Arquivos da categoria: ONU

Instituto Ser Educacional participa da 11ª Conferência dos Estados Partes na ONU

United Nations security ahead of Papal Visit and UN General Assembly

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembléia Geral da ONU por meio de sua resolução 61/106, de 13 de dezembro de 2006. Ela entrou em vigor em 3 de maio de 2008, após a 20ª ratificação. O Artigo 40 da Convenção estipula que “Os Estados Partes reunir-se-ão regularmente em uma Conferência dos Estados Partes a fim de considerar qualquer assunto relativo à implementação da presente Convenção.” Desde 2008, dez sessões da Conferência dos Estados Partes foram realizadas na sede das Nações Unidas, em Nova York.

A 11ª sessão teve sua data decidida na 10ª sessão da Conferência dos Estados Partes em 15 de junho de 2017, e está sendo realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York, à partir de hoje até 14 de junho de 2018.

A sessão deverá incluir, entre outros itens da agenda, uma eleição de 9 membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

IMG-20180612-WA0005
Sérgio Murilo, Coordenador de Responsabilidade Social na Conferência de 2018.

O Grupo Ser Educacional será representado no evento pelo seu Instituto Ser Educacional que foi “acreditado” pela ONU durante a 10ª Convenção dos Estados Partes realizada em Nova York em 2017. No Brasil são apenas 10 entidades credenciadas e em torno de 137 no mundo.

Isso conferiu ao Instituto credibilidade em poder divulgar os projetos inclusivos executados pelas IES do Grupo Ser, como Praia sem Barreiras, Bike Sem Barreiras, Circo Social para Jovens com Síndrome de Down, Mães Produtivas (Bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (Bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, Termômetro de Transplantes, Crucifixo Automotivo, dentre outros.

O Grupo Ser Educacional é a única instituição de ensino do Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência. Será um momento para intercâmbio de experiências e aproximação entre as nações que estão trabalhando para a implementação da Convenção e no Brasil da LBI (Lei Brasileira de Inclusão).