Exposição de bancos vermelhos marca os 18 anos da Lei Maria da Penha
A UNINASSAU Recife, em parceria com o Instituto Banco Vermelho, instalou bancos pequenos no bloco E da Instituição de Ensino Superior (IES) em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha. A exposição acontece durante o mês de agosto também levando em consideração a campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra as mulheres. Após alguns dias, ela será transferida para o bloco C da IES.
“Os 18 bancos vermelhos expostos representam a luta incansável de milhares de mulheres pelo feminicídio zero. Além disso, é um espaço para a troca de ideias e a construção de um futuro mais justo e igualitário. Acreditamos que a educação é a principal ferramenta para a transformação social e a instalação deles nas nossas unidades reforça nosso compromisso com a causa”, afirma Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social da UNINASSAU.
Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, destaca que é de suma importância todas as instituições desenvolverem ações em prol da campanha feminicídio zero. “Nossa luta é incansável. Essa batalha precisa ser gritada, espalhada, discutida, ouvida em todos os cantos. Somos o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Não podemos mais tolerar essa realidade. Nossa meta é clara: #feminicídiozero. Esse enfrentamento é de todos, e, por isso, convocamos as instituições públicas, privadas e sociedade civil a se unirem a nós nesse momento crucial,” enfatiza Paula.
Os blocos C e E da Instituição de Ensino Superior ficam localizados, respectivamente, na Rua Joaquim Nabuco, 778 e na Rua Dr. Osvaldo Lima, 130.
Ser Mulher
O Ser Educacional – mantenedor da UNINASSAU – oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas para mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa faz parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, o qual também oferta apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. Os serviços são realizados nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das unidades.
INSTITUTO BANCO VERMELHO
Fundado em novembro de 2023 por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, o Instituto Banco Vermelho (IBV) nasceu do impacto do feminicídio na vida dessas duas pernambucanas. Transformando o luto em luta, o Instituto tem como missão principal o #feminicidiozero, engajando a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização. Atuando em âmbito nacional, o IBV já alcançou importantes conquistas legislativas, com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31.07.2024; um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres assinado no mês de agosto (promove ações de enfrentamento de violência contra mulher); um PL municipal aprovado no Recife-PE e em Araguaína-TO; e um PL estadual em tramitação no estado de Pernambuco.