14/01/22

CALÇADA SENSORIAL

Por que criamos a Calçada Sensorial?

A Calçada Sensorial Itinerante ou móvel é uma reprodução, constituída por módulos de madeira acoplados, que simula uma calçada real com a diferença de poder ser levada para diferentes lugares.  A proposta é que pessoas sem deficiência realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas, vendas para os olhos, muletas e bengalas, com a finalidade de que sintam a mesma sensação que o deficiente é obrigado a conviver diariamente.

Como atuamos?

A ação acontece com a colaboração de parceiros, universitários, docentes, e funcionários da faculdade. Além disso, a armação permite que os visitantes realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas ou venda para os olhos. Uma das funcionalidades do equipamento é que ele pode ser transportado para diversos lugares.

As peças da calçada possuem alguns obstáculos que precisam ser superados para que a travessia seja feita com sucesso. Com os olhos vendados, torna-se muito mais complicado passar por essas dificuldades que se tornam, por vezes, banais para uma pessoa que não tem nenhuma limitação de movimento. Durante todo o percurso, o visitante que estiver passando pela vivência na Calçada Sensorial é acompanhado de perto por um dos monitores que atuam no projeto, para evitar acidentes.

O coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, aponta essa iniciativa como primordial para que as pessoas possam sentir um pouco o que alguém com deficiência ou mobilidade reduzida passa no cotidiano. “Nada melhor do que se colocar no lugar de outra pessoa para sentir o problema. As calçadas sensoriais possuem esse objetivo. É uma experiência sensorial impressionante. Todas as pessoas poderão usar o equipamento e presenciar as dificuldades de transitar pelas calçadas do nosso país”, afirma.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

UNAMA Castanhal realizará live com prof. Maria Berenice Dias em alusão aos 20 anos do Código Civil e temas do Direito das Famílias

UNIFACIMED simula acidente e é destaque em ação do Maio Amarelo

Ser Educacional publica cartilha de conscientização no Dia Internacional Contra a LGBTIfobia

UNG promove o projeto Ser Leitor em Guarulhos

UNINASSAU sedia o Festival Original Rua PE

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.