01/12/23

Com apoio da UNINASSAU, Lar Paulo de Tarso é reinaugurado no Recife

O Lar Paulo de Tarso, fundado em maio de 1991, é referência na capital pernambucana no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, encaminhadas por conselhos tutelares e pelo Juizado da Infância e Juventude. Em abril, o local foi atingido por um incêndio que vitimou quatro pessoas e feriu outras treze. Depois que o fogo foi controlado, os estragos vieram à tona e o abrigo ficou irreconhecível. Desde então, houve muita comoção na sociedade para a reestruturação do edifício.

Fogo destruiu boa parte da estrutura

Desde o incêndio, as crianças do lar foram acolhidas em uma casa de acolhimento que ganhou o nome de Margareth da Silva, uma das vítimas da tragédia. A previsão é que elas retornem ao Lar Paulo de Tarso, agora reformado, neste fim de semana. Com a mobilização de diversas pessoas e organizações (dentre elas a UNINASSAU), foram reformados 17 ambientes do Lar Paulo de Tarso, com a participação de vinte arquitetos e decoradores.

O novo abrigo conta com jardim, playground, brinquedoteca, sala de estar e TV, refeitório, quartos, sala de estudos, cozinha e lavanderia. Os três quartos ficaram melhor distribuídos, com projeto arquitetônico mais adequado para uma casa de acolhimento infantil. A nova casa passou por reforma e foi ampliada, ganhando um primeiro andar na parte de trás na área administrativa.

Novos espaços revitalizaram o Lar Paulo de Tarso

A solenidade de reinauguração aconteceu no último dia 27/11 e emocionou os presentes. Esse sentimento ficou nítido nas palavras do diretor do Lar Paulo de Tarso, Geszler Carlos Wester: “Naquele dia de tanta dor, um facho de luz também surgiu como a nos dizer – vocês não estão sós. Começou a nascer, a brotar, dessa sociedade fantástica, uma rede de solidariedade inimaginável, linda, incrível, inesquecível, por todos os lados; independente das crenças, espíritas, católicos, evangélicos, de todos lados, independente de afinidade política, independente de orientações sexuais, independente de qualquer coisa. O bem estava falando mais alto”.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

UNAMA celebra 50 anos de fundação em 2024

Crise Hídrica? A real viabilidade da dessalinização da água salgada

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.