14/01/22

Calçada Sensorial

Por que criamos a Calçada Sensorial?

A Calçada Sensorial Itinerante ou móvel é uma reprodução, constituída por módulos de madeira acoplados, que simula uma calçada real com a diferença de poder ser levada para diferentes lugares.  A proposta é que pessoas sem deficiência realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas, vendas para os olhos, muletas e bengalas, com a finalidade de que sintam a mesma sensação que o deficiente é obrigado a conviver diariamente.

Como atuamos?

A ação acontece com a colaboração de parceiros, universitários, docentes, e funcionários da faculdade. Além disso, a armação permite que os visitantes realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas ou venda para os olhos. Uma das funcionalidades do equipamento é que ele pode ser transportado para diversos lugares.

As peças da calçada possuem alguns obstáculos que precisam ser superados para que a travessia seja feita com sucesso. Com os olhos vendados, torna-se muito mais complicado passar por essas dificuldades que se tornam, por vezes, banais para uma pessoa que não tem nenhuma limitação de movimento. Durante todo o percurso, o visitante que estiver passando pela vivência na Calçada Sensorial é acompanhado de perto por um dos monitores que atuam no projeto, para evitar acidentes.

O coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, aponta essa iniciativa como primordial para que as pessoas possam sentir um pouco o que alguém com deficiência ou mobilidade reduzida passa no cotidiano. “Nada melhor do que se colocar no lugar de outra pessoa para sentir o problema. As calçadas sensoriais possuem esse objetivo. É uma experiência sensorial impressionante. Todas as pessoas poderão usar o equipamento e presenciar as dificuldades de transitar pelas calçadas do nosso país”, afirma.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

UNINORTE recolhe mais de 600kg de lixo na Marina do Davi, em Manaus

UNG promove conscientização em Guarulhos durante Dia Mundial da Limpeza

Em Boa Vista, UNAMA recolhe mais de meia tonelada de lixo no Dia Mundial da Limpeza

No Dia Mundial da Limpeza, diversas praias da Região Metropolitana do Recife recebem ações

UNINASSAU São Luís arrecada alimentos não perecíveis no Trote Legal

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.