Arquivos da categoria: UNG

Projeto Capacita movimenta mês de janeiro nas unidades do Grupo Ser

No período de 08 à 31 de janeiro, a UNINASSAU realizou o Projeto Capacita 2018.  A ação ofereceu mais de 14 mil vagas para atividades profissionalizantes nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Tecnologia. As aulas aconteceram nos municípios de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Esses cursos de extensão foram ofertados de forma presencial e ofereceram gratuitamente capacitações através de aulas práticas e teóricas.

Além da UNINASSAU, o Projeto Capacita aconteceu nas diversas Unidades do Grupo Ser Educacional, entre elas, FMN Caruaru, FMN Mercês, FMN Pituba, FMN  Lauro de Freitas, FMN Natal, FMN Fortaleza, FMN Maceió, FMN João Pessoa, Campina Grande, FMN Teresina, FMN São Luiz, FMN Manaus, FMN Belém, FMN Parnaíba, UNG Universidade (SP), UNAMA – Universidade da Amazônia (PA) e FIT/UNAMA – Faculdades Integradas do Tapajós (PA).

Dia Internacional do Teatro na UNG

colagem

No dia Internacional do Teatro, 28 de março, a Cia Adama apresentou para os alunos da Universidade UNG a peça “Mundo Perfeito”, às 20h30, no anfiteatro F da unidade Guarulhos Centro. Os interessados entregaram uma caixa de bombom pela entrada no início do evento. Os chocolates estão sendo arrecadados para o projeto Páscoa Solidária e servirão de doação ao centro social Brasil Vivo de Guarulhos.

Isabelle Pontes do Departamento de Extensão, responsável pela organização do evento, explica que “a UNG traz a peça com o objetivo de entreter os alunos e incentivar a arte e a cultura”.

O espetáculo, escrito pela diretora do grupo Valdirene Ferreira, narra a história de Faruq, um jovem palestino que sofre as consequências da guerra na Faixa de Gaza. Ao longo da peça o personagem questiona se o “Mundo Perfeito”, sem terror e violência, com o qual ele tanto sonha poderia existir.

ctz_dia intern TEATRO

Segundo Valdirene Ferreira, a peça traz como tema central a islamofobia com o intuito de quebrar a imagem de terroristas predeterminados pelos conceitos sociais. “É necessário a discussão de temas como este em faculdades, porque o mundo negligencia. Precisamos refletir mais sobre a cultura de paz, os direitos humanos e dar voz a todos os tipos de pessoas, raças e nações”, comenta a diretora.

A Cia Adama surgiu em 2015, a partir do “Teatro na Comunidade”, projeto da prefeitura de Guarulhos responsável por incentivar polos de culturais a ofertarem aulas gratuitas em áreas públicas. A companhia localizava-se no Teatro Adamastor, devido à falta de incentivo o grupo decidiu tornar-se totalmente independente, conforme explica a representante Amanda Santos.

Ela ressalta a importância do teatro e o seu valor. “Costumo dizer que aprendi com a arte a ser cidadã. As pessoas pensam que a gente só foca nas cenas, ensaios, voz e corpo, mas não. Aprendemos sobre convivência, respeito e a lidar uns com os outros. Como atriz, acho de extrema importância o incentivo ao teatro nas universidades. Ali, não tem raça, religião, opção sexual ou idade. Somos todos igualmente respeitados e aceitos”, declara Santos, a dramaturga interpreta a personagem Sherazade, uma das mães que perdeu seu filho na guerra.

Por: Pâmela Vespoli

Campanha de Doação de Sangue na UNG

colagem

Campanha Doação de Sangue, realizada pelos alunos do Curso de Comercio Exterior, foi realizada no dia 16 de novembro e contou com a parceria do Banco de Sangue Paulista.

A campanha visa a conscientização de doar sangue. A cada uma bolsa de sangue 4 vidas são salvas, é um ato humanitário de extrema importância para a sociedade.

A coleta aconteceu no Campus Centro UNG e conseguimos 78 doadores.

 

4ª do Bem-Estar no Internacional Shopping Guarulhos

colagem

A Universidade UNG promoveu no dia 28 de setembro, mais uma edição da ação social 4ª do Bem-Estar, evento realizado em parceria com o Internacional Shopping Guarulhos mensalmente.

A 4ª do Bem-Estar tem como objetivo oferecer diversos serviços gratuitos ligados à saúde e conta com a participação dos cursos de Psicologia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, da Equipe COASS (Comissão Organizadora de Alunos para Ações Sociais – UNG) e dos Intérpretes de Libras .

Esse mês tivemos a participação dos Intérpretes de Libras que atuaram com a orientação sobre a língua de sinais em comemoração ao dia dos Surdos, e também com a Campanha do Setembro Amarelo, Mês Internacional sobre Prevenção de Suicídio.

