26/05/23

Ser Educacional promove o Maio Amarelo e leva conscientização no trânsito para todo o Brasil através de suas unidades

A segurança no trânsito é uma questão de extrema importância no nosso país devido aos alarmantes índices de acidentes e mortes nas estradas. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o site britânico Compare The Market, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com o pior trânsito do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Quatro fatores foram levados em consideração para esta formulação: o custo de manutenção do carro em relação a renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2021, ocorreram mais de 35 mil óbitos por acidentes de trânsito no Brasil. Esses números impressionantes evidenciam a magnitude do problema e a dimensão das perdas humanas.

Uma análise mais detalhada dos dados revela que a faixa etária mais afetada por esses acidentes é a de jovens entre 18 e 29 anos, o que representa uma grande preocupação em termos de potencial produtivo e perda de vidas em plena juventude.  Importante ressaltar que esses números representam vidas perdidas e famílias impactadas. As consequências socioeconômicas também são significativas, com gastos expressivos em saúde pública, reabilitação de vítimas e perdas de produtividade.

Ser Educacional e seu papel na luta contra as mortes no trânsito brasileiro

A segurança no trânsito é fundamental para preservar vidas e reduzir os danos causados pelos acidentes, por isso o grupo Ser Educacional é voz ativa no problema e leva conscientização aos colaboradores, alunos e comunidade em todo o Brasil através do projeto Maio Amarelo, que faz parte do Calendário Social Acadêmico, iniciativa que executa projetos de responsabilidade social ao longo do ano em todas as instituições de ensino superior (IES) do grupo.

Em 2022, UNIFACIMED foi destaque ao simular acidente com professores e alunos

Diversas ações já foram realizadas e continuam gerando impacto na sociedade nas ações de conscientização do trânsito, promovidas pelo grupo via Maio Amarelo. Uma delas é o Crucifixo Automobilístico, monumento que fica no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A escultura, com mais de 20 metros de altura, é composta por carcaças de carros envolvidos em acidentes e tem como objetivo homenagear as vítimas do trânsito. O grupo também dispõe de dispositivos que ajudam a imersão dos alunos e visitantes nas reflexões sobre segurança. Um desses dispositivos é o óculos simulador de embriaguez, que ajuda a entender os efeitos do álcool no motorista que dirige alcoolizado, além de blitz educativas nos sinais, parceria com o DETRAN em vários estados, e palestras educativas.

Somente com ações integradas e um compromisso coletivo é possível reduzir o número de mortes no trânsito e construir um ambiente mais seguro e humano para todos os cidadãos brasileiros. Fique ligado na programação do Maio Amarelo na sua cidade, e não perca de vista as iniciativas do grupo Ser que estão acontecendo em todo o Brasil neste mês. A consciência no trânsito é papel de todos nós!

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

Ecossistemas em Risco: como as mudanças estão ameaçando a biodiversidade do planeta

UNINASSAU João Pessoa dá início ao Clube do Leitor

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.