Calçada Sensorial
Por que criamos a Calçada Sensorial?
A Calçada Sensorial Itinerante ou Móvel é uma reprodução, constituída por módulos de madeira acoplados, que simula uma calçada real com a diferença de poder ser levada para diferentes lugares. A proposta é que o público geral realize o trajeto utilizando cadeira de rodas, vendas para os olhos, muletas e bengalas, com a finalidade de simular as dificuldades que as pessoas com deficiência são obrigadas a conviver diariamente.
Como atuamos?
A ação acontece com a colaboração de parceiros, universitários, docentes, e funcionários da faculdade. Além disso, a armação permite que os visitantes realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas ou venda para os olhos. Uma das funcionalidades do equipamento é que ele pode ser transportado para diversos lugares.
As peças da calçada possuem alguns obstáculos que precisam ser superados para que a travessia seja feita com sucesso. Com os olhos vendados, torna-se muito mais complicado passar por essas dificuldades que se tornam, por vezes, banais para uma pessoa que não tem nenhuma limitação de movimento. Durante todo o percurso, o visitante que estiver passando pela vivência na Calçada Sensorial é acompanhado de perto por um dos monitores que atuam no projeto, para evitar acidentes.
O coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, aponta essa iniciativa como primordial para que as pessoas possam sentir um pouco o que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passam no cotidiano. “Nada melhor do que se colocar no lugar de outra pessoa para sentir o problema. As calçadas sensoriais possuem esse objetivo. É uma experiência sensorial impressionante. Todas as pessoas poderão usar o equipamento e presenciar as dificuldades de transitar pelas calçadas do nosso país”, afirma.