Confira atividades:

– Psicologia – Orientação psicológica e avaliação do nível de estresse

– Nutrição – Orientação Nutricional

– Fisioterapia – Orientações de Disfunções Temporomandibulares e Lombalgias

– Biomedicina – Teste para Hepatite C

– Equipe COAAS – Atendimentos relacionado ao Setembro Amarelo

– Intérpretes de Libras – Demonstração da Leitura de Sinais

frenteverso

Universidade UNG recebe selo de responsabilidade social

Selo-RSocial-2016-2017

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) conferiu à UNG o selo de reponsabilidade social do ano de 2016. A ABMES procura qualificar as instituições de ensino superior (IES) que desenvolvem, ao longo do ano, projetos que promovam o ensino responsável.

Este é o 11ª ano que Universidade UNG participa da Campanha. O selo é uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido das IES, no caso da UNG, mostra o reconhecimento da sua atuação expressiva em prol da comunidade. Esta certificação é resultado do trabalho de professores, alunos e comunidade acadêmica, de um modo geral, que se envolve na promoção de ações de extensão.

Instituições de Ensino Superior de todas as regiões brasileiras se mobilizaram. Essa foi a 12ª edição do projeto que envolve alunos, professores e técnicos de cerca de 800 faculdades, centros universitários e universidades do país.

O selo tem validade de um ano, ou seja, um ciclo da Campanha. A certificação é renovada com a participação nas edições seguintes.

SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ABMES – UNG

colagem 1

A Semana de Responsabilidade Social da UNG concluiu suas ações com saldo bastante positivo. Em seis dias, mais de 25 atividades foram desenvolvidas por estudantes e professores, beneficiando milhares de pessoas, que receberam gratuitamente atendimentos em diferentes áreas da saúde, participaram de oficinas educacionais e recreativas, aprenderam sobre direitos e deveres e conheceram e puderam desfrutar de várias orientações.

Na Semana de Responsabilidade Social participam as  IES particulares de todo o País , iniciativa idealizada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), a UNG participa todos os anos dessa iniciativa, ações como essas possibilitam os estudantes e professores um maior contato com a sociedade e seus problemas, e contribuem para a formação de multiplicadores sociais. Alunos que antes tinham uma visão restrita do trabalho em eventos desse cunho viram o quão benéfico é para eles, como pessoas e profissionais, o desenvolvimento da responsabilidade social.

DATA HORÁRIO AÇÃO LOCAL
12/set 09h às 12h Feira da Saúde UNG Praça Teresa (Matriz)
13/set 09h às 11h Bem-Estar Kids UNG CEU Rosa de Franças
14/set 09h às 12h Circuito da Saúde UNG Bosque Maia
15/set 09h às 12h Circuito da Saúde UNG Bosque Maia
16/set 09h às 12h Feira da Saúde UNG Praça Teresa (Matriz)
17/set 08h às 13h Ação Social UnG Associação dos Moradores Desapropriados da Zona Aeroportuária de Guarulhos (Jardim Marilena)

Participação dos Cursos: Biomedicina, Comunicação Social,  Direito,  Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia,  Psicologia, Recursos Humanos, Serviço Social, Turismo. Foram feitos mais de 2.000 atendimentos.

colagem

 

UNG REALIZA CAMPANHA CONTRA DENGUE NO TROTE LEGAL

colagem 16.2

O momento de receber os calouros é muito importante para que esses alunos se sintam acolhidos e envolvidos na vida acadêmica.

A UNG é contra as brincadeiras violentas e pejorativas e programa de forma lúdica atividades  de  as boas-vindas aos calouros com  ações ligadas à responsabilidade social.

Esse ano a programação sugerida pelo Instituto ser Educacional teve como objetivo a Campanha de Combate a Dengue, programamos atividades em todos os campi e também em locais do entorno da Universidade, pois acreditamos que juntos somos mais fortes no combate a Dengue.

Violência contra mulher foi tema de palestras na Universidade UNG

colagem

Em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, a Universidade UNG promoveu palestras com o tema “violência contra a mulher – debate sobre a Lei Maria da Penha (dia da promulgação da lei) ”.

A primeira palestra aconteceu no Campus Itaquá, 18 de agosto das 19h30 às 21h, na sala D015, com a palestrante Dra. Fabiana Costa, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – Itaquá.

Já a segunda palestra foi realizada no Campus Guarulhos Centro, 31 de agosto, das 9h às 12h, anfiteatro F, com a palestrante e jornalista Debora Prado, Instituto Patrícia na apresentação do dossiê violência contra as mulheres promovida pela Coordenadoria de Políticas para as mulheres.

banner centro_lei maria da penha2