entre todo o público de diversas faixas etárias que passar pelo local.

Ainda durante o evento, cartilhas sobre os direitos do idoso serão distribuídas pelos alunos de Serviço Social, a fim de esclarecer a melhor forma de pleitear o que a lei reserva para quem atinge a melhor idade. Os futuros assistentes também vão explicar um pouco sobre o histórico da profissão no Brasil e sobre o trabalho desenvolvido por este profissional na mediação dos direitos do cidadão.

O diretor da Nassau, Wagner Soares, diz que a extensão é um dos três pilares do ensino juntamente com o ensino e a pesquisa. “Nós temos a preocupação de incentivar que os acadêmicos participem de projetos como esse que além de reforçar o aprendizado, vão levar informações de utilidade pública para comunidade”, ressalta o diretor.

O evento acontece na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju, é gratuito e aberto à comunidade. No próximo dia 23, o projeto acontece novamente no calçadão da 13 de julho.

Faculdade na Comunidade 2015

Faculdade na Comunidade

Foi realizada no dia 19/09 o Projeto Faculdade na Comunidade. A ação, que é uma iniciativa da UNINASSAU, do Instituto Ser Educacional e da Faculdade Joaquim Nabuco, aconteceu na Praça Campo Santo, Recife/PE, na Escola Aníbal Fernandes e Na Escola Emídio Dantas Barreto, localizados na Comunidade de Santo Amaro. Parceiros e alunos dos diversos cursos da UNINASSAU e da Faculdade Joaquim Nabuco prestaram serviços como higiene bucal, aferição de pressão, palestras sobre saúde da mulher, tipagem sanguínea, nível de glicose, avaliação nutricional, vacinação contra gripe, hepatite B e tríplice viral, massagens terapêuticas, orientação jurídica, orientação ao micro empreendedor individual, tiragem de documentos, dentre outros. Nossos agradecimentos a todos os parceiros envolvidos:

Instituto Janguiê Diniz; SESC; SESI; Caravana De Luz Cultural; Polícia Militar De Pernambuco; Gigantes Do Samba; Exército Brasileiro – Cmne; Prefeitura Do Recife: Emlurb, Secretaria de Enfrentamento ao Crack, Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Juventude, Secretaria da Mulher, Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação; Escola Aníbal Fernandes; Escola Emídio Dantas Barreto; Governo Do Estado; Sociedade Bíblica do Brasil; Pernambuco Motos; DETRAN.