19/06/23

UNINASSAU Natal promove aulas de alfabetização para adultos na comunidade do Passo da Pátria

Foi com um caderno e lápis nas mãos que no sábado, dia três de junho, na comunidade do Passo da Pátria, iniciou-se a primeira aula do projeto social “Alfabetização Solidária” para adultos da UNINASSAU Natal.

Na ocasião foi desenvolvida uma oficina denominada “Colcha de Retalhos”, conduzida por Raquel Alves Santos, estudante de psicologia da Instituição, que trabalhou as histórias de vida dos moradores da comunidade, proporcionando uma reflexão e produção coletiva, com foco no que cada um deseja aprender e ensinar. Valorizando, assim, as necessidades específicas do grupo e, do mesmo modo, os conhecimentos que eles também possuem e que podem ser partilhados. Houve o recital do poema: “Sou feita de retalhos” de Cris Pizziment.

O reitor da Faculdade Mauricio de Nassau, professor André Lemos Araújo, aprovou a importância do projeto: “Esse projeto de alfabetização, além de ser algo muito importante para a formação dos indivíduos, pois forma o cidadão que está aprendendo a ler e faz o nosso aluno exercer, na prática profissional, a cidadania. Isso ajuda a formar uma sociedade melhor, mais justa e mais solidária. Esse é o profissional do futuro e é o profissional que a UNINASSAU forma”

Já o professor da instituição que ministra as aulas na comunidade, Bruno Leonardo, comentou: “O projeto, ele tem um viés muito forte de inclusão e justiça social de que podemos incluir pessoas que foram excluídas da educação formal por vários motivos. Ou seja, motivos esses que levaram a não ter oportunidades de aprender o conhecimento que é básico para se tornar cidadão. Então hoje em dia sem esse conhecimento da leitura e da escrita, a cidadania fica muito prejudicada porque a pessoa fica vulnerável, além disso a autoestima fica, também, prejudicada. O projeto visa justiça social no aspecto de incluir pessoas que não tiveram oportunidades. O projeto objetiva, ainda, reconhecer os saberes dos participantes reconhecendo a comunidade com seus valores e potencialidades e a partir disso construir conhecimentos muito importantes”, afirma.

O Projeto que contou com a participação de 18 adultos da comunidade, na faixa etária entre 30 e 90 anos, tem base teórica nos preceitos do Prof. Paulo Freire, patrono da educação. Com base na campanha que ele realizou no Rio Grande do Norte, “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, que valoriza os aspectos de cada participante, as vivências e realidades.

O projeto social acontece quinzenalmente na comunidade do Passo da Pátria e conta com a participação de alunos de pedagogia da instituição e com um espaço kids para que as mães deixem seus filhos enquanto aprendem a ler e escrever.

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

Ecossistemas em Risco: como as mudanças estão ameaçando a biodiversidade do planeta

UNINASSAU João Pessoa dá início ao Clube do Leitor

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.