06/07/23

Primeira edição do Dialoga Olinda aborda o Transtorno do Espectro Autista

Na última quinta-feira (29), a UNINASSAU Olinda realizou o Dialoga Olinda TEA, em parceria com a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Nesse evento, os palestrantes falaram sobre políticas públicas que podem melhorar a qualidade de vida tanto das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como das mães ou dos cuidadores, assim como os atendimentos que recebem em diversos locais.  

O evento contou com a participação de João de Nadegi, deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa de Pessoas com TEA; Andrea de Paula, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda; Sérgio Santos, da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda; e Geovania Alexandre, conselheira de Segurança Alimentar e Nutricional de Olinda.  

“Por meio desse evento, a UNINASSAU mostra o seu papel no campo da Responsabilidade Social. Além disso, temos o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA), no qual vamos trabalhar o projeto Ser Autista e Amor de Mãe – Movimento de Apoio Emocional. Por meio do curso de Psicologia, vamos oferecer atendimentos em grupo para as mães com crianças neuroatípicas”, explicou Elza Ferreira, coordenadora dos cursos de Psicologia e Nutrição da UNINASSAU Olinda.  

O diretor de governança ambiental e social do grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, destacou a importância do evento: “A inclusão social e cultural continua sendo ainda um desafio no cenário contemporâneo, mas um evento como este reitera o compromisso da UNINASSAU com a comunidade e as lideranças do estado. Tenho certeza que fortaleceremos esse processo de inclusão.”

Outros cursos da área de Saúde também estão envolvidos, oferecendo conhecimento sobre diversos assuntos para as mães que fazem parte do projeto. Por meio do curso de Nutrição, por exemplo, serão apresentadas informações sobre a seletividade alimentar.

As mães participantes serão selecionadas pela Prefeitura de Olinda. Essa será uma oportunidade de elas terem um tempo para si mesmas e aprenderem como seus filhos podem ter uma melhor qualidade de vida. “Por meio do nosso Núcleo Infantil de Integração (NIDI), atendemos crianças com TEA e temos acesso a essas mães, que, muitas vezes, ficam ociosas enquanto esperam os filhos fazerem suas atividades”, disse a secretária Andrea de Paula.

Durante o evento, a UNINASSAU e a Prefeitura de Olinda anunciaram mais um projeto, o Passe da Esperança. Ele visa oferecer atendimento psicológico a crianças e adolescentes que foram retirados do convívio familiar por conta da violência doméstica. Ambos os projetos terão início a partir da segunda quinzena do mês de julho.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

Ecossistemas em Risco: como as mudanças estão ameaçando a biodiversidade do planeta

UNINASSAU João Pessoa dá início ao Clube do Leitor

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.