27/03/24

UNAMA celebra 50 anos de fundação em 2024

A UNAMA – Universidade da Amazônia completa 50 anos no mercado da educação em 2024. Fundada em outubro de 1974, a Instituição de Ensino Superior (IES) carrega gerações de formandos, tem uma importância na contribuição social e de pesquisa, além de ajudar com o desenvolvimento na região Norte no país. E, para celebrar essas cinco décadas da IES e da graduação em Direito, várias cerimônias estão programadas, sendo a primeira no Theatro da Paz, no dia 10 de junho, às 19h, com entregas de honrarias e apresentações artísticas.  

Desde 2014, a Universidade faz parte das unidades mantidas pelo grupo Ser Educacional, que tem o compromisso com a realização profissional e pessoal dos alunos, é a primeira Instituição privada do estado, possui conceito cinco no Ministério da Educação (MEC). Atualmente, conta com sete campus presenciais no Pará (Ananindeua; Alcindo Cacela; Parque Shopping; Gentil; Castanhal; Marabá e Santarém) e outras unidades no Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Rondônia e Roraima.

Além das mais de 40 graduações, a Instituição de Ensino Superior (IES) oferta cursos de mestrado, doutorado e especialização – ao vivo ou EaD – nas áreas de Comunicação, Contábeis, Direito, Exatas, Tecnologia, Humanas e Saúde. Já os programas de mestrado, seguem em cinco áreas: Administração; Comunicação, Linguagens e Cultura; Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental; e Direitos Fundamentais. A universidade oferece, ainda, doutorado no programa de Pós-graduação em Administração, em Comunicação, Cultura e Linguagens e de Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.

Cerimônia de celebração pelo aniversário será comemorada em junho deste ano

Segundo a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, o segredo do sucesso é garantir o melhor aos discentes e à toda comunidade acadêmica sem deixar de lado a comunidade. “A Universidade trabalha para garantir e ser de excelência, seja na infraestrutura, nos laboratórios, no acervo literário e em vários ambientes de estudo, presencial e virtual. O aluno que entra aqui tem a oportunidade de estagiar dentro da universidade ou nos estabelecimentos parceiros. Se quiser, pode sair da graduação, passar pela pós-graduação, mestrado e chegar ao doutorado na mesma universidade, na mesma qualidade de ensino”, disse a gestora.

E, para reitora, os projetos de inovação não param. “Com a atuação dos projetos Ubíqua, vamos continuar inovando e incentivando o conhecimento em várias plataformas, como é o caso do streaming UNAMA play. Quero pontuar, ainda, a busca por novos parceiros para somar com a universidade, como é o caso da Embaixada da República Tcheca que tem um consulado instalado na UNAMA. Vamos continuar com novas programações acadêmicas e profissionais, trazendo pesquisadores e personalidades de renome nacional aos Congressos de Saúde e Direito, além de criar eventos em fomento à pesquisa, que tragam networking aos acadêmicos e contribua para uma Amazônia mais sustentável”, disse a gestora.

Extensão

A Universidade consolida o seu papel educador desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa. Ao todo, só na região metropolitana de Belém são três clínicas-integradas, com atendimentos nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Estética e Cosméticos e Terapia Ocupacional que funcionam nas unidades de Ananindeua, Alcindo e Gentil. A UNAMA conta, ainda, com infraestrutura de laboratórios como Moda, Práticas Gastronômicas, Tribunal do Júri (Escritório Técnico de Assistência Jurídica e Judiciário), Núcleo de Práticas Jurídicas e o laboratório de Comunicação (Portal Leia Já, Rádio UNAMA, TV UNAMA, Agência de Comunicação – Agecom).

Notícias?

Conheça onde atuamos por uma Educação de qualidade para todos e todas.

Saiba mais

UNAMA realiza segunda fase do projeto Geladeira Literária em Ananindeua

UNINASSAU entrega doações para vítimas de enchente em Cacoal

Urgência Global: dez animais seriamente ameaçados de extinção

UNAMA celebra 50 anos de fundação em 2024

Crise Hídrica? A real viabilidade da dessalinização da água salgada

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Instituto.