23/05/22

UNIFACIMED simula acidente e é destaque em ação do Maio Amarelo

No dia último dia 13/05, a UNIFACIMED/UNINASSAU realizou uma simulação de acidente durante evento alusivo ao Maio Amarelo. Atuaram na ação os acadêmicos dos cursos de Medicina, Direito, Fisioterapia e Psicologia, em parceria com a Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN); e Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN).

Alunos, funcionários e demais pessoas que transitarão pelo local, puderam acompanhar o socorro às vítimas de um acidente de trânsito, muito próximo aos casos reais que frequentemente acontecem em todo o país. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um dentro de seus deslocamentos diários nas ruas.

“Nós como, Instituição de Ensino Superior, temos a responsabilidade de conscientizar nossos estudantes e a população em relação aos cuidados no trânsito. Nesta simulação, os acadêmicos e as pessoas que estiverem ao redor vão ter a possibilidade de desenvolver uma visão crítica sobre a realidade, articulando saberes teóricos, práticos e prevenindo acidentes futuros”, destacou a diretora geral da UNIFACIMED/UNINASSAU, Janice Santana.

A simulação do acidente envolveu cinco vítimas que foram interpretadas por acadêmicos da instituição. No evento, todos foram maquiados demonstrando lesões e traumas. A história desenvolvida para a ação se desenvolveu por meio de um condutor embriagado, que, ao desviar de pedestres, colidiu em uma moto. Os parceiros da ação também participaram com a simulação de resgate e atendimentos dos primeiros socorros.

Com a grande repercussão e aceitação do projeto, a cobertura da mídia se fez presente no local, entrevistando alunos e a diretora da unidade. O programa Direto ao Ponto, da TV Suruí, afiliada da TV Cultura em Cacoal-RO produziu uma matéria com todos os detalhes do evento. É possível conferir na íntegra no vídeo abaixo.

Além da matéria acima, a ação também recebeu bastante enfoque da TV Allamanda, afiliada do SBT. A emissora também produziu uma reportagem destacando o projeto como ação relevante para a conscientização no trânsito.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

UNAMA celebra 50 anos de fundação em 2024

Crise Hídrica? A real viabilidade da dessalinização da água salgada

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